Guia de instalação rápido do Netbeans

1. Guia de instalação rápido do Netbeans

Gilmar
gilmarxavier

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/08/2017 - 18:11h

Pré-Requisitos

Java SE Development Kit (JDK) 7, Atualização 10 (ou posterior), ou o JDK 8;
Download: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads.
Opções de download

Na página Download do NetBeans IDE, você pode adquirir um dos diversos instaladores, cada um contendo o IDE básico e as ferramentas adicionais.
Os seguintes instaladores estão disponíveis:
Java SE. Oferece suporte para todas as funcionalidades de desenvolvimento padrão do Java SE e também para desenvolvimento da Plataforma NetBeans e para o JavaFX 2.2 SDK (ou mais recente), ou JavaFX 8 EA SDK.
Java EE. Fornece ferramentas para o desenvolvimento de aplicações Java SE e Java EE, assim como suporte para o desenvolvimento da Plataforma NetBeans e para o JavaFX 2.2 SDK (ou mais recente), ou JavaFX 8 EA SDK. Esta opção de download inclui também o GlassFish Server Open Source Edition 4.1 e o software Apache Tomcat 8.0.9.
C/C++. Oferece suporte para desenvolvimento nas linguagens C, C++, Fortran e Assembly.
PHP. Fornece ferramentas para o desenvolvimento PHP 5.x e o suporte para o Zend e Symfony Framework.
Tudo. Esta é uma opção de download completa, que contém todos os runtimes e tecnologias disponíveis para o NetBeans IDE.

Instalação

Se você tiver feito download da opção Tudo, poderá escolher exatamente as ferramentas e os runtimes a serem instalados. Clique em Personalizar na página de Boas-Vindas do instalador e selecione e as funcionalidades que deseja utilizar. Para obter mais informações, consulte Instalando o Software.

Fonte do Download

Vá para http://netbeans.org/downloads/.
Na parte superior direita da página, selecione a linguagem e a plataforma na lista drop-down. Também é possível optar por fazer download e utilizar somente o arquivo zip independente da plataforma.
Clique no botão Download para selecionar a opção de download que deseja instalar.
Salve o arquivo do instalador no sistema.

Instalando o NetBeans

Após concluir o download, execute o instalador.
Para Windows, o arquivo executável do instalador tem a extensão .exe. Clique duas vezes no arquivo do instalador para executá-lo.
Nas plataformas Linux, o arquivo do instalador tem a extensão .sh. Para essas plataformas, é preciso executar os arquivos do instalador executáveis com o seguinte comando: chmod +x <installer-file-name>
Se você tiver feito download do bundle Tudo ou Java EE, poderá personalizar a sua instalação. Execute as seguintes etapas na página de Boas-Vindas do assistente de instalação:
Clique em Personalizar.
Na caixa de diálogo Personalizar Instalação, faça suas seleções.
Clique em OK.
Clique em Próximo na página de Boas-Vindas do assistente de instalação.
Na página Contrato de Licença, leia o contrato de licença, clique na caixa de seleção para aceitar e clique em Próximo.
Na página Contrato de Licença do JUnit, se optar por instalar o JUnit, clique na opção apropriada e clique em Próximo.
Na página de instalação do IDE NetBeans, proceda da seguinte maneira:
Aceite o diretório default de instalação do IDE NetBeans ou especifique outro diretório.
Observação: o diretório de instalação deverá estar vazio e o perfil de usuário que estiver sendo utilizado para executar o instalador deverá ter permissões de leitura/gravação nesse diretório.
Aceite a instalação default do JDK para utilizar com o NetBeans IDE ou selecione outra instalação na lista drop-down. Se o assistente de instalação não tiver encontrado uma instalação JDK compatível para ser utilizada com o NetBeans IDE, é porque o JDK não é instalado no local default. Nesse caso, especifique o caminho do JDK instalado e clique em Próximo ou cancele a instalação atual. Após a instalação da versão necessária do JDK, você poderá reiniciar a instalação.
Observação: se a versão do JDK for mais antiga que a JDK 7 Update 10 recomendada, faça o download e instale a atualização mais recente do JDK pela páginaDownloads do Java SE e reinicie o instalador do NetBeans IDE.
Se a página de instalação do GlassFish Server Open Source Edition 4.1 for aberta, aceite o diretório de instalação default ou especifique outro local de instalação.
Se estiver instalando o Apache Tomcat, em sua página de instalação, aceite o diretório de instalação default ou especifique outro local de instalação. Clique em Próximo.
Na página Resumo, faça o seguinte:
Verifique se a lista de componentes a serem instalados está correta.
Marque a caixa de seleção Verificar Se Há Atualizações se quiser fazer na Central de Atualização se há possíveis atualizações e certifique-se de instalar a biblioteca do JUnit durante a instalação (contanto que você aceite a licença na etapa 5.)
Verifique se há espaço suficiente no sistema para a instalação.
Clique em Instalar para iniciar a instalação.
Na página Configuração Concluída, forneça os dados de utilização anônimos, se desejado, e clique em Finalizar.
Observação: se você tiver problemas após concluir instalação do software com sucesso, consulte Diagnóstico e Solução de Problemas para obter descrições e soluções para questões não-resolvidas que poderão afetar o processo de instalação.

Utilização

Para utilização do mesmo, basta abrir a IDE e criar um novo projeto, permitindo assim você começar a desenvolver seus aplicativos!

Bibliografia

https://netbeans.org/community/releases/80/install_pt_BR.html





  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts