Qual a melhor distro Educacional?

1. Qual a melhor distro Educacional?

Jonatan Rabelo Silva
JowR

(usa Fedora)

Enviado em 13/07/2007 - 12:14h

Eu queria saber qual a melhor distro Educacional, porque a unica que eu conheço volta exclusivamente para Escolas é o Edubuntu.


  


2. Algumas distros

Tárcio Meireles
tarcio

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/07/2007 - 09:43h

Há outras distribuições

Essa é do meu amigo Amilton, lá da Universidade Passo Fundo.

http://www.kelix.upf.br/

Esta outra é do projeto OLPC. Não parece ser tão proveitosa fora do projeto, mas vale a apena dar uma olhada.
http://wiki.laptop.org/go/LiveCd

Outras muitas distribuições existem mas até agora não encontrei alguma "completa".

Eu digo "completa" alguma que tivesse um conjunto de softwares que fossem capazes de dar ferramentas para os professores e alunos tirarem um bom proveito de seus recursos, de uma maneira dinâmica.

Em geral, os softwares que são oferecidos são "rígidos" é levam professor e aluno por um caminho único, como naqueles jogos de pista em tabuleiro: "Ande 2 casas; volte uma casa; se vc fez isso faça aquilo; etc....". Os programas não são moldáveis e pedagógicos.

Mas alguns projeto são assim: Squeak, xlogo, ....



3. Da equipe do Ubuntu

Antonio Dourado
antoniodourado

(usa Suse)

Enviado em 25/07/2007 - 10:02h

Tem o Edubuntu, eh uma versão do ubuntu voltada à educação e parece ser interessante... eu tenho os cds aki mas nunca instalei pra ver como que é...


4. ?

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 16/08/2007 - 11:06h

vou instalar hoje o edubuntu para testar. quais as vantagens de usá-lo? alguém já usa, e qual a experiência?


5. Re: Qual a melhor distro Educacional?

Claudio
digaos

(usa Debian)

Enviado em 16/08/2007 - 11:18h

eu particularmente acho o edubuntu a melhor opção como distro Educacional ....


6. Distribuição

Sandro Roberto Ferrari
srf

(usa RedHat)

Enviado em 22/08/2007 - 17:34h

Da uma olhada em:

www.famelix.com.br

O FAMELIX GNU/Linux começou como um projeto de pesquisa, em 2003, para desenvolvimento de uma versão de Linux que permitisse ao usuário mais elementar trabalhar com seu computador, sem que isso representasse re-aprender como usá-lo. Muitas empresas atualmente ainda têm uma grande dificuldade para adquirir cópias licenciadas dos programas necessários para a plena utilização de seus computadores (sistema operacional, editor de texto, planilha de cálculos, etc...). Outra vantagem do FAMELIX GNU/Linux é a segurança dos dados armazenados no seu computador. Por conta da grande facilidade de contaminação por vírus, muitos usuários passam por grandes problemas após terem seus arquivos contaminados. Com o FAMELIX GNU/Linux, o risco de contaminação do sistema é nulo, assim como para qualquer Linux.

O FAMELIX GNU/Linux é um software livre, isto é, é totalmente gratuito. Esta condição permite que qualquer pessoa possa copiar, instalar, fornecer para os amigos, sem nenhuma limitação. Contudo, se uma empresa necessita de uma versão específica do FAMELIX GNU/Linux, com aplicativos específicos e configurações idem, neste momento a FAMEG pode fornecer o serviço de personalizar uma versão conforme as necessidades apresentadas. A intenção do projeto é provar que a região norte de Santa Catarina é plenamente capaz de desenvolver sistemas operacionais complexos e fornecer serviços de desenvolvimento de aplicativos, para qualquer fim.

O FAMELIX GNU/Linux possui arquivos de instalação e configuração modificados e personalizados. A Interface se aproxima a do WindowsXP, sem ser idêntica e grande parte das funcionalidades existentes no ambiente KDE (muito semelhante ao Windows) foram adaptadas para transformar o ambiente de trabalho o mais amigável possível.

Suas principais características são a montagem automática de disquetes; ambiente gráfico semelhante ao Windows; reconhecimento automático de impressoras (locais e remotas); “mapeamento” de unidades de rede, através de Samba e NFS; compatibilidade com o português do Brasil; utilização de fontes comuns ao Windows (Arial, Times New Roman, etc...), entre outras.

Para o desenvolvimento do projeto, foram consideradas as distribuições DEBIAN e KNOPPIX. DEBIAN é a distribuição GNU/Linux 100% livre e 100% código aberto. KNOPPIX é uma versão otimizada do DEBIAN, com um método de instalação bem simples. A partir da versão 1.0, o FAMELIX GNU/Linux passou a ser um projeto integralmente desenvolvido pela FAMEG, pelo Professor David Emmerich Jourdain e pelo GDU-FAMELIX (Grupo de Desenvolvedores e Usuários do FAMELIX). Este grupo é composto por alunos dos cursos de Administração de Empresas - habilitação em Sistemas de Informação Gerencial, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas de Informação.

GDU oferece ainda serviços de personalização do FAMELIX GNU/Linux; migração de terminais e servidores MS-Windows para o FAMELIX GNU/Linux; treinamento no FAMELIX GNU/Linux e nos aplicativos que estão no CD (OpenOffice, GIMP, etc.) para grupos de 30 pessoas das empresas ou órgãos públicos, que contratem o serviço, para facilitar o processo de migração; palestra para os funcionários das empresas ou órgãos públicos e desenvolvimento de sistemas.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts