duvida sobre kernel

1. duvida sobre kernel

Ronaldo Caldas da Silva
goss

(usa Slackware)

Enviado em 20/11/2005 - 13:26h

Galera me tirem essas duvidas que etão me roubando as noites de sono(sarcarmo), é o seguinte:
Qual a vantagem de se compilar um kernel, alem de se disser com a boca cheia "Eu compilei o kernel 2.6.999 no meu slack 10.200"?
Caso eu me convensa a compilar um outro kernel fará uma alguma dirença compilar "no braço" com todas aquelas opções infinitas ou simplesmente "copiar e colar" como diz em alguns artigos aki do vol?
Pessoal essas duvidas me vieram a cabeça pois temo o slack 10.1 como kernel padrão( 2.4.29)
e funciona todo o hardware sem problemas, por isso nunca me preucupei com isso, e gostaria de saber se há realmente aumento de performace em um kernel otimizado e quais seriam as primcipais escolhas caso se ja feito "no braço"?.
Um abraço.





  


2. Re: duvida sobre kernel

Rafael Gil
rafagil

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/11/2005 - 13:32h

Sim, há um enorme ganho de performance, principalmente se vc fizer as configurações ditreitinho. Mas isso não é tão simples assim de fazer, deve-se tomar muito cuidado ao recompilar o kernel do sistema.

É fundamental que vc mude, nas configurações do kernel o tipo do processador e coloque o sistema de arquivos que vc utiliza como parte do kernel, e não como módulo. E, tire o máximo de coisas que vc não precisa, como PCMCIA por exemplo.


3. Re: duvida sobre kernel

Ronaldo Caldas da Silva
goss

(usa Slackware)

Enviado em 20/11/2005 - 15:41h

Pois é achei um monte de artigos sobre isso no vol, até achei um com tudo explicadinho cada modulo e tals, mas não consegui dei um erro com a placa de video, dai desisti, agora me volto a idéia de recompilar com o kernel novamente, vc indica algum outro tutorial ?


4. Re: duvida sobre kernel

Tiago Salem Herrmann
tiago_herrmann

(usa Slackware)

Enviado em 21/11/2005 - 22:14h

Imagine nos primeiros processadores que só somavam, para fazer multiplicação, era necessário via software somar repetidas vezes para chegar num resultado, com a evolução dos processadores, resolveram implementar a multiplicação diretamente no hardware(o que torna sua execução mais rápida), colocando uma instrução para multiplicar. O que você fazia em 20 instruções, passou a fazer em 1, por exemplo.

Este é um exemplo bem simples de como os processadores vão evoluindo.

Ao se compilar o kernel para i386 ou i486, são usadas somente instruções disponíveis para estes processadores. Se você tem um pentium IV e usa o kernel compilado para i386, não tem problema, porém você não tem toda a performance que as instruções de um pentium IV podem te dar.

Se você compila o kernel para o seu pentium IV, obviamente ele não poderá ser usado num 486, pois o 486 não irá interpretar corretamente todas as instruções.

O kernel do slackware atualmente vem por padrão com o kernel para i486, para garantir que todas as pessoas possam usar. É uma balança, quanto mais genérico for, maior a compatibilidade e menor o desempenho. Quanto mais específico, maior o desempenho e menor a compatibilidade.

Este é o motivo pelo qual uma recompilação de kernel melhora o desempenho, porém, não basta só recompilar, tem que saber o porquê da recompilação para melhor otimizar.


5. Re: duvida sobre kernel

Geraldo José Ferreira Chagas Júnior
gjr_rj

(usa Debian)

Enviado em 05/03/2008 - 11:49h

Já tinha visto várias explicações sobre a compilação do kernel, porém essa do tiago_herrmann achei excelente, vou até usar quando precisar explicar para alguém.


6. Re: duvida sobre kernel

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/03/2008 - 21:48h

Quando compilei a primeira vez usei esses dois artigos:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3938
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3952

Logicamente algumas modificações são necessárias, pois são de um tempo atrás, mas nada que uma pequena pesquisa não resolva. Logicamente, até aprender a deixar o teu kernel redondinho pra tua máquina, vais fazer algumas besteiras, mas ae é só recompilar. Seguindo um dos artigos, você não perderá o kernel atual, se fizer besteira é só "bootar" ele.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts