KMyMoney - Alguém sabe usar?

1. KMyMoney - Alguém sabe usar?

Eduardo P. Guerra
Ampliato

(usa OpenSuSE)

Enviado em 16/03/2010 - 13:17h

Boa tarde Linux'ers!

Resolvi recentemente passar a controlar minhas finanças não mais por planilhas no BrOffice, mas usar um software específico. Entre o KMyMoney e o GNUCash, preferi a interface do KMyMoney, e apesar de o achar mais intuitivo que o GNUCash, ainda falta muito a melhorar p/ usuários leigos na contabilidade, como eu.

A simples tarefa de adicionar uma Compra Parcelada na categoria "Cartão de Crédito" é algo nada convidativo. Tentei várias formas de adicionar as parcelas na mesma ocorrência, mas não consegui descobrir ainda como faço.

Algué tem a prática, sabe como fazer, ou conhece algum manual KMyMoney em português? (coisa q ainda não achei).

Abs.


  


2. Lançamento no cartão de crédito usando o Kmymoney

Gilmar Luis Costa
Gilmar.luis

(usa Outra)

Enviado em 29/04/2011 - 14:28h

Quando você abre uma conta para controlar o cartão de crédito, essa conta é aberta como uma conta de passivo (dívidas que você adquiriu). Portanto, toda vez que você usa o cartão de crédito você está aumentando seu passivo, que é abatido quando você faz o pagamento da fatura. No Kmymoney, o pagamento é registrado como uma transferência de dinheiro da sua conta banco, por exemplo, para sua conta do cartão de crédito. Assim, em termos contábeis, o dinheiro sai da sua conta (normalmente a conta Banco) e vai para a conta do cartão, diminuindo seu passivo, ou seja, diminuindo sua dívida. É por isso que não dá para registrar uma compra parcelada no cartão de crédito, pois mesmo na operadora do cartão, quando você compra parcelado, é o valor total da compra que é registrado para efeito de controle de limite de compra (para evitar que sua dívida com cartão ultrapasse o limite do mesmo). O Kmymoney apenas repete esse procedimento.


3. Re: KMyMoney - Alguém sabe usar?

Eduardo P. Guerra
ampliato

(usa OpenSuSE)

Enviado em 29/04/2011 - 14:58h

Caro Gilmar.luis, boa tarde!

Após 1 ano da pergunta, aprendi a usar o programa, e desde aquela época, mantenho firme meu controle nesse software fantástico.

Realmente coloquei minhas contas do CC no passivo, mas é possível sim, parcelar as compras. Basta, ir em "Parcelar transação, quando vai escolher a categoria e no fim, escolher "Este agendamento se encerrará algum dia"

Conforme a imagem abaixo:

http://goo.gl/Y24m8


4. KMyMoney - Alguém sabe usar?

Gilmar Luis Costa
Gilmar.luis

(usa Outra)

Enviado em 29/04/2011 - 15:42h

Bom, um ano é muito tempo. Eu conheci esse site a poucas semanas.
Talvez eu não tenha entendido a pergunta. E agora eu fiquei em dúvida. O campo parcelar transação é utilizado quando se faz uma compra conjunta de vários itens e se quer parcelar de acordo com a categoria correta (se faço uma compra conjunta de alimentos e produtos de higiene é possível alocar cada item para sua categoria. E, pensando bem, é até possível realmente lançar compras parceladas com o agendamento de transações.
Agora, o kmymoney ainda tem coisas a evoluir. Principalmente no que se refere a lançamento de empréstimos (ele tenta automatizar cálculos de juros que normalmente não corresponde à realidade) e de investimentos.


5. Re: KMyMoney - Alguém sabe usar?

Ciro Souza
cirofsouza

(usa Slackware)

Enviado em 29/04/2011 - 23:26h

Eu uso o equonomize e é bem legal...


6. Re: KMyMoney - Alguém sabe usar?

Eduardo P. Guerra
ampliato

(usa OpenSuSE)

Enviado em 30/04/2011 - 11:08h

Legal, mais uma opção, vou testar. Vi umas screens dele.

Acho muito difícil mudar, afinal, já faz bastante tempo q uso o KMyMoney e ele tem me atendido em todas as minhas necessidades... mas vou baixar esse para ver qual a dele, rs


Além do Gnucash, eu já testei o Skrooge, e achei muito legal, tem muita função, mas é muito pesado e complicado. O KMyMoneu ganhou em leveza, praticidade, funções e estabilidade.

goo.gl/APd5

Abs.,






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts