opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

1. opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

wanderson rebello
tux_v8

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/12/2006 - 16:41h

Como faço para instalar o suse num p3 800mhz, hd 20Gb, mas com 256 de memo compartilhada?
logo no início já diz q não instala...

tô instalando Ubuntu nele e tá dando certo, por enquanto...



  


2. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 30/12/2006 - 22:03h

O suse 9.3 roda nessa configuração de hardware, eu já instalei ele numa máquina assim e funcionou a contento, porém ele já é meio desatualizado digamos assim, mas aconselho colocar mais memória, pois cada dia que passa mais memória vai ser necessária, vai por mim.

Tente o suse 10.0, ele vem mais atualizado e deve rodar também.


3. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

wanderson rebello
tux_v8

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/12/2006 - 10:45h

blz... vou tentar.
eu achei q poderia mudar a configuração do 10.2, para funcionar em máquinas mais mixurucas.
Bom, valeu pela dica... ainda tô engatinhando no Linux!


4. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

Fernando Dettoni
fdettoni

(usa Arch Linux)

Enviado em 31/12/2006 - 18:52h

Pra que usar um sistema desatualizado apenas para usar aquela distro? Se vc usar distros mais leves, vai poder rodar uma interface grafica lgl, e manter td atualizado. Experimente o ubuntu, baixando o cd "alternative", que vc pode instalar inicialmente em modo texto. O slackware tbm é bem leve. O ArchLinux(minha recomendação). E por ai vai. Não use KDE, prefira interfaces mais leves como o fluxbox, xfce, ou no maximo gnome.

O SUSE é feito para ser fácil, desempenho está em ultimo lugar para eles.

[]'s


5. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

wanderson rebello
tux_v8

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/01/2007 - 17:45h

instalei o suse 10.2 só pra teste, com 300 e poucos de memória e ficou péssimo... tão lento q o firefox demora quase 1 min para abrir.

Esse ubuntu q vc falou é o do cd vermelho, versão 6.06?

Andei lendo por aqui, e vi q gentoo, kubuntu, xubuntu e slackware são bem leves...
será q o slackware é o mais leve de todos?
Qual seria a velocidade mínima de um processador para o Suse 10.2... uns 1.3 Ghz?







6. Facilidade x Desempenho

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 03/01/2007 - 09:52h

Nesta questão existe um fator bem predominante, o seu grau de conhecimento com distros linux. O Slackware não se tornaria uma distribuição tão aclamada se não fosse bem robusta e com alto desempenho, assim como Debian por exemplo. Porém, para que você consiga fazer as coisas numa distro como o Slackware vc vai necessitar de um conhecimento mais amplo digamos assim de como as coisas funcionam e vai ter de fazer praticamente tudo na unha, resolver as dependências de pacotes, etc. Ao usar uma distro assim ou você sabe o que está fazendo ou não sai do canto.

No caso da distro Suse, ela tenta facilitar a sua vida ao máximo, porém existe um preço a se pagar por isso, ela exige uma máquina mais potente do que aquela que rodaria um Slackware ou Debian (e suas derivadas) por exemplo, isso é claro considerando-se que você vai usá-la com o fim de uma máquina desktop, porque em modo texto praticamente elas depois de instaladas terão desempenho bem similar.

O que eu estou querendo lhe dizer é o seguinte, se você é um usuário que ainda não está familiarizado com as ferramentas Unix-Like e o sistema operacional linux em si, eu não recomendaria a princípio um distro como Slackware, diria a você tentar um Suse, um Kurumin, um Ubuntu, ou seja, uma distro voltada mais para um usuário normal do que aquelas voltadas a geeks e/ou pessoas que estão mais a fim de querer conhecer e aprofundar seus conhecimentos e tem tempo para tal.

Após um primeiro contato com o sistema e com seu gradativo aumento relacional com o mesmo, caso queira, ae sim talvez você pudesse partir para um Slackware, Debian ou Gentoo. Mas isso é claro, é minha opinião pessoal, quem quiser pode partir direto para uma distro dessas, contanto que depois não venha jogar pedra no sistema linux dizendo que ele é difícil, que é isso ou que é aquilo simplesmente porque o camarada não sabia um vírgula e queria sair dando uma de ninja, estamos compreendidos!

Segundo a Novell estes são os requerimentos do opensuse:

http://en.opensuse.org/Sysreqs

Como pode observar eles recomendam 512 de memória. No caso do processador fica uma nuvem nebulosa pois roda desde um Pentium IV até um Pentium, ou seja fica à mêrce do uso da máquina.

Espero ter ajudado em alguma coisa. ;D


7. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

Leandro Gambim
leandrorocker

(usa Slackware)

Enviado em 03/01/2007 - 10:01h

Sou usuário novo e escolhi o openSUSE pelas vantagens que o PCMaster citou acima.
Realmente é tudo voltado ao usuário final, a parte gráfica é muito intuitiva e o Yast realmente quebra um galho danado, salvo alguns poucos problemas a distribuição é muito boa e funcional.
Exige realmente muito da máquina, mas não é como um Vista da vida, por exemplo, estou rodando em um ADM Semprom 2.2 com 256MB de memória e esta funcionando bem normal, claro que não tenho um desempenho ótimo, mas diria que é no mínimo bom, nada "demora" pra abrir, tudo funciona normalmente, enfim, estou gostando muito de usar o openSUSE.


8. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

Fernando Dettoni
fdettoni

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/01/2007 - 10:03h

O ubuntu não é distribuido apenas naqueles cds que vc encomenda, vc pode baixar as isos da internet, tendo outras opções.

Veja neste mirror:
http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/6.06/

A opção alternate fornece um sistema de instalação bem leve e fácil, e o sistema instalado depois tbm fica bem mais leve, repare na ultima linha das situacoes recomendadas para este tipo de instalação:
"installs on systems with less than about 192MB of RAM."

Distros que tentam fazer tudo pra vc como o SUSE vao exigir sempre uma máquina relativamente boa, se vc quiser usar o sistema em maquinas mais modestas, tem de procurar distros alternativas.

[]'s


9. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

wanderson rebello
tux_v8

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/01/2007 - 10:36h

Gostei muito das respostas, ajudaram a tirar várias dúvidas e a entender um pouco mais de Linux.
Comecei a usar Linux (na prática, instalação e tals) no início de Dezembro de 2006, ou seja, sou um pouco cru no assunto, mas na verdade, estou fazendo um curso de administrador baseado no opensuse. (3 módulos: Fundamentos, avançado e redes). Já terminei o primeiro e o de avançado começa dia 16.
Eu resolvi fazer esse monte de perguntas, pq as respostas q eu encontrava aqui no VOL não aglutinavam várias distros, num tópico só. Pode ser q tenha sido muito discutido, mas o Vol tem um arquivo imenso e demandaria muito tempo para encontrar isso.
Eu uso o suse 10.2 diariamente num semprom 2.200, 768 de memo e como cobaia tenho um p3 800, que tem uns 300 e poucos de memória. Estou testando algumas distros no P3 realmente para conhecer um pouco de cada uma e ver como se comporta em máquinas mixurucas. Claro, não fiz muitos testes ainda, heheh. Por enquanto testei o Fedora core 6 e o Ubuntu, somente.Ainda não tenho muitos cds baixados, por isso não continuei os testes.
E como sou um dos poucos por aqui(no meu bairro) que estudam Linux, sempre aparecem centenas de perguntas e comparações relacionadas ao Rwindows... E na maioria das vezes, não sei responder. Por isso venho logo na fonte, heheh.
Agradeço a atenção que vocês deram às minhas questões e espero que um dia também possa contribuir com algum conhecimento, aqui.
valeu!
p.s: Pq o Linux vicia assim de cara?
:)


10. Re: opensuse 10.2 em pc com pouca memória?

Fernando Dettoni
fdettoni

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/01/2007 - 10:49h

Não é o linux que vicia. É a liberdade de vc simplesmente poder fazer o que quiser.

[]'s


11. vicia

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 03/01/2007 - 19:16h

kara, realmente a liberdade vicia. demorei um pouco p usar, mas quando comecei, fiquei empolgado. nunca tive tanta liberdade p comandar minha máquina. é realmente d+






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts