Dúvida XEN / VMWare

1. Dúvida XEN / VMWare

Ronaldo Machado
ronaldosi

(usa Debian)

Enviado em 28/07/2011 - 15:27h

Pessoal, pelo que pesquisei as VMMs mais utilizadas para consolidação de servidores são XEN e VMWARE, um fornecedor me informou que o VMWARE é pago, alguem saberia me responder se são soluções OPEN e qual das duas é a melhor.


  


2. Dúvida XEN / VMWare

Fabio
enoc

(usa Fedora)

Enviado em 28/07/2011 - 18:12h

utilize o vmplayer, e gratis.

ele roda tudo do vmware.


3. Re: Dúvida XEN / VMWare

Raphael Monteiro
rmonteiraum

(usa CentOS)

Enviado em 29/07/2011 - 11:27h

Ronaldo, o que posso falar é sobre o Virtual Box.

Utilizo VMWARE como player de máquinas já criadas... esse player, pode ser usado em desktops win, linux, mac, etc...

Dependendo da distro, vale a pena ver a documentação dela para saber qual é o DEFAULT da distro.

Ex: Eu uso Centos e a virtualização por KVM é default da distribuição.

Mas... eu ainda não aprendi NADA sobre virtualização com KVM, então, continuo usando o VirtualBox, que está me atendendo muito bem.

Hoje tenho alguns srevidores rodando Centos 5.5, 5.6 e 6, com virtualbox instalado.
Uns rodando 2 VMs e 2 servidores rorando 4 VMs.

Com o VBox, eu consigo criar Vms diretamente pelo console, acompanhando o boot e instalação por RDP, consigo iniciar, pausar, parar e rinicializar máquinas virtuais junto com o servidor, sendo que o servidor envia os respectivos comandos através do VBOXMANAGE, fazendo com que as VMs não sejam interrompidas inesperadamente.

Além disso, notei que em uma VM com 40Gb de disco definidos, 1GB de ram e 16 de video, o consumo real na maquina hospedeira é de aproxidamanente 25% do que foi definido, sendo que na medida que a VM necessita do recurso, o hospedeiro cede, e quando não precisa, fica disponível para o hospedeiro.




4. Re: Dúvida XEN / VMWare

Ricardo Lino Olonca
ricardoolonca

(usa Debian)

Enviado em 29/07/2011 - 16:45h

Sim, o VMware é pago. O VMware Player é voltado para desktop e é grátis. Para solução Desktop, o VirtualBox é excelente. Possui administração gráfica e por linha de comando, aceita inúmeros parâmetros, é estável e free.

Além destes existe também o Qemu, que também pode ser usado para administrar o Kvm. Funciona por linha de comando, mas tem também alguns aplicativos gráficos para administração, como o AQemu e o QtEmu.

Agora, quando se fala em servidor, algo mais parrudo, com suporte a cluster, backup, snapshot, alocação dinâmica de recursos, aí eu aconselho usar algo mais profissional. O VWware ESX é muito usado e tem muitos recursos. Mas é pago. Outro que uso e gostei é o KVM. Ele á mais novo que o VMware e precisa que o servidor tenha um processador mais novo, com suporte a vms (veja com cpinfo se o teu processador Intel tem suporte a vms, ou ao smx se for Amd). Como o Kvm usa instruções do próprio processados ele tende a ser mais rápido do que o VMware. Ele também possui muitos recursos na linha de comando e, como falei, também pode ser administrado pelo AQemu, mas a interface gráfica contém poucos recursos. Uma solução interssante que achei foi o Proxmox (www.proxmox.com). Você pode baixar uma iso instalável que comtém uma interface Web para administrar máquinas virtuais Kvm e OpenVZ. Apesar do Proxmox ser relativamente novo, vale a pena dar uma olhada.

Aproveitando, o OpenVZ é a melhor solução quando você precisa de uma máquina virtual que use o mesmo kernel do servidor hospedeiro. Ou seja, criar uma máquina virtual Linux dentro de um servidor Linux.

Outra solução muito utilizada é o Xen. Mais maduro e parrudo que o Kvm, também é utilizado por muitas empresas. Ele é free e possui uma interface de linha de comando com milhares de parâmetros, mas há uma solução gráfica da Citrix. Se quiser conhecê-la, pode baixar o Xen Citrix (www.citrix.com). Há uma versão free com menos recursos e que possui um cliente para Windows onde é possível administrar o servidor de virtualização. É necessário um cadastro prévio no site.

Se quiser mais informações, a revista Admin Magazine número 1 possui dezenas de páginas voltadas para Virtualização, tanto em Linux quando em Windows.


5. Re: Dúvida XEN / VMWare

Ana Muniz
anamuniz1@hotmai

(usa KUbuntu)

Enviado em 25/11/2011 - 10:20h

O Xen è open

e Vmware é proprietário


O Xen é muito bom

olha o site

http://www.hardware.com.br/guias/opensuse/xen.html






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts