Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

1. Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

Marcos Santos
marcosantos

(usa Debian)

Enviado em 18/07/2019 - 20:54h

Comunidade, boa noite!

Venho através deste fórum citar uns problemas chatos que venho enfrentando com o linux e que por ser usuário iniciante ainda não resolvi.

Ultimamente estou utilizando a distro Ubuntu 19.04, mas esse problema com o jogo também acontece no Zorin OS, Linux Mint (Cinnamon e Mate) e Deepin. Essas foram as distros que utilizei até o momento e que não tive maiores problemas com relação a aplicativos, mas com o CSGO foram em todas as distros citadas.

O que acontece, ao inicializar o jogo, no ubuntu aparece uma mensagem:
"csgo_linux64" não está respondendo. Você pode escolher esperar por um breve tempo para que continue ou force o aplicativo a sair totalmente.
Opções: Forçar sair | Esperar.

Se eu clicar em ESPERAR, o jogo ignora a mensagem e logo em seguida abre, a partir daí, das próximas vezes dá o mesmo erro, mas já não preciso clicar em ESPERAR, ele por si so ignora e abre o jogo pra mim. Até aí ok (da para relevar, mas o ideal é que eu consiga corrigir rsrs)!

Ao abrir o jogo já notei outro grande e chato problema, ele não abre em FULLSCREEN por padrão igual no Windows, como se não bastasse, o modo janela que ele abre é como se meu monitor não tivesse uma altura adequada para ele e com isso, se eu alterar alguma configuração no jogo, não consigo clicar em APLICAR simplesmente porque essa parte fica "por trás e abaixo" do painel (doca), ou não visível na resolução mostrada no monitor. Com isso, sou forçado a configurar um parâmetro na inicialização do jogo na Steam que é o -fullscreen.

Ok, setado o parâmetro -fullscreen na inicialização do jogo, ele agora abre em TELA CHEIA, olha que beleza! Haha, só que não!

Abre em tela cheia mas agora vamos a mais um problema, e esse problema é independente de modo JANELA, TELA CHEIA ou de resolução, ou seja, qualquer configuração de vídeo que eu escolha no jogo, o problema persiste. Esse problema é nitidamente notável ao abrir o jogo, já dá aquela impressão de que tem algo pesado, sei lá, resumindo, o jogo abre meio que lento como se estivesse sem driver de vídeo, daí executo o comando no console do csgo que exibe informações de FPS, PING, etc, e para minha surpresa o FPS em relação ao Windows é rídiculo, chega a ser quase que 50% menor que no Windows.

Ainda tem mais, eu particularmente utilizo alguns mapas de treino no jogo, um desses mapas é o chamado: crashz' Crosshair Generator v3, que é simplesmente um mapa de MIRAS prontas e personalizável. Esse mapa em específico abre sem problemas mas o gráfico dele fica todo "cagado", existe um painel com umas miras prontas, dos 5 players de cada time lá, esse painel fica simplesmente de uma cor e sem visualização das miras prontas, dai se eu ficar atirando no painel para "nas cegas" acertar numa mira, funciona, mas ai a parte de personalizar essa mira também fica toda cagada bem como o plano de fundo onde ficam uns bots em movimente e atrás deles tipo uma foto de alguns mapas para ser testado a mira, esse quadro de mapas atrás dos bots também fica sem visualização, ficam umas cores parecendo um código de barras só que colorido.

Enfim galera, tentei ser o mais preciso possível nos problemas identificados com o CSGO no linux, espero que consigam me auxiliar.
Perdoem-me se estou sendo arrogante em algo.

Abaixo informarei a configuração do meu PC.

OS: Ubuntu 19.04 x86_64
Host: H110M-M.2
Kernel: 5.0.0-20-generic
Uptime: 3 hours, 2 mins
Packages: 1972 (dpkg), 5 (flatpak),
Shell: bash 5.0.3
Resolution: 1366x768
DE: GNOME 3.32.1
WM: GNOME Shell
WM Theme: Adwaita
Theme: Yaru [GTK2/3]
Icons: Yaru [GTK2/3]
Terminal: gnome-terminal
CPU: Intel Pentium G4560 (4) @ 3.500
GPU: Intel HD Graphics 610 (ONBOARD)
Memory: 1402MiB / 7862MiB

OBS.: SSD 240GB M.2 | Processador de 7ª Geração.

Link com prints para melhor entendimento:
https://imgur.com/gallery/a9zQubs

Desde já agradeço a colaboração de cada um.



  


2. Re: Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

Lucas Ribeiro da Costa
iiLucK

(usa Debian)

Enviado em 19/07/2019 - 14:14h

Tenho duas alternativas sobre o problema do "Fullscreen" e do editor de crosshair.

Na hora de ajustar as configurações de vídeo do CS, tenta diminuir a barra de títulos (não é a barra lateral do gnome mas sim a de cima) da sua interface ou até mesmo ocultar ela, daí quando você for olhar mais abaixo da tela do CS vai aparecer só um pedacinho do nome pra aplicar as configurações, clica nele e ficará fullscreen, reinicia o jogo pra ver se ainda continua em tela cheia;

No caso de editar a crosshair, eu aconselho um site bem prático: https://tools.dathost.net/ ;

Sobre a questão dos erros na inicialização do jogo, tenta verificar a integridade dos arquivos do CS e reinicia o jogo, pode haver algum arquivo corrompido ou em falta, caso não seja esse o motivo, o jeito é apelar em busca de soluções aqui no fórum;

Agora em relação ao driver de vídeo, tem de saber se você utiliza NVIDIA ou AMD pra fazer instalação dos drivers através do "gerenciador de pacotes" ou pelo terminal mesmo, pois pelo que vi em sua configuração está usando a placa gráfica integrada do processador, um dos motivos do FPS baixo também;

O problema do FPS varia muito de máquina pra máquina ou até mesmo um driver que não esteja atualizado, tem alguns tópicos no próprio fórum da Steam que fornecem alguns comandos para aumento de FPS, irei procurar pra você;

O Windows tem mais recursos gráficos neste sentido, mas ainda sim o Linux consegue um ótimo desempenho.


3. Re: Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

Bruno Sousa
N1vBruno

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/07/2019 - 21:27h

Quanto ao problema do fullscreen, não tenho certeza se funciona no Gnome, mas tanto no KDE quanto no Cinnamon basta segurar a tecla ALT e o botão esquerdo do mouse e arrastar a tela para cima, assim poderá clicar em aplicar.
Quanto a lentidão e mau desempenho não sei o que pode ser, o CS roda aqui no Manjaro com mais FPS do que no Windows.
Ah, e o crashz eu também estou atrás de uma solução. No meu PC ele funciona normal, mas no notebook ele ficou igual você descreveu. Eu mandei verificar a integridade dos arquivos e tinha dois arquivos corrompidos, mas ainda não tive tempo de olhar se era esse o problema.


4. Re: Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

Peterson Costa Trindade
RotaryBoot58

(usa XUbuntu)

Enviado em 20/07/2019 - 07:50h

Desista, o linux com o passar do tempo está se tornando um rival cada vez mais forte para bater o windows, mas falta muito para isso ser real, se você quiser jogar no linux com FPS lá em cima ou de igual ao windows, use manjaro, fedora, ubuntu ou se quiser um programa para rodar os jogos use Lutris ou PlayOnLinux, mesmo assim, não vai ser a mesma coisa do windows


5. Re: Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

Marcos Santos
marcosantos

(usa Debian)

Enviado em 20/07/2019 - 11:41h

Obrigado pelos comentários.

Eu consegui arrumar algumas coisas com auxilio do -cpufreq, deixando ele em DESEMPENHO.

Atualmente meu problema é com a tela no jogo.
Configurei igual no windows com proporção de 4:3 | 1024x768, mas no Linux ele fica esticado e não no modo chamado BLACK BARS.

Vi uns tópicos no reddit a respeito disso, mas as soluções apresentadas eram somente para quem usa placa de vídeo NVIDIA, no meu caso é vídeo ONBOARD INTEL GRAPHICS HD 610, não tenho placa de vídeo.

Alguém sabe como arrumar isso ?

Outra coisa que me incomoda bastante é que o MODO JANELA de alguns programas e até mesmo do jogo, "não cabem na tela", sempre fica cortando alguma parte, no meu caso é mais na parte inferior do monitor, mas percebi que se eu arrastar as janelas para cima-baixo, esquerda-direita ele passa da tela, não se comporta igual o Windows que ajusta ao tamanho da tela, ou da resolução da tela.

Não sei se o LINUX não é compatível com a resolução de 1366x768 (16:9) que é o padrão do meu monitor porque usei na empresa para testar e lá o monitor é um Dell 4:3, e nele não tenho esses problemas.

Grato desde já.


6. Re: Counter Strike Global Offensive - PROBLEMAS

Bruno Sousa
N1vBruno

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 27/07/2019 - 12:35h

Sobre a proporção, talvez até tenha um jeito mais fácil, mas o único workaround que eu encontrei foi trocando a resolução do seu monitor para ficar igual do jogo (1024x768), assim ele já deve ficar com black bars e, quando abrir o jogo, vai continuar. Se ficar esticado, você pode usar o xrandr (https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=79241).
Basicamente digite xrandr no terminal, ele vai listar as saídas de vídeo que você tem conectado ao seu PC e as resoluções disponíveis.
No meu caso foi a DVI-D-0.
DVI-D-0 connected primary 1600x900+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 443mm x 249mm
1600x900 60.00*+
1280x1024 60.02
1440x900 60.00
1280x800 60.00
1152x864 75.00
1280x720 60.00
1024x768 75.03 60.00
832x624 74.55
800x600 75.00 60.32 56.25
640x480 75.00 59.94
720x400 70.08

Então basta digitar:
xrandr --output DVI-D-0 --set "scaling mode" "Full aspect" 

Trocando DVI-D-0 pelo que estiver no seu terminal. Full aspect deve ficar do jeito que você está procurando. As outras opções são "Full" e "Center".

Quanto ao modo janela de alguns aplicativos, não entendi bem o que você quis dizer. Isso de ficar cortando é quando maximiza a janela? Pra mim isso sempre funcionou normal, pode ser alguma opção no seu Gnome que não esteja configurada direito. Tente olhar nas configurações do seu sistema pelas opções de monitor, escala, janelas ou efeitos.
As distribuições linux normalmente não tem problemas com nenhuma resolução, eu uso 1366x768 no meu notebook e tudo sempre funcionou como deveria nele.
Você pode tentar criar um novo usuário, que vai estar com todas as opções de configuração resetadas para o padrão, e ver se esses problemas continuam acontecendo.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts