Placa virtuais e Servidor DHCP

1. Placa virtuais e Servidor DHCP

Renato Rossi Ferreira
bilbobolseiro

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/10/2018 - 19:50h

Boa noite, Senhores.

Eu estou iniciando na área de administração de servidores numa industria que tem maioria de servidores open-source. Tenho em casa um notebook em casa para fazer laboratórios de caso. minha vivencia em linux era de gerenciar contas de usuários em um servidor samba. Agora me deram a missão de gerenciar a infra-estrutura de redes como um todo. DHCP, DNS e outros.
Minha missão é configurar um lab com um servidor linux dhcp que de ips para as maquinas virtuais.

Do que estudei na net sobre tópicos referentes a esse tema ficaram algumas duvidas. Se puderem me ajudar eu fico grato desde já.

Alguns tópicos que eu encontrei dizia para utilizar duas interfaces de redes. A primeira interface seria um NAT que dá acesso a internet e afins e a segunda placa seria em modo bridge que essa seria a responsável por fornecer os ips as maquinas conectadas.
Na configuração do servidor eu devo configurar a primeira placa como DHCP mesmo e a segunda placa devo colocar o ip estatico.
Agora fica a minha maior duvida. Como fazer o serviço dhcp entender que a segunda placa que irá fornecer os ips? No meu primeiro lab sem recorrer aqui deu ruim.


lab

notebook fisico
servidor dhcp vm
cliente1 vm
cliente2 vm

Grato pela ajuda.








  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts