Configuração de Wi-Fi corporativo

1. Configuração de Wi-Fi corporativo

Heron de Souza Marques
heron_sm

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/03/2019 - 20:13h

Gostaria de ajuda para configurar wifi corporativo no Xubuntu.

Estou usando o Xubuntu 18.04. Em um manual disponibilizado para instalação, existem instruções para configuração, porém ele é focado no Ubuntu 10.04.

Seguem abaixo os passos que segui.

1- Obtenção de certificado digital corporativo (CertificadoCA.crt)
2- Obtenção de certificado digital pessoal (login_do_usuario.p12)
3- Extração da chave privada com o comando `openssl pkcs12 -nocerts -in login_do_usuario.p12 -out login_do_usuario_key.pem`
4- Extração do certificado de usuário com o comando `openssl pkcs12 -clcerts -nokeys -in login_do_usuario.p12 -out login_do_usuari_cert.pem`

Até aqui consigo chegar, recebendo exatamente as saídas descritas no manual. A partir do passo 5, recebo retornos divergentes daqueles apresentados no manual. Todos os arquivos gerados estão na minha pasta pessoal.
Continuando:

5- Configuração da rede sem fio, consistindo em:
5.1 - Ir em "Editar conexões"
5.2 - Selecionar guia "Sem Fio" (no meu caso, clico no botão "+" e depois vou no item do combo box denominado "Wi-Fi")
5.3 - No formulário aberto para configuração de rede sem fio, dou um nome para a conexão e digito o SSID com esse mesmo nome.
5.4 - Nesse ponto, o manual pede para que eu selecione o modo "Infraestrutura". No Xubuntu 18.04, esse modo não é listado, apenas existem: Cliente, Ponto de Acesso e Adhoc. Escolhi "Cliente".
5.5 - Na aba "Segurança Wi-fi", o manual pede para inserir as seguintes informações:
a) Segurança = "WPA & WPA2 empresas"
b) Autenticação = "TLS"
c) Identidade = login_do_usuário
d) Certificado do usuário = login_do_usuário_cert.pem
e) Certificado CA = certificado "CertificadoCA.crt"
f) Chave privada = login_do_usuário_key.pem
g) Senha da chave privada = senha da chave privada usada para extrair a chave privada e o certificado do usuário (nos passos 1, 2, 3 e 4)
5.6 - Clico em "Salvar"

Após clicar em "Salvar", o gerenciador de conexões começa a tentar conectar, mas não consegue e retorna com o formulário dizendo "Senhas ou chaves de criptografia são necessárias para acessar a rede Wi-Fi".

Tenho duas observações a fazer:

1) O manual não fala sobre o campo "Domínio", que é apresentado no gerenciador de configurações atualmente. Não sei se isso tem algum impacto.
2) Um colega meu falou que no caso dele, que usa Fedora, era questão de desabilitar políticas legadas de criptografia, conforme post: https://fedoraproject.org/w/index.php?title=Changes/StrongCryptoSettings&oldid=512202 . O comando utilizado (update-crypto-policies) não existe no Xubuntu. Também não sei se isso tem algum impacto.


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts