repositórios Debian [RESOLVIDO]

1. repositórios Debian [RESOLVIDO]

Anderlfs
Anderlfs

(usa Outra)

Enviado em 18/09/2009 - 11:46h

Olá. Estou retornando ao mundo do Linux depois de alguns anos afastado com uma distribuição variante do Kubuntu. Na época que eu usava nem existiam essas distribuições, e a dúvida é justamente saber se os .deb dos repositórios do Debian servem perfeitamente no Ubuntu/Kubuntu? Conseqüentemente na distro que estou usando atualmente.
Obrigado!


  


2. até que sim

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 18/09/2009 - 13:05h

Até que servem sim, mas não recomendo. A arquitetura dos diretórios dos (K,X,FL)Ubuntu não é a mesma do Debian, e isso pode levar a graves problemas.

No geral, funciona. Mas aos poucos podem surgir problemas 'fantasmas', sem explicação alguma. E na verdade, não há muito motivo para usar os repositórios Debian 'originais' com o Ubuntu/Kubuntu. Os repositórios do Ubuntu já são muito bons também, e satisfaz a maioria dos usuários.

Se você for usar arquivos específicos, não disponíveis para o Ubuntu, sugiro o seguinte. Use os repositórios do Ubuntu, e acrescente no arquivo /etc/apt/sources.list os repositórios do Debian, tendo o cuidado de deixar os do Debian comentados. Assim, você poderá descomentar os repositórios do Debian, e usar apenas quando precisar de um pacote específico. Isto será mais seguro, e eu mesmo já fiz muito.

Revisando: no arquivo sources.list, coloque os repositórios tanto do Ubuntu como do Debian, deixando como comentário (com um '#' no início) os repositórios do Debian. Quando precisar de um pacote específico do Debian, altere o sources.list, comentando os repositórios do Ubuntu e descomentanto os do Debian. Então use um apt-get update para ativar os pacotes 'originais' Debian. Quando terminar de instalar os pacotes, altere novamente o sources.list, voltanto ao original, ou seja, com os repositórios Ubuntu descomentados e os do Debian comentados.

Assim, você terá um sistema estável, com os repositórios corretos para a distro, e também poderá instalar os pacotes disponíveis apenas nos repositórios Debian.


3. Re: repositórios Debian [RESOLVIDO]

Anderlfs
Anderlfs

(usa Outra)

Enviado em 18/09/2009 - 15:18h

Perfeito! Muito obrigado.