Driver de vídeo no Hardy Heron [RESOLVIDO]

1. Driver de vídeo no Hardy Heron [RESOLVIDO]

Luiz Carlos de Moura
lcmoura

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/11/2009 - 09:53h

Estou com um problema no meu Ubuntu 8.04.3 LTS (Hardy Heron).
Meu notebook tem chipset gráfico de vídeo SiS M672 Integrado com resolução de display de 1280x800-WXGA - estas são informações do manual do usuário.
Tenho o CD de drivers e no Windows tudo funciona bem. No entanto, instalei o Linux e não consigo alterar a resolução de vídeo - só há 2 opções: 640x480 60Hz e 800x600 61Hz (default).
Em Configurações do Sistema > Monitor & Vídeo > Modo Administrador (com a senha de root) na guia Tamanho, Orientação & Posicionamento só há aquelas opções de resolução que mencionei acima, e na guia Hardware é apresentado o seguinte:
VESA driver (generic)
placa de video: VESA driver (generic)
controlador: vesa

monitor #1: Plug 'n' Play
função: primária (1)

monitor #2: <desconhecido>
função: secundária (2)

Se clico no botão Teste, aparece uma tela cinza com o ponteiro do mouse em forma de X, mas não consigo voltar à tela anterior e tenho que reiniciar somente desligando o notebook (Ctrl+Alt+Del não responde).

Se clico no botão Configurar para a placa de vídeo há uma lista de Controladores e outra de Fabricantes. Na lista de controladores tem várias opções, entre elas fbdev, sis, vesa, vga, via etc. E na de fabricantes tem SiS, com diversas alternativas mas sem SiS M672 - a mais próximo presente acho que é a SiS 650. Se seleciono esta e clico em Reinicializar, não há alteração, isto é, permanece 'VESA driver (generic).

Logando no console, rodei X -configure (após sudo su e senha) e aí foi criado um arquivo xorg.conf.new em /root.
Depois, na tela gráfica, tentei mover esse arquivo para /etc/X11, onde está o original xorg.conf, mas não tive permissão. Achei que deveria mover o xorg.conf.new, mas só por intuição - não sei se isto está certo.

Enfim, estou com esse problema faz tempo, mas ainda não desanimei totalmente. Já pensei até em levar o notebook para algum técnico, mas ainda não encontrei nenhum que entendesse Linux.
Por favor, conto com sua orientação.



  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/11/2009 - 10:00h

sim esta qse certo,usa este:

http://www.vivaolinux.com.br/etc/xorg.conf-16

copia para /etc/X11 e vai la configurar como vc tentou antes que vai fucionar com certeza (usando vesa)

3. Driver de vídeo no Hardy Heron

Luiz Carlos de Moura
lcmoura

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/11/2009 - 10:35h

Camarada, você é um gênio!
Agora a resolução default é 1280x768 61Hz.

Detalhe: fiz as alterações sugeridas no link mencionado ao arquivo /etc/X11/xorg.conf e também copiei o arquivo xrog.conf.new do /root para o /etc/X11. Como alterei 2 variáveis ao mesmo tempo (edição do xorg.conf e mudança de localização do xorg.conf.new) não sei qual foi a responsável pela solução do problema, mas funcionou!

A propósito, meu notebook é Amazon L100 Core 2 Duo. É muito "genérico"? ;-) Comprei pelo preço e porque achei bem competitivo com meu desktop (em temos de memória, clock e HD). Veio com Ubuntu Gnome e estava tudo bem até que resolvi instalar o Windows e o Kubuntu. De qualquer forma, o importante é que está tudo bem agora.

Valeu!


4. Re: Driver de vídeo no Hardy Heron [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/11/2009 - 10:47h

o meu é um amazon 104L eu acho ele bom pra caramba... generico mas bom... ele (e mais um monte) é feito pela compal e veio com uma versao tosca do kubuntu. tirei e pus o ubuntu 8.10 -- nem to ai pra atualizar, ta funcionando 100% rs...

gostei da máquina, nao me arrependo... compraria outra sim... Core2 Duo 2.0GHz, 4GB, 320GB SATA, mais um monte de firula -- webcam perfeita, microfone +-... wifi, 4 usb, 1 rj45, 1 rj11, so nao gostei do teclado, que tem o / em cima do q e o ? em cima do w , ai aperta altgr, é chato, mas tb bem... so essa ressalva. ah sim... "ACHO" q nao tem adaptador bluetooth interno, mas espeto o dongle e vai embora...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts