Configuração de rede qemu kvm libvirt e virt-manager

1. Configuração de rede qemu kvm libvirt e virt-manager

Alex Silva
l0g1in

(usa FreeBSD)

Enviado em 11/08/2021 - 17:14h

Boa tarde, para meu laboratório doméstico, desejo criar uma rede virtual isolada não conectada à minha LAN / Internet doméstica. Atualmente, estou usando Libvirt / KVM / qemu no Ubuntu 20.04.2 LTS (Focal Fossa). Quero que as VMs nesta rede virtual se comuniquem umas com as outras como se estivessem em uma LAN real, mas não quero nenhuma conexão com o mundo exterior. Também quero desabilitei os serviços DHCP na LAN isolada. Isso foi muito simples de realizar com VMware Workstation Pro e no VirtualBox também funciona, mas estou perdido ao migrar para KVM.

Alguém sabe como fazer isso ou você pode me indicar um como fazer? Eu também gostaria de poder conectar esta VM com uma VM de interface dupla (por exemplo, uma VM pfSense) para brincar com o roteamento, NAT e pfSense fazendo a distribuição do dhcp. Um laboratório simulando um ambiente real de uma rede local.

Fiz a criação da da Rede Isolada, mas o que acontece que é quando conecto as máquinas a ela, todas as VMs isoladas e pfSense tem
resposta de ping na rede na minha LAN.

no Vmware e Virtualbox não existe trafego alguns nem de entrada nem de saida utilizando a rede isolada, já KVM existe um trafego de saida
pra rede local, será que no KVM existe um trafego de saida pra lan mas não há o inverso?

Já olhei a documentação oficial lá mostra como fazer, fiz conforme da doc oficial, mas me deparei nesse problema e não encontrei nada sobre isso na Internet.

Obrigado.


  


2. Re: Configuração de rede qemu kvm libvirt e virt-manager

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 12/08/2021 - 08:06h


o ideal seria tu criar um conexão bridge no seu linux para usar no kvm







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts