Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

1. Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

cristopher
clac

(usa openSUSE)

Enviado em 13/01/2011 - 09:42h

Bom, estava pensando em testar várias distros, inclusive o slackware (por causa de um artigo do Gedimar), mas vi que não tem gnome (eu não consigo gostar do KDE, nem mesmo no openSUSE).
Não tem mesmo gnome?
E tem alguma outra distro, que seja um slack com gnome (ubuntu=gnome, kubuntu=kde)?
E se for, é identica ao slackware em tudo (fora usar gnome), como atualizações, kernel e tudo mais?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2011 - 20:33h

Olá clac. Desculpe eu ter demorado pra lhe responder, é que eu chego do trabalho só as 8 da noite.

Então, vou tentar esclarecer suas dúvidas, não que os colegas que já contribuíram não possam fazer o mesmo e até melhor :)

A interface, "por cima" do LXDE parece mais com o Gnome, mas é só a aparência, acho que o openbox que ele traz contribui bastante pra isso. O LXDE, apesar de ser mais bonito que o XFCE, é bastante minimalista, e se você quiser manter apenas ele instalado no seu Slack, vai ter que pesquisar bastante por programas mais simples que não "poluam" o seu LXDE com dezenas de libs e deps de outras interfaces. Porém o LXDE é MUITO MUITO rápido, é uma maravilha mesmo, nesse sentido.

O XFCE, depois de Gnome e KDE, é a interface mais completa, tem vários programas nativos muito bons, que podem suprir suas necessidades por completo, sem precisar de um monte de pesquisa pra encontrar o programa ideal para aquilo que deseja fazer.

Eu diria que nenhum dos dois se parecem com o Gnome, cada interface traz suas próprias peculiaridades. Todas vão exigir um tempo de adaptação e uma certa quantidade de pesquisa para que você se adapte totalmente à ela.

=====================

Quando eu digo que só trocaria o LXDE por uma interface maior se fosse pelo gnome deve-se por dois motivos:

1º O gnome apresentou um excelente desempenho no meu Slackware 13.1. Além disso, pelo fato de eu tb usar Ubuntu, as coisas ficam mais fáceis pra mim.

2º Meu notebook tem um processador muito fraco e não suportou muito bem o KDE. Certa vez eu habilitei alguns efeitos no KDE e o mesmo ficou muito pesado para a minha máquina. Até mesmo sem nenhum efeito gráfico, o KDE roda com bem menos desempenho que o próprio Gnome.
Se algum dia, Deus me abençoar e eu puder comprar um notebook mais forte, com certeza tentarei usar o KDE novamente, por motivos de aprendizado.

==================

Antes que eu me esqueça, o LXDE não vem no DVD do Slack, você precisa baixá-lo do seu site oficial ( http://lxde.org/ ) e instala-lo com o pkg. Mas esse é um procedimento muito simples de se fazer.

=======================

"Mais uma coisa" (como diz o avô do Jackie Chan), eu fiz um CD personalizado do Slackware com o LXDE, e a imagem ISO ficou com menos de 600 mb de tamanho. É bem provável que eu não conseguisse o mesmo caso tentasse com KDE ou Gnome.

Lhe passei as minhas impressões, evidentemente que só mesmo as suas experiências que vão lhe mostrar qual a melhor interface para o seu Slack.

Abraço

3. tem

sombriks
sombriks

(usa Slackware)

Enviado em 13/01/2011 - 10:00h

http://gnomeslackbuild.org/

ah, e uma distro idêntica, mas voltada para o desktop e uma comunidade ao estilo "todo mundo pode, todo mundo contribui":

http://zenwalk.org/


4. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

cristopher
clac

(usa openSUSE)

Enviado em 13/01/2011 - 10:09h

Obrigado, mas instalando o GNOME no slackware, com este GNOME SlackBuild, vou perder alguma coisa (desempenho ou estabilidade)?




5. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2011 - 10:14h

Se você não gostou do Gnome no openSUSE vai detestar o Gnome no Slack. Já fiz isso, fica medonho de tão feio.
O tempo de instalação é enorme e não compensa.
Mas nada impede de instalar e depois personalizar, é com você.

Caso queira instalar, o desempenho e estabilidade do Slack não serão afetados. O pacote será baixado do Slackbuilds.


6. perda?

sombriks
sombriks

(usa Slackware)

Enviado em 13/01/2011 - 10:19h

Olá,

O que posso falar é da minha experiência, tenho gnome no slack de casa e do trabalho e embora ele seja mais lento que os equivalentes de outras distro não tenho reclamações adicionais.


7. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

cristopher
clac

(usa openSUSE)

Enviado em 13/01/2011 - 10:19h

Izäias , eu adorei o gnome no openSUSE. Disse que não gostei do KDE nele (dizem que o KDE fica ótimo no openSUSE, mas não achei).
sombriks, o slack fica mais lento com gnome? Eu achava que ia ficar mais rápido... Pelo que eu li no artigo do Gedimar, o slack só não é perfeito (para mim) por não vim nativo com o gnome.


8. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

sombriks
sombriks

(usa Slackware)

Enviado em 13/01/2011 - 10:39h

eu senti tanto no trabalho quanto em casa uns segundos a mais no tempo de boot; uma vez que a sessão abre, é um gnome formidável.


9. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2011 - 10:45h

Sombriks, quero aproveitar que está no tópico para agradecer-lhe. Foi com uma dica sua em outro tópico um tempo atrás, que hoje consigo conexão.
Neste referido tópico você orienta a zerar as configurações do 'netconfig' para que o 'pppoe' possa funcionar sem interferência no Slack. Valeu!!!
Para lembrar: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Slackware/slack-nao-conecta

Voltando, não sei se é porque minha instalação do Slack é recente, mas me pareceu que estava no Ubuntu, com relação a desempenho, não notei lentidão e me pareceu normal. Mas cada caso é um caso. De toda forma, não achei legal, Slack por enquanto só com KDE(pra mim, claro).

Se fez a instalação 'Full', tente os outros ambientes já instalados.
Se quiser tentar não vai comprometer nada, no terminal: #xwmconfig
Reinicie a sessão, para voltar faça o mesmo processo.


10. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

Victor Pilotto
victor.p

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/01/2011 - 10:52h

Você pode tentar o Slackware com o Xfce, usei por muito tempo assim, gostei bastante e o xfce é muito leve


11. resolvido

cristopher
clac

(usa openSUSE)

Enviado em 13/01/2011 - 11:54h

Ainda sou bem iniciante, achei meio complicado ter que configurar tudo na mão mesmo. Vou ficar com uma distro mais fácil, que é o gentoo. rsrs Na verdade vou ficar com o openSUSE com o qual estou satisfeito por mais um tempo, dai sim, vou partir pro slackware.


12. Re: Slakware- ambientes graficos [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2011 - 12:29h

Sei que o tópico já está resolvido, mas...

O "problema" do Gnome para slack (digo problema entre aspas, pois não existe problema nenhum nele, na verdade) é que ele vem bastante cru.

Ele não tem toda essa integração de aplicativos que você encontra em um Gnome nativo. Você memso vai ter que ir lapidando o seu gnome no slackware.

Talvez a vantagem dele é que você pode baixar os pacotes manualmente, e não instalar o gnome por completo. Digo, ir instalando apenas os aplicativos que você mais usa. Ex: Poque instalar o totem se você já possuir o VLC, entre outros casos.

Eu já usei Gnome no Slack, mas o abandonei para usar apenas o LXDE como interface gráfica. Porém, se algum dia resolver usar uma interface maior no Slack, com certeza será gnome ou XFCE (aguardo ansioso pelo gnome 3).

Izaías, realmente o Gnome recém instalado é feio, hahahahah. Bota feio nisso, mas pra quem já está acostumado com o gnome de outra distro, é bem mais fácil de deixar o Gnome do Slack bonitinho.

Abraço



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts