Wine rodando Perfeitamente Jogos

1. Wine rodando Perfeitamente Jogos

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/11/2008 - 22:45h

Como faço para rodar os jogos do Windows perfeitamente no Wine?

Preciso fazer alguma configuração avançada?
Preciso instalar e configuração DirectX?

Por favor, mim ajudem, quero sair definitivamente do Windows e mostra aos meus amigos que tem como, mas por todas a experiências não tem como!

Instalei GTA San Andreas no Wine sem nenhuma configuração, mas ficou muito lento!
Instalei o GTA San Andreas tbm no Cedega, rodou com a aceleração boa, mas o cara que se joga ficou todo branco.

SE ALGUÉM TIVER ALGUMA DICA, AGRADEÇO!


  


2. .

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/12/2008 - 22:07h

É bem complicado mesmo mudar do Windows para o Linux e ter que deixar os jogos para trás. A maioria dos jogos bons e conhecidos hoje é para Windows e não tem versão para Linux.
Mas quanto ao seu problema, recomendo que instale um software chamado "envy" (só funcionará se utilizar placa de vídeo ATI ou NVIDIA).
Como você usa Ubuntu, abra o terminal e digite:

"sudo apt-get install envyng-gtk"

Digite a senha e aguarde o download/instalação.
Após instalado abra "Aplicações > Ferramentas do Sistema > EnvyNG". Selecione se sua placa é ATI ou NVIDIA e coloque para baixar o driver de vídeo. O driver de vídeo que vem para baixar logo quando se instala o S.O é bem fraquinho para aplicações pesadas. Por isso a necessidade de instalar uma versão recente.
Com o driver recente instalado, tente novamente jogar pelo Cedega para ver se o personagem aparece :]
Pelo Wine pode até esquecer, o Wine é bem mal-configurado para jogos e se queira jogar por ele será necessário um computador BEM potente.
Feliz natal e espero que o personagem apareça :)


3. Re: Wine rodando Perfeitamente Jogos

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2008 - 23:42h

Não há como rodar um jogo no Linux igual ao windows, mesmo que tudo funcione ainda há perda de performance, não basta instalar a driver 3D proprietário, e muito menos o cedega faz milagres, além de ser pago, oq não é oq buscamos.
Se quer jogar os jogos de windows no Linux vc deve olhar no site do wine, e verificar a compatibilidade do jogo com o wine. Por exemplo eu estava jogando Spore, e tudo funciona muito bem, só havia um BUG, mas nada que não pudesse contornar.
Mas acho q daqui a uns dois ou três anos teremos bons jogos para Linux, digo isso pelos projetos que vejo estarem crescendo, um exemplo é o Yo Frankie!, que foi feito em python + blender, é bem interessante, e a biblioteca que eles estão criando para jogos parece que vai ser muito boa.


4. Explicando

Weidllan Djeizo Dos Santos
Weidllan

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/12/2008 - 01:49h

Já instalei por esse aplicativo
Mas não parei pra notar essa diferença não!

Posso remover o driver que já estava instalado pelo proprio sistema
e instalar, tudo pelo próprio Envy sem dar nenhum problema?


5. .

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/12/2008 - 11:15h

Remova, pois já tem a versão mais atualizada pelo EnvyNG.
Peguei meu DVD de GTA:SA e tentei instalá-lo pelo Cedega. Instalou bonitinho e tal. Na hora de jogar ficou MUITO lento... Pus nas configurações mínimas e agora está jogável. Porém o problema do personagem branco persiste, não só o personagem, mas todos os personagens no jogo. Inclusive nos trailers que aparecem nas missões, o personagem fica preto.
No site do Cedega diz que a melhor versão do engine para jogar o GTA:SA é a engine 6.0.4. Estou utilizando a 6.0.3, deve ser esse o problema. Por via das dúvidas farei o download da engine 6.0.4 e postarei aqui se funcionou ou não.
Meu computador não é muito bom mas sempre rodou com perfeição no "very high" no windows, sem nenhum travamento ou lentidão.
Tomara que a engine 6.0.4 traga para mim de volta essas qualidades.
Fui


6. .

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/12/2008 - 12:23h

Mesma [*****]! Esse pessoal do Cedega faz serviço mal-feito e ainda cobram por isso! Por isso que não tiro um tostão do bolso para pagar infelizes como eles. Imagina só se fosse pagar R$10 para TENTAR jogar um jogo que ao menos funcionaria? PREJUÍZO
Não pago mesmo!!! Isso é um absurdo!!!


7. Re: Wine rodando Perfeitamente Jogos

João Cagnoni
joaocagnoni

(usa Debian)

Enviado em 26/12/2008 - 02:24h

Quem disse que o Wine nunca rodará jogos igual o windows? Lembre-se do significado da palavra Wine, que é "Wine Is Not an Emulator", e não sendo um emulador, ele poderá rodar jogos e aplicativos até mais rápido que o próprio windows.

Infelizmente sinto dizer que ninguém sabe a fórmula exata para se rodar todos os jogos do windows no linux :(


8. Re: Wine rodando Perfeitamente Jogos

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 26/12/2008 - 12:06h

O WINE nunca rodará os jogos como o windows roda, simples assim. E o fato dele não ser um emulador não quer dizer absolutamente nada. O problema é que o WINE traduz as chamadas do windows para o Linux, e isso significa uma camada a mais, ou seja, Programa -> WINE -> Linux, enquanto no windows será Programa -> kernel32.


9. SO Virtual

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2009 - 03:35h

Não seria possivel fazer um Windows diminuido (sem Visual sem programas só o SO)e emulado no Linux em uma janela parecido com o Wine, mas ele teria um HD Virtual, que quando a Gente clicase no Icone abrise a janela com a operação, e quando a gente sair ele automaticamente já fechava a janela.


10. Re: Wine rodando Perfeitamente Jogos

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2009 - 06:23h

Simplesmente esqueça o GNU/Linux para jogos.... e continua usando seu windows e seja feliz :)
Aqui o joguinho e outro amiguinho...


11. Re: Wine rodando Perfeitamente Jogos

Maia
esperantoh

(usa Slackware)

Enviado em 13/01/2009 - 16:10h

Uma opção seria procurar jogos nativos para linux....
Neste endereço vc encontra alguns:
http://www.maxraven.info/jogos-3d-para-linux-tem-gente-que-diz-que-nao-tem.html

Mas acredito na evolução de tudo... Será questão de tempo até o Cedega e o crossover games aumentarem/melhorarem a performance e listas de compatibilidades.

Fui!!!


12. cara

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 13/01/2009 - 18:41h

como ja foi falado... uma camada a mais... dificil rodar jogos... mesmo que o wine fosse perfeito (caso a microsoft abrisse o código do windows), pois caso contrario é muito dificil ele acompanhar a evolução do windows (já é dificil ele rodar alguns softwares que rodam perfeitamente no windows 2000 ou seja quase 10 anos de atraso)... seria uma camada a mais... e precisaria sempre de uma maquina mais rapida para rodar com performance igual.
O bom que algumas montadoras de jogos estão começando a fazer sua plataforma multiplataforma, ou seja, daqui um tempo acredito que os jogos rodarão em mais de um sistema operacional, de forma nativa... muitos jogos já estão até usando java para grande parte deles o que facilita muito isso... é uma questão de tempo...
Mesmo assim os jogos que forem feitos para windows continuarão sendo para windows...
Montar um ambiente minimo do windows para rodar jogos no linux não faz muito sentido... só evitaria um dual boot e mais nada...
acho o wine valido para possibilitar a migração para outros sistemas... por ex... a empresa X usa um software Y que roda em windows mas não tem tanta tecnologia envolvida, ou a empresa Y pagou caro por um software corporativo para windows em 1900 e bolinha, mas o mesmo tbem não tem tanta tecnologia... e ela pode usar firefox/evolution/openoffice/etc etc... ai este software rodando embaixo do wine possibilita a migração...
É interessante aplicativos grandes e complexos, além de jogos rodarem bem no wine, pois aumentam muito a compatibilidade deste outro tipo de aplicativo (corporativo), devido a este tipo de aplicativo na maior parte das vezes possuir menos tecnologia envolvida...
Usar wine para jogar de verdade é simplesmente por hobby de jogar dentro do linux... ninguem compra um jogo na loja para jogar com wine...
O crossover, cedega etc... para mim são uma solução frustrada que não vale o quanto custa... porém podem ser uteis em uma lan house que roda determinados jogos X, Y, Z e não querem ter o windows por diversos motivos (por ex. virus)...

Fica minha opnião para que serve exatamente o Wine...
Se você quer jogar... continue com seu windows em dual boot ou faça como eu, jogue no playstation 2... se gosta muito de jogos... compre logo um PS3 ou wii...



01 02