PC não inicia após fazer dual boot

1. PC não inicia após fazer dual boot

Paulo Vitor
paulovitss

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/07/2020 - 00:24h

Olá, eu comprei um notebook Lenovo Ideapad s145, e ele veio com o Windows 10 instalado. Fui fazer dual boot, pois queria também o Ubuntu, e após a instalação o computador não consegue mais iniciar. Vou descrever o que fiz:

1) Criei uma partição de 250GB para instalar o Ubuntu.

2) Reiniciei o computador e acessei a BIOS; daí seguindo o tutorial que estava lendo, era pra mudar ""Boot Mode" para Legacy Support e deixar como Enabled a opção "USB Legacy". Esses campos já estavam desta forma, então não mudei nada. Por fim só mudei a opção "OS Optmized Defaults" para Disabled. Coloquei em salvar e reiniciar.

3) Com o pendrive bootavel, instalei o Ubuntu na partição que havia criado antes, seguindo os passos deste tutorial: selecionei o espaço livre, criei uma partição swap com 16GB (minha RAM é de 8GB), com o restante criei a partição para a raiz do Ubuntu. Quando cliquei em instalar, apareceu um aviso:

"No EFI partition was found. This system will likely not be able to boot successufully, and the installation process may fail. Please go back and add an EFI System Partition, or continue at your own risk."

Então eu selecionei "go back", reverti a criação das partições, e com o espaço livre novamente, refiz o processo, mas dessa vez criei uma outra partição de 256MB e selecionei EFI como "mount point", segundo o que li aqui. Coloquei novamente para instalar e dessa vez não apareceu nenhum aviso.

Instalação completa, pediu para reiniciar, e daí caiu novamente tela de instalação do Ubuntu, a que pergunta se quero testar o ubuntu, instalar, checar o disco por defeitos, essas coisas. Percebi que poderia ser porque estava com o pendrive ainda conectado, e reiniciei o PC sem ele. Acontece que nesse caso ele não inicia. Ele liga, começa a iniciar e desliga sozinho. Após uns segundos, ele se liga sozinho, e repete o processo. Só avança se eu conectar o pendrive, e vai pra tela de instalação do Ubuntu, e não pra tela pra eu escolher o sistema operacional.

Eu não sei se fiz algo errado na instalação, por isso tentei descrever o melhor possível. Nesse processo de liga e desliga, se iniciar, eu consigo acessar a BIOS, mas não sei o que fazer lá. Já mudei alguns parâmetros para o que estava antes e nada aconteceu. A única forma de eu ter acesso ao sistema é iniciando com o pen drive, daí caio na instalação do Ubuntu novamente e seleciono "experimentar".

Segue uma imagem de como estão minhas partições.

Alguém pode me ajudar, por favor? Estou com o Boot Repair instalado mas estou com receio de usar e piorar, sei lá.


  


2. Re: PC não inicia após fazer dual boot

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/07/2020 - 02:26h

paulovitss escreveu:
2) Reiniciei o computador e acessei a BIOS; daí seguindo o tutorial que estava lendo, era pra mudar ""Boot Mode" para Legacy Support e deixar como Enabled a opção "USB Legacy". Esses campos já estavam desta forma, então não mudei nada. Por fim só mudei a opção "OS Optmized Defaults" para Disabled. Coloquei em salvar e reiniciar.....

Veja o significado disso em:
https://askubuntu.com/questions/1070217/should-i-enable-os-optimized-defaults-in-uefi-when-dual-boot...

Por favor, ao postar figuras, poste no Imgur (por exemplo) e coloque o link aqui.
Figura postada muito pequena, quando amplia fica grande demais, maior que a tela.

Observação:
"No EFI partition was found. This system will likely not be able to boot successufully, and the installation process may fail. Please go back and add an EFI System Partition, or continue at your own risk."

Traduzindo:
"Nenhuma partição EFI foi encontrada. Este sistema provavelmente não poderá inicializar com êxito e o processo de instalação poderá falhar. Volte e adicione uma partição de sistema EFI ou continue por seu próprio risco."





3. Re: PC não inicia após fazer dual boot

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/07/2020 - 08:43h

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalacao-dual-boot-UEFI-Linux-MintUbuntu-com-Windows-8110

Aqui deu certo num Acer e num Lenovo






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts