Todo esse mundo muito louco

1. Todo esse mundo muito louco

Breno
Rezendebt

(usa Slackware)

Enviado em 16/07/2017 - 18:35h

Olá, amigos, queria somente deixar um relato de algo muito esquisito que ocorreu comigo semana passada. Tenho um notebook com o bom amigo Slackware instalado num ssd bootando em uefi. Como estava precisando de uma distribuição live bem levinha que já viesse com uma suite office pré-instalada pra fazer uma coisinha no trabalho, peguei um desses populares 'Mint' da vida com xfce, fui pela comodidade mesmo, como era coisa de minutos, não esquentei a cabeça com muita coisa. Beleza, baixei a iso, joguei as informações pra dentro do pendrive com o hyper-tradicional 'dd' e boa, vida que segue. Reiniciei o note, entrei na bios e setei o boot pra legacy pra testar a instalação live do pendrive. Jóia, funcionou que é uma beleza.

Agora que já havia testado o pendrive, bastava voltar a bios pra Uefi, e voltar para o Slackão velho de gerra, certo?... Não! Errado! Não é que quando eu tentei iniciar a máquina pela UEFI, o pc não reconhecia nenhuma unidade válida de boot!!!!!??? Como assim??? Bom, então, tive de pegar um cd de instalação do slackware 14.2 que nem sei de que data era, pra tentar recuperar o estrago. Fui logo montando as partições e vendo se o hd não tinha miado, (ssd novinho, 6 meses de uso, impossível, mas enfim, melhor checar, né.). A princípio tudo estava correto, fui até o fstab e ele estava lá, todo certinho, a partição gpt na cabeça do hd estava lá certinha com os arquivos que, teoricamente, deveriam fazer o sistema iniciar.... então, pensei, depois desse acesso, surgiu uma vã esperança que o sistema ia bootar novamente. Certo? Talvez, mas com algum ceticismo constatei que não rolou. Aí botei o cd do slack de novo no drive e tentei reinstalar o elilo do prompt, e... nada... nesse momento decidi que o jeito era partir pra ignorância: Fui direto no setup de instalação, reescrevi o fstab sem formatar as partições e dei uma de malandro pulando lá para a parte final de configuração do sistema. Repeti a parte final da configuração como se o sistema tivesse sido instalado do zero. Na hora que foi reinstalar o elilo o [*****] identificou a antiga entrada de inicialização, mas como não estava reconhecendo nada mesmo, mandei substituir tudo. Reiniciei o sistema conforme manda o protocolo e... pimba! Bootou certinho!

Agora vejam bem que loucura, não tenho uma idéia formada sobre como isso aconteceu, mas reconfigurei a entrada de inicialização através de um cd velho, com kernel desatualizado, nem sei de que data, e ele fez o sistema voltar ao normal e inicializar com o kernel atualizado que eu já havia instalado pelo upgrade-all...

De toda essa confusão, até agora não sei o que ocasionou o problema inicial, nem sei bem ao certo como esse cd antigo entendeu que o kernel que estava lá era o novo, o fato é que funcionou. Só queria compartilhar a louca experiência desses últimos dias.


  


2. Re: Todo esse mundo muito louco

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 17/07/2017 - 00:01h

Veja bem, provavelmente deve ser alguma configuração no UEFI que reconheceu o Kernel antigo.
Ou quando você reescreveu o fstab SEM formatar as partições, provavelmente no UEFI estava lá a tabela de partições e ele reconheceu utilizando o Kernel atual.
Ou talvez o Elilo (gerencializador de inicialização) reconheceu a tabela de partições. Veja bem, o Elilo é o Lilo com suporte à UEFI, talvez tenha sido esse o problema.
São minhas sugestões.


3. Re: Todo esse mundo muito louco

João Batista
ryuuzaki42

(usa Slackware)

Enviado em 17/07/2017 - 09:24h

Já li muito sobre problemas ocorridos com o UEFI "ativo", assim nem animei testar ele no meu sistema. kk

Sobre problemas ocorridos no Slackware, o macete:
 huge.s root=/dev/sda1 rdinit= ro 

Lá do início do boot por DVD/CD, já me ajudou muito. Resolvendo alguns problemas com Lilo, Kenerl e afins.

Com UEFI talvez só depois de resolver os problemas que ele tiver para ele talvez funcionar kk.

Pra você, qual seria a melhor vantagem do UEFI?
Flw






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts