Indicador de aplicativo desaparece do painel do Gnome 3 [RESOLVIDO]

1. Indicador de aplicativo desaparece do painel do Gnome 3 [RESOLVIDO]

Ricardo Pereira da Costa
RicardoPC

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/12/2020 - 14:55h

Sou usuário do Ubuntu 20.10 e passei a ter o seguinte problema que não ocorria na versão 20.04: configurei o navegador Slimjet (derivado do Chrome) para continuar em execução em segundo plano e também fiz a configuração para ele ser iniciado automaticamente em segundo plano na inicialização da sessão, utilizando a opção "--no-startup-window". Então, quando a sessão é iniciada, no painel do Gnome 3 é exibido, em vez do indicador com o ícone do navegador, um indicador com ícone de reticências, mas o menu do botão direito desse indicador funciona normalmente. Entretanto, caso a sessão seja reiniciada, esse indicador desaparece (e também não é exibido um espaço vazio no lugar dele), apesar de o navegador continuar sendo executado em segundo plano.

Sendo assim, desde já agradeço a ajuda para resolver esse problema.


  


2. Re: Indicador de aplicativo desaparece do painel do Gnome 3 [RESOLVIDO]

Bilufe
bilufe

(usa XUbuntu)

Enviado em 04/12/2020 - 09:00h

O Gnome não gosta muito do conceito de colocar aplicativos na bandeja, eles estão dificultando ao máximo isso. Para habilitar que aplicativos usem o "tray" é necessária uma extensão de terceiros, que é muito mal feita. O Ubuntu usa essa extensão, mas como eu disse, ela é bugada.
Acho que os desenvolvedores do Gnome estão corretos, o aplicativo tem que ser transparente ao usuário. Não precisa colocar ícone na bandeja do sistema, visto que o próprio ícone do aplicativo na dock ou barra de tarefas deveria bastar para controlar todas as funções do aplicativo.
A bandeja do sistema deve ficar ali só pra mostrar wifi, volume e outras configurações para um fácil acesso sem precisar abrir as Configurações.

A tendência é o uso de ícones na bandeja diminuir, eles não fazem sentido algum.
Você quer alternar para o Spotify? Use o ícone do aplicativo na dock ou barra de tarefas, não é necessário um outro ícone na bandeja do sistema!


3. Re: Indicador de aplicativo desaparece do painel do Gnome 3 [RESOLVIDO]

Ricardo Pereira da Costa
RicardoPC

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/12/2020 - 18:54h

Até entendo o seu posicionamento, mas tenho que discordar dele porque o atalho do aplicativo na doca não oferece a funcionalidade de finalizar a execução em segundo plano do aplicativo, então, para fazer essa finalização, que é necessária quando ocorrem determinadas falhas do aplicativo, temos que recorrer ao Monitor do sistema, o que não é o ideal, conforme a advertência que é exibida antes da finalização do processo.

Também gostaria de saber por que esse problema só ocorre ao reiniciar a sessão e informar que, caso o processo seja finalizado por meio do Monitor do sistema e o aplicativo seja reaberto, seu indicador volta a aparecer no painel do Gnome.

RicardoPC


4. Re: Indicador de aplicativo desaparece do painel do Gnome 3

Ricardo Pereira da Costa
RicardoPC

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/12/2020 - 19:44h

Pesquisando em inglês, encontrei a seguinte solução para o problema na página https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/flameshot/+bug/1897754: adicionei "X-GNOME-Autostart-Delay=30" (para haver um atraso de 30 segundos na inicialização do aplicativo) ao arquivo ~/.config/autostart/flashpeak-slimjet.desktop.

RicardoPC