Novo por aqui

1. Novo por aqui

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/04/2008 - 12:01h

Olá pessoal!

Acabei de instalar o Slack 12 para testar. Uso Ubuntu, mas quem sabe não acabo preferindo o Slackware?

Então quero tirar umas rápidas dúvidas.

1) Peguei o Slack 12, que vem com o KDE. Sou acostumado com o Gnome, ainda mais por causa do Compiz. Há como usar o Gnome no Slack 12? Ou o pessoal sugere que eu fique e tente colocar compiz no KDE?

2) Sempre usei pacotes deb e o apt-get. Agora é RPM mas não conheço nada sobre. Algumas dicas?

3) Esse é o grande negócio: minha placa é ATI x800. No ubuntu, posso ativar os drivers restritos. No slack, não sei como fazer isso nem se é possível. Não vale a pena ficar no slack com a minha placa sem usar o que ela oferece. POr ora, estou usando o vesa, mas alguém pode me dizer como fazer para usar o driver ati?

obrigado e espero que não seja incômodo!

Abraços
Lucas


  


2. então

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/04/2008 - 12:17h

Não vejo vantagem nenhuma usar slackware hoje a não ser que tenha uma maquina lenta ou precise realmente de muita otmização ou ainda montar um server "enxugado". Para desktop não vejo necessidade, mas não vamos entrar neste mérito, pois vale você instalar e testar slackware (eu usei ele por 6 anos como desktop e as versões eram 7 e 8).
Sua placa de video, terá de baixar o driver do fabricante e vai apanhar um poco para instalar, talvez seja necessário uma compilação do kernel. Como não tenho experiencia com esta placa, deixo para os amigos.
Você pode usar o gnome, porém o slack vem integrado com o KDE. Não vejo vantagens todo o trabalho que terá a colocar o gnome no slack visto que tem distro pronta com ele.
Pacotes RPM são pacotes Red Hat e não do slack. No slack geralmente se baixa os fontes e compila tudo. Porém hoje tem o slapt-get. Tem tbem como extrair os binários do rpm e utilizar. Como parei na versão 8 do slack não posso afirmar se ele tem um esquema pra lidar com as dependências a partir de um rpm.

Tenha em mente testar e aprender a usar o slack mas não que VOCÊ PRECISA migrar para ele. Slackware é uma boa distribuição e util para muitos casos, mas a melhor distro pro usuário é a que ele melhor produz e mais se identifica. Usar slackware não significa saber linux e todo linux é bom dentro do seu uso, não é tipo uma evolução que você precisa primeiro usar linux user-friendy e depois ir migrando para os mais "geeks".

Boa sorte!


3. uso Arch linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/04/2008 - 12:43h

em algumas coisas concordo com o amigo,
em outras discordo !!!!!!!
dê uma olhada nesse link, vai te ajudar com a instalação de pacotes, instalação do gnome e etc....

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7581


4. Re: Novo por aqui

Eli Carlos
last_evolution

(usa Slackware)

Enviado em 03/04/2008 - 13:09h

Só acrescentando que no Slackware também existem pacotes pré-compilados como os RPM do RedHat, são os pacotes .tgz. No site www.linuxpackages.net você encontra uma gama enorme de programas pré-compilados para Slackware, existe também um programa chamado slackpkg que se assemelha bastante ao apt-get e pode ser encontrado na pasta extras no DVD de instalação do Slackware.
Se você quer ir mais afundo no mundo Linux e conhecer de verdade o sistema sem usar ferramentas gráficas para fazer tudo para você, aconselho começar a usar o Slackware. No começo você apanha um pouco mas depois ele se torna muito produtivo assim como qualquer outra Distro mais voltada aos Desktops.

Abraços!


5. Re: Novo por aqui

Sérgio Abrantes Junior
pelo

(usa Debian)

Enviado em 03/04/2008 - 13:34h

Meu caro,

O Gnome foi retirado sim do Slackware.
Para isso, terias que baixar o fonte e compilar :D
Quanto ao problema dos pacotes, de uma olhada em www.slackpkg.org que segue a idéia do apt.

Sérgio Abrantes
[]'s


6. Re: Novo por aqui

Eliz
eliz

(usa Slackware)

Enviado em 03/04/2008 - 15:07h

Tem pacotes prontos do Gnome, para slackware.
Procure por dropline e gslack :D

Qto à sua placa, eu sinto mto, mas não sei ajudar.


7. Certo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/04/2008 - 15:13h

É, na verdade estou satisfeito com o Ubuntu, usuário caseiro que sou. Mas também sou curioso e como o Slack é bem elogiado, resolvi tentar. Não gostei do Suse nem do Fedora, então ...

Reconheço que o Slack mesmo com KDE parece mais rápido, mas o meu Ubuntu já está bem personalizado e imagino que isso possa causar certa demora.

Para vc ver... eu achava que os pacotes usados pelo slack eram RPM.

Bem, o KDE parece mais cheio de coisa. O Gnome é bem simples, com um estilo mais clean. Quem sabe eu me acostumo.

vou ver os links e retorno!

obrigado pessoal!





8. uso slack

Fabio Moreno
shakur

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/04/2008 - 16:39h

ola amigo venho aki dizer
q o slack e uma otima distro
nao gosto do ubuntu
o slack sim tem um gnome tem varios topicos aki pra te ajudar
quanto a o pacote eo tgz
ele e muito bom e é encontrado no linuxpackages.com.br
la tem muitos deles
manu o slack e muito bom na minha opiniao melhor q qualquer debian da vida
outra coisa q percebo e q toda vez q venho pedir ajuda no vol me falam de pacotes debian de um apt-get e tal
nao to aprendendo nada cum isso entao eu prefiro muito mais meu slack com meus erros de compilaçao
e pra qm diz q slack nao serve pra desktop

o ubuntu na minha opiniao e pior q nao deixa nem nos escolhermos oq keremos na instalaçao
e o conceito de dependencias muitas vezes quebra as pernas
o negocio e compilar
flw vai pro slack e vc ta feliz


9. o lance não é servir ou não

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/04/2008 - 17:14h

o slack serve bem pra desktops, mas se você tem uma maquina boa e é um usuário caseiro, mtas vezes ele se torna improdutivo pois tem mto software que não vai ter pacote pronto para ele e vc acaba perdendo tempo baixando todas as tralhas que precisa pra compilar, depois toda a dificuldade e no final não considero isso como mto aprendizado pq instalar programa X ou Y no slackware não é nada mais que instalar um programa seja você compilando ou através de um pacote pronto. Tempo é dinheiro.
Agora se você não tem nada pra fazer e tem tempo de sobra ai a história muda. Eu tinha motivo pra rodar slackware de sobra pois tinha um K6-2 400Mhz com 64Mb de memória e queria rodar ambiente grafico para desenvolvimento java com TOMCAT+JBOSS+MYSQL. Queria ainda rodar alguns softwares via wine como o office pois na época não existia openoffice (era staroffice e era um lixo completo). Sem dizer que eu precisava otimizar os pacotes instalados pois tinha um hd de apenas 4GB. Rodava WindowMaker nele (na epoca ainda não tinha sido descontinuado) e rodava JBuilder pro java (na epoca eclipse estava bem no começo). Agora se você tem uma [*****] de uma maquina e quer encher de efeito na maquina usar slackware você não vai ter tanto beneficio pois qualquer linux da pra otimizar o kernel e os programas. Na verdade você só vai perder tempo na hora de testar mto programa e no final das contas como eu disse tempo é dinheiro.
Pra aprender linux não precisa ser slackware.
Se quer aprender algo util aprenda alguma tecnologia, aprenda a programar, ou simplesmente aprenda linux, recompilando o kernel, configurando as coisas de diversas maneiras.
O Slackware é sim uma ÓTIMA DISTRO, mas pra muitos usuários ele é INUTIL.
Ah eu não vejo graça nenhuma em compilar programas, a maior parte é 3 comandos basicos ./configure, make e make install ai reclama de um monte de lib, você baixa uma a uma perde um [*****] tempo, vai la e instala elas uma a uma, ai vai depois e configura uma a uma e vai e compila o programa, tudo isso é perder tempo pois cada programa é diferente do outro e além de que isso pode ser feito com qualquer distro.


10. Re: Novo por aqui

Eli Carlos
last_evolution

(usa Slackware)

Enviado em 03/04/2008 - 17:22h

Mas então cara...como você disse, qualquer distro server pra aprender Linux...basta recompilar e configurar e tal...só que no Kurumin por exemplo, tudo é feito em background, o usuário não sabe o que realmente está aconcetendo, como no windows. Mas como ele disse o objetivo é aprender, então na minha opinião acho que o Slackware é uma distro que, da trabalho, muito trabalho mas que te "força" a aprender.

Abraços!


11. então

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/04/2008 - 17:30h

tem varias distros que as coisas são feitas em "background" mas nada as impede de fazer na mão.
Eu comecei no linux no slackware na versão 3, tentei mudar pro red hat na epoca do slack 6 e não consegui, tentei mudar pro conectiva na epoca que começou a bombar e não consegui, tentei mudar depois pro debian não lembro nem a versão pq faz tanto tempo e não consegui. Só consegui foi no ubuntu que realmente vi que ganhava alguma produtividade (to no ubuntu faz 1 ano mais ou menos).
Como eu vim do slackware, tirando a instalação e grande parte das coisa que utilizo o apt-get ou pacotes .deb (dpkg -i) muita coisa eu faço "na unha" pois aprendi assim com o slackware. Não lembro de nenhuma ferramenta grafica que andei abrindo no ubuntu pra configurar. Se o cara quer aprender, é só ele fazer na unha e ignorar as "facilitadores de configuração". O detalhe que o slack obriga a fazer na unha, mas mtas vezes isso não faz o cara aprender, pois ele vai pegar um tuto pronto na net, copiar e colar e nem imaginar oque ta sendo feito. Muitas vezes ta detonando com o sistema sem nem saber oque ta fazendo e acha que ta "abafando" pq usa o slackware. Acho que qualquer "ferramenta grafica" que facilita o uso foi feita pra ser usada, mas é bom saber como fazer "na unha". Pra isso um bom livro pode ajudar. Lembro qdo instalei(vi) linux a primeira vez com um tutorial de BBS (na epoca internet estava no começo) e qdo comecei a usar mais seriamente foi com um livro que explicava passo a passo tudo a fazer e era slack 3.6. A intenção não foi ir só executando os comandos mais aprendendo e poderia ter sido qualquer linux, só que na epoca existiam poucas distros.
Não to dizendo que slack não vale a pena, como falei pra ele, testa, usa, tire suas conclusões. Pra mim eu considero improdutivo usar slack hj, mas pode ser que amanhã eu veja necessidade de voltar para ele. Só acho que pra muitos usuários ele não vai agregar mta coisa a mais.


12. e ah

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/04/2008 - 17:34h

Amigo, quando fala:
>>manu o slack e muito bom na minha opiniao
>>melhor q qualquer debian da vida
Lembre-se: Todos são linux. Nada impediria (com algum tempo) de transformar qualquer slack em debian e vice e versa (embora totalmente improdutivo fosse isto). Seria melhor discutir que é mto melhor usar kernel 2.6 doque kernel 2.4 embora eu discorde pois o kernel do linux consideravel realmente estavel pra aplicações de alto risco é ainda o kernel 2.2. Ou comparar ser melhor usar linux doque windows, mac os, free bsd, solaris ou qualquer outra coisa.
Distro tem ferramenta pra facilitar mas no final tudo é linux. Se o cara usa linux é oque importa. É verdade que tem distro que vem com um monte de lixo? Sim. mas lixo pra alguns, coisa boa pra outros. Cada um tem que usar a distro que mais se identifica e mais facilita e lhe da produtividade. Afinal computador foi feito pra economizar tempo, ja que tempo é dinheiro.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts