Problemas com máquinas não acessando internet

1. Problemas com máquinas não acessando internet

Fernando Henrique Silva Batista
FerdOUT

(usa Outra)

Enviado em 20/10/2016 - 10:05h

Bom dia galera, estou enfrentando dificuldades com uma rede.

Cenário:
Umas 20 máquinas (configuradas com ip automático) na mesma rede, usando um switch, nesta mesma rede, existe um roteador wifi. Os dispositivos conectados ao roteador e as outras máquinas estão no mesmo nível, ou seja, meu celular está com o ip 192.168.1.10, e minha máquina com 192.168.1.11 por exemplo. Este switch, está conectado a um outro switch menor em um casa ao lado, que é de onde pegamos o acesso a internet. Neste segundo switch, estão conectados o modem e um outro roteador.


Aqui acontece o seguinte:

-Cenário: De manhã, a rede funciona normalmente, não existe problema algum. Porém a tarde, um outro funcionário chega e liga seu notebook. Ai começam os problemas, quase sempre o notebook dele não consegue acesso à internet, e quando consegue, fica caindo, mas o problema não acontece com outras máquinas. Mas esporadicamente, meu notebook também para, uma máquina que está na rede via cabo também costuma parar. É bem estranho, e aparentemente, só acontece quando este funcionário chega e liga o seu notebook.

Vocês sabem me dizer o que pode causar este tipo de problema? Não se talvez o roteador esteja sobrecarregado (acho que devem existir uns 6 dispositivos conectados, modelo: tp-link tl-wr2543).

O ip deste roteador é o 192.168.1.1, que é que está como gateway nas máquinas. Não entendo muito sobre redes, mas o gateway é quem vai distribuir ip para aquelas máquinas configuradas para pegar o ip automaticamente? Não sei, talvez este possa ser o problema, já que na rede inteira, eu devo ter mais de 50 dispositivos.

Obrigado.



  


2. Problemas com máquinas não acessando internet

Willian ricardo mendonca
mendoncawillian

(usa Debian)

Enviado em 20/10/2016 - 12:38h

Amigo, quem distribui IP para as maquinas automaticamente é o DHCP verifica se seus periféricos de rede estão com IPs diferentes e verifique também quem é o DHCP da rede pela configuração dos periféricos e se o range de IP que ele esta distribuindo é suficiente para todas as maquinas que você tem na rede. O gateway é a porta de saída da rede para a internet.
--
Atenciosamente
Willian Mendonça
Administrador de Redes
Bacharelando em Engenharia da Computação
[email protected]
Não esqueça de avaliar a melhor resposta






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts