Integração do Ubuntu com AD Windows 2008_Server_R2 em várias filiais

1. Integração do Ubuntu com AD Windows 2008_Server_R2 em várias filiais

Josemar Jesus de Souza
josemar.jesus

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/10/2017 - 11:56h

Olá,
Sou novo aqui no fórum, mas já tenho tido privilégio de aprender muito com vocês aqui. Obrigado a todos.


Estamos tendo dificuldade de integrar máquinas linux com o nosso AD Windows 2008 server R2.

Nossa topologia dispõe de várias filiais em locais diferentes, onde cada uma delas possui um AD Windows 2008 Server R2, totalizando aproximadamente 20 servidores AD espalhados. No entanto, nossa rede dispõe de um link MPLS e um só domínio, de forma que todos os ADs trabalham replicando informações entre sí e se mantém atualizados, logo redundantes e contém a base de todos nossos usuários.

Ao fazer uma tentativa de integração com a solução do aplicativo CID no Ubuntu 16.04, obtivemos êxito em um primeiro momento, porém, em dados momentos, ao tentar ingressar uma máquina Linux no domínio, observa-se uma grande lentidão durante o processo, chegando a mais de 30 minutos e muitas vezes não conseguimos inseri-la. Está inviável como está hoje.

Aparentemente, ao tentar ingressar uma dessas máquinas no domínio em qualquer uma das filiais onde possuem AD, esta consulta, não somente o AD da respectiva filial, mas sim de toda a nossa rede MPLS. Sendo assim, acreditamos que a lentidão se deve a essa consulta, mas não temos certeza.
Enfim, qual seria a melhor solução para integrar máquinas Linux em um AD nessa topologia?
Estou disposto também a mudar a distribuição Linux utilizada (Ubuntu 16.04) para outra que convenhamos ser mais compatível juntamente com a aplicação utilizada para esse fim, que no momento estamos usando o CID.

Outra solução, como por exemplo, substituir o AD Windows por um Servidor AD Linux, no momento não é o que procuramos. A maioria das estações de trabalho são Windows e apenas uma pequena porcentagem está sendo Linux. Sei que seria o ideal, mas tendo em vista vários servidores já estarem vinculados aos nossos ADs Windows, e os nossos administradores locais terem um conhecimento limitado quanto a ADs Linux, caso fôssemos fazer essa migração demandaria uma grande mão de obra, que no momento não dispomos.

Agradeço grandemente aos colaboradores que puderem dar-nos uma orientação.

Josemar Jesus



  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts