Tela piscando Dell Inspiron 5548.

1. Tela piscando Dell Inspiron 5548.

Rodrigo de Freitas Lopes
rodrigodeflopes

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/05/2016 - 20:10h

Possuo um notebook Dell Inspiron 5548 / modelo p39f
Intel(R) core(TM) i7-5500U CPU @ 2.40GHz 2.40 GHz
AMD Radeon R7 M265 - Tela toutch - Memória 16GB
Tentei instalar as distribuições Ubuntu 13, 14, 15, 16.04, mas em todas elas o display fica piscando, ver video.
https://www.youtube.com/watch?v=_DCyAIEvYiA
Por favor, preciso de ajuda para resolver este problema ou trocar de vez de hardware caso este não seja realmente compatível.
Na instalação, já na primeira tela do logo é possível identificar o problema.


  


2. Re: Tela piscando Dell Inspiron 5548.

David Fonseca
DavidFonseca

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 08/05/2016 - 00:54h

Estou pelo celular então minha resposta será limitada, mas já tentou atualizar os drivers de vídeo para os do proprietário da ATI Radeon? Procura por instalar fglrx no Ubuntu, mas soube que a versão 16.04 LTS não tem suporte para esses pacotes, apenas os open source. Entao tenta com as versoes anteriores do Ubuntu. Amanhã é dia das mães então segunda posso dar uma resposta melhor caso aja dúvidas ainda é se não resolver a gente pensa em outras alternativas! Abraço


3. Re: Tela piscando Dell Inspiron 5548.

Rodrigo de Freitas Lopes
rodrigodeflopes

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/05/2016 - 09:41h

Olá David, obrigado pela ajuda!
Então, já tentei sim mas não resolveu, este notebook tem duas placas de video (Intel HD Graphics 5500 e a AMD), tentei também alternar entre elas e nada.
o engraçado é que com monitor externo não dá este problema, roda normalzinho. No windows roda tudo bem!
Caso tenha mais alguma sugestão ficaria muito grato!
Obrigado!



4. Eu tenho exatamente o mesmo notebook que você...

Yuri Sucupira
Sampayu

(usa XUbuntu)

Enviado em 17/05/2016 - 04:43h

...Dell Inspiron 5548, com 2 dispositivos gráficos: Intel HD Graphics 5500 e AMD/ATI Topaz XT R7 M260/M265. Processador Intel i7-5500U, tela touch, 16 GB de RAM etc. Enfim: tudo igualzinho.

A única diferença é que tirei o Ubuntu e no lugar dele instalei o XUbuntu. Atualmente, estou usando o XUbuntu 14.04.4, de 64 bits.

Nunca tive esse problema que você relatou. É possível que os problemas que você esteja vivenciando estejam relacionados a algum defeito de implementação do ambiente gráfico do Ubuntu com esse monitor. Como estou usando XUbuntu, não tive o problema. Outra hipótese é o kernel do seu sistema estar sem algum módulo necessário.

Porém, como ao conectar o monitor externo a imagem aparece normalmente, o problema pode ser mais simples: pode ser má detecção do monitor, ou detecção com configurações erradas. Acesse o "painel de controle" e certifique-se de que lá o monitor detectado seja o modelo AU Optronics 15". Além disso, a resolução deve ser 1920x1080 e a taxa de atualização deve ser 60Hz.

Se as configurações do monitor já estiverem assim, talvez seja necessário instruir manualmente o kernel do Linux a executar a iluminação nativa de fundo da tela, e também forçar o módulo de dispositivo de vídeo Intel a não executar a função powersave (economia de energia). Para fazer isso, primeiramente abra uma janela do terminal do shell e então execute o seguinte comando, para instalar o Gedit caso ele ainda não esteja instalado:

sudo apt-get install gedit -y 


Uma vez que o editor de textos Gedit esteja instalado, execute este comando, no terminal, para modificar o arquivo de configurações do Grub (o programa gestor de boot do Linux):

sudo gedit /etc/default/grub 


...e daí, na linha em que consta o parâmetro GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, adicione os argumentos video.use_native_backlight=1 e i915.powersave=0

Exemplo de linha (é esta a que eu estou usando, no meu Dell Inspiron 5548 com XUbuntu 14.04 de 64 bits):

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash video.use_native_backlight=1 i915.powersave=0" 


Salve o arquivo, feche o Gedit, então execute este comando, no terminal:

sudo update-grub2 


Isso aplicará ao Grub as alterações que você fez no arquivo de configuração, e portanto surtirá efeito no kernel do Linux após o próximo reboot.

Agora execute este comando, para forçar a reinicialização do seu sistema:

sudo telinit 6 


Caso os ajustes no painel de controle não surtam efeito, tampouco essa mudança na configuração do Grub, experimente acessar o painel de controle e desabilitar o Light Locker, caso ele esteja presente no Ubuntu.

Caso desabilitar o Light Locker também não funcione (ou o seu sistema não possua Light Locker), e o problema ainda esteja ocorrendo, faça download do arquivo ISO do XUbuntu de 64 bits:

http://torrent.ubuntu.com/xubuntu/releases/xenial/release/desktop/xubuntu-16.04-desktop-amd64.iso.to...

...e então use esse ISO para gravar um LiveCD desse XUbuntu e dar boot usando esse LiveCD.

Eu uso uma unidade de CD/DVD USB externa, para poder inicializar LiveCD. Caso você não disponha de uma, instale o programa Unetbootin:

sudo apt-get install unetbootin -y

...e daí plugue um pendrive (formatado como FAT32) numa das portas USB do seu notebook, execute o Unetbootin e use-o para gravar esse arquivo ISO do XUbuntu dentro do pendrive e tornar esse pendrive inicializável.

De posse desse LiveCD ou pendrive inicializável, dê boot por ele e selecione a opção de "Testar o XUbuntu", daí veja se com o XUbuntu o problema continua ocorrendo. Se não ocorrer, o problema está no Ubuntu. Neste caso, recomendo migrar para o XUbuntu. Caso o problema continue ocorrendo e seu laptop ainda esteja na garantia, sugiro solicitar à Dell que substitua o equipamento, pois como eu disse o meu notebook é idêntico ao seu e esse problema nunca ocorreu comigo.

Boa sorte.

--
Yuri Sucupira ("Sampayu")


5. Re: Tela piscando Dell Inspiron 5548.

Rodrigo de Freitas Lopes
rodrigodeflopes

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/05/2016 - 11:01h

Yuri, Obrigado pelas dicas.

Executei todas elas sem sucesso, infelizmente!
no painel de controle os monitores aparecem assim:
Externo: Goldstar Company Ldt 22"
interno: Monitor Embutido.
A resolução nos dois casos são 1920x1080.
Mesmo após os command lines e reinicio do sistema a tela continua piscando. Parece realmente que o monitor interno não é reconhecido.

Já havia instalado o Debian e o problema é o mesmo. Olha só video com Xubuntu conforme sua sugestão.
https://www.youtube.com/watch?v=fhTrmVvIOM0
No Xubuntu o monitor interno aparece como AU Optronics 15", mas mesmo assim fica piscando.
Pedi ajuda ao suporte da DELL mas me negaram uma vez que este notebook foi comprado com Windows.
Pedi ajuda a AMD, me solicitaram algumas informações sobre o notebook e me responderam que meu caso deve ser verificado pela assistência autorizada Dell.
Estou de mãos atadas uma vez que já tentei de tudo, ontem já estava decidido a comprar outro computador, que não seja DELL claro!
Publiquei em outros forums que pagaria pela solução, caso ainda queira tentar alguma solução, podemos fazer remoto.

Muito obrigado pela atenção.


6. Antes do suporte remoto.

Yuri Sucupira
Sampayu

(usa XUbuntu)

Enviado em 19/05/2016 - 17:45h

Olá.

Que pena que as dicas que postei não resolveram o problema. :\

A respeito da Dell, logo que adquiri o notebook eu tive um problema com o comportamento do BIOS dele e o SAC me atendeu prontamente. Mas isso só ocorreu porque eu comprei o notebook com sistema operacional Linux. Como no seu caso você comprou com Windows, a Dell passou a ter uma desculpa pra não lhe ajudar. Em termos de Direito Consumerista, a Dell tem de lhe prestar suporte para o hardware e software que forneceu. Como você trocou o sistema operacional, isso realmente exime a Dell de prestar assistência para o sistema operacional diferente que você instalou.

Mas você não está perdendo nada, não: os atendentes do SAC de suporte Dell aos usuários Linux são fraquíssimos! Tanto que, após trocar diversas mensagens com um dos atendentes do SAC que só sabia me fazer perguntas e dizer para eu executar comandos que não funcionam no Linux, no fim das contas eu acabei resolvendo o problema sozinho. O atendente claramente era um usuário Windows bem mal treinado para prestar suporte Linux, e por isto ele manifestou possuir bem menos conhecimentos de Linux que eu ou qualquer linuxista que possua conhecimento mediano.

Esse seu problema parece ser mais complicado do que eu imaginava. Eu ia sugerir a possibilidade de existir um defeito no hardware e então lhe pedir para executar o programa de diagnóstico que está presente na segunda partição (SDA2) do HD do seu laptop. Mas daí eu vi o comentário no qual você esclarece que no Windows funcionou tudo certo, então a partir daí passo a entender que os dispositivos gráficos estão funcionando, e que o problema é que no Linux provavelmente o dispositivo gráfico AMD está gerenciando uma conexão de monitor e o dispositivo Intel está gerenciando a conexão do outro monitor, porém um dos dispositivos gráficos (provavelmente o Intel) está com alguma configuração de driver de vídeo errada, daí o "flickering" (tela tremida).

Existe uma miríade de casos muito similares ao seu. Se você for ao Google e procurar "linux hybrid display flickering" ou "linux hybrid screen flickering" (sem as aspas), vai encontrar um mooooooooooooooooooooonte de casos iguais ou parecidos com o seu. Isso é muito comum, porque em computadores com display híbrido existem dois dispositivos gráficos (dois chips de vídeo), e às vezes o sistema operacional tem dificuldade em gerenciar isso, seja porque o kernel (o núcleo do sistema operacional) não está preparado para lidar com isso, seja porque falta um driver específico, seja porque os dois chips ficam "disputando" utilizar um mesmo espaço da memória RAM, e por aí vai. Existe uma enorme quantidade de situações que podem ocorrer e causar isso aí que você está vivenciando. Infelizmente, pode ser trabalhoso e demorar bastante até você conseguir descobrir qual está sendo o problema. Mas não se precipite no sentido de comprar outro notebook. Não é necessário ser tão drástico. Pior do que isso: não instale o Windows de volta, rs. Isso é pior que comprar outro notebook, haha!

Vou tentar lhe ajudar. Após escrever esta resposta, vou lhe enviar uma mensagem com meu número Whatsapp. Se conversando via Whatsapp e eu acessando seu computador remotamente for possível resolver o problema, depois retorno aqui e posto a solução, para outras pessoas tentarem caso estejam passando por igual ou similar problema.

Bom, antes de mais nada, para que possamos comparar o comportamento do seu notebook com o meu, precisamos que tudo esteja "igual", por isto peço que você salve um backup aí de todos os seus dados e então instale o XUbuntu 14.04.4 de 64 bits, que é exatamente o que eu estou usando. Segue o link para download do arquivo ISO diretamente do servidor oficial dessa distribuição:

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/trusty/release/xubuntu-14.04.4-desktop-amd64.iso

Após queimar esse ISO dentro de um DVD ou gravar num pendrive (via Unetbootin), execute o programa de instalação, instale o sistema e daí entre no terminal do shell e instale o GDebi com este comando:

sudo apt-get install gdebi -y 


Caso o Synaptic não esteja instalado, instale também o Synaptic:

sudo apt-get install synaptic -y 


Após instalar o Gdebi e o Synaptic, acesse http://www.teamviewer.com/pt/download/linux/ e então, lá em Ubuntu, Debian clique sobre o botão "Baixe o TeamViewer". Link para download direto:

http://download.teamviewer.com/download/teamviewer_i386.deb

Após concluir o download, execute o Gdebi e então use-o para abrir e instalar o pacote teamviewer_i386.deb que você pegou.

Depois disso, execute este comando de instalação:

sudo apt-get install fglrx-updates fglrx-updates-core fglrx-amdcccle-updates ubuntu-drivers-common xvba-va-driver --reinstall -y 


Os pacotes fglrx* instalam o driver AMD e o Catalyst Control Center (painel de controle do dispositivo gráfico AMD). O pacote ubuntu-drivers* permite a instalação de drivers adicionais (inclusive de vídeo) e o pacote xvba* possibilita explorar recursos de aceleração de vídeo que os chips gráficos Intel e AMD possuam.

Após estar tudo instalado (XUbuntu com Gdebi, Synaptic, TeamViewer e os pacotes fglrx*, ubuntu-drivers* e xvba*), entre no Whatsapp ou Telegram e me chame, para conversarmos e você me informar o código de acesso remoto. Daí poderei acessar remotamente seu laptop e tentar resolver o problema. Eu não sou nenhum expert em Linux, sou apenas um usuário, por isto não posso garantir que eu vá conseguir resolver o problema. Mas sou um usuário que mexe há muito tempo no Linux (comecei em 1995), então posso pelo menos tentar resolver essa pane a partir do que sei fazer. E não vou cobrar, claro. Esquece isso de dinheiro. Se no mundo Linux todo mundo cobrasse para ajudar uns aos outros, o sistema não teria sobrevivido (e evoluído tanto) durante todos esses anos.

PS: resista à tentação de instalar a versão mais recente do *Ubuntu, que é a 16.04, pois nossos notebooks usam gráficos híbridos Intel + AMD. O *Ubuntu 16.04 usa uma versão do servidor de janelas (Xorg) recente demais, que não é compatível com o driver da AMD. Por causa disso, o AMD Catalyst Control Center (painel de controle para configuração dos dispositivos gráficos) não funciona, nessa versão 16.04 do *Ubuntu. É por isto que eu estou por enquanto insistindo em permanecer no *Ubuntu 14.04. Como você poderá ver aqui:

http://www.ubuntu.com/info/release-end-of-life

...o suporte de hardware e kernel para o *Ubuntu 14.04 acabou em abril deste ano, porém o suporte de manutenção (correção de bugs, atualização de drivers, bibliotecas etc.) segue até abril/2019. Tempo mais que suficiente para a AMD lançar uma versão do driver compatível com o *Ubuntu 16.04 e então viabilizar a migração "sem traumas". Neste ínterim, a gente vai usando a versão 14.04 e tentando superar essas dificuldades que surgem no meio do caminho...

--
Yuri Sucupira ("Sampayu")


7. Ainda está com o notebook? Se estiver, experimente trocar o kernel.

Yuri Sucupira
Sampayu

(usa XUbuntu)

Enviado em 10/08/2016 - 19:50h

rodrigodeflopes: Se bem me recordo, na época em que você postou este problema eu tentei uma infinidade de táticas, mas nenhuma funcionou. Porém, o tempo passou e atualmente já há diversas versões mais novas do kernel do Linux.

Você havia comentado que deixou o notebook Dell Inspiron 5548 com outra pessoa, e me parece que essa pessoa iria colocar o Ruindows, o que é uma pena. Caso tenha interesse em tentar colocar esse laptop de volta a funcionar com Linux, com boas chances de funcionar, siga a dica que postei neste link (é o comentário 6):

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Ubuntu-nao-aparece-Barra-de-tarefas-e-trava-de...

A dica consiste basicamente em instalar o XUbuntu 16.04 "Xenial", de 64 bits, pois ao invés de vir com o (problemático) driver proprietário fglrx, da fabricante AMD, ele vem com o driver amdgpu, que é de código aberto. Porém, o 16.04 vem com um kernel 4.4.X que tem uns problemas de acabamento, o que pode fazer o computador "congelar" (travar). Para contornar isso, na mesma dica eu explico que o kernel versão 4.6-rc7 está livre do bug que existe no kernel 4.4, e ensino a instalar o kernel 4.6-rc7 e deixá-lo como padrão do sistema.

Se tudo der certo, o laptop voltará a ter Linux, ficará com a mais recente versão estável do XUbuntu, sem flicker (sem tela tremendo / piscando) e com ambos os drivers funcionando: o driver proprietário i915 (para o adequado funcionamento do chip gráfico Intel, que fica "embutido" no processador) e o driver de código aberto amdgpu (para o adequado funcionamento do chip gráfico AMD, que fica na placa-mãe do laptop).

--
Yuri Sucupira ("Sampayu")






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts