Falta de repositórios

1. Falta de repositórios

Davidson Rodrigues Paulo
davidsonpaulo

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/10/2005 - 12:26h

O Slackware teria tudo pra ser o sistema perfeito, não fosse um único detalhe, que é a falta de repositórios decentes de pacotes para a distro. "Ah! Mas e o LinuxPackages.net?" você pode dizer, mas não, por melhor que seja, está longe de ser o ideal. Para outras distros sempre se acha pacote pré-compilado pra tudo o que se possa imaginar, mas pra Slackware, às vezes temos que recorrer à compilação e ao checkinstall pra criar o pacote.

O que vocês acham? Não falta uma iniciativa de montar um repositório realmente bom? Opinem. Abraços!


  


2. Concordo

Ronaldo Caldas da Silva
goss

(usa Slackware)

Enviado em 04/10/2005 - 08:09h

É realmente um ponto a menos pro slackware essa falta de repositórios, mesmo usando vários mirrors pelo swaret ou slapt-get é dificil achar aquele pacote menos conhecido. Se alguem tiver ai um mirror quase perfeito me avise que estou a procura


3. More or less

José Lopes
forkd

(usa Debian)

Enviado em 04/10/2005 - 09:21h

Eu adoro compilar programas, tive de instalar o Apache, PHP e o MySQL outro dia e só baixei os códigos-fonte pra compilar. É bem verdade que isso é uma tristeza, pois de vez em quando dá uns erros muito doidos e ter um pacote .tgz pra instalar é fácil demais, mas a assência do Slack é essa... Acho que foi por isso que eu me apaixonei por esta distro.


4. questão de filosofia?

Eliton Claus
internero

(usa Slackware)

Enviado em 04/10/2005 - 09:41h

Bom... ao meu ver isso é muito mais uma questão da filosofia do Patrick...

Analisemos: o Debian possui um mundo de pessoas para enpacotar programas (oficial e extra-oficialmente). E com isso ele possui pacotes para praticamente qualquer programa.

Já o Slack traz consigo a idéia de que você tem que fazer por si mesmo (o que nem sempre é verdade).

Eu vejo que realmente não existem repositórios bons. Apesar do linuxpackages.net ser grande, não há garantia alguma nos pacotes ali hospedados. Digamos... para usar em casa até tudo bem. Mas você confiaria usar pacotes dali seu servidor? Eu não.

Durante o 2º SlackwareShow em SP eu estive discutindo exatamente esse tema com um pessoal de Diadema/SP e nossa conclusão foi de que falta alguém para dar o start a esse processo.

Fica aqui a deixa... vamos nos engajar num projeto para fazer pacotes para o slack?


5. Criar um repositório

Davidson Rodrigues Paulo
davidsonpaulo

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/10/2005 - 09:58h

Há tempos eu tenho uma idéia de montar um repositório realmente eficiente, mantido pela própria comunidade. Basicamente, um lugar onde as pessoas fazem requisição de pacotes e outras compilam esse pacote e enviam o TGZ. Cada pacote disponibilizado seria avaliado, de forma que aqueles que recebessem notas muito baixas fossem excluídos, zelando assim pela qualidade.

É um resumo superficial. A coisa é muito mais trabalhada, mas em breve quero trabalhar nisso aí. Que vocês acham ?


6. Ai vcs tem uma "briga".

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/10/2005 - 10:06h

O grande chato do Debian é que os pacotes são gigantes justamente por serem compilados com diversas opções (importante: os pacotes de menor busca para outros existem as versões (php-mysql,php-postgre)e ainda tem a briga do caso "arquitetura", e as opções as vezes são inumeras (já deram um ./configure --help no firefox....)), intaum, a ideia é otima mas vamos pesar bem antes de começar um projeto.


7. Repositório Brasil

Livio Figueiredo
liviocf

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/10/2005 - 10:22h

Seria muito legal se realmente essa idéia virasse realidade, principalmente aqui no Brasil onde computadores "mais velhinhos" tentam rodar com Slack, mas falta um empurrãozinho! Se esse repositório virar realidade contem comigo, pois gostaria de ver o Slackware virar mania nacional, como o Kurumin virou, principalmente pela facilidade de instalação de novos programas!!


8. Mudar Filosofia

José Roberto
jragomes

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/10/2005 - 12:24h

Gosto muito do Slackware, aprendi muito com ele. Mas a filosofia do Patrick de ter uma Distro de um homem só é ruim. Eu acho que o Slackware ficaria muito melhor se usasse repositórios como Debian e Fedora. Imaginem, aliar a agilidade, velocidade e estabilidade do Slackware a um repositório gigantesco.


9. Re: Falta de repositórios

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/10/2005 - 13:12h

É, a falta de um repositório sério e confiável
é bem grave no Slackware.
Como já foi dito, mesmo que se consiga fazer
um programa funcionar, será que ele é seguro
o suficiente para ser usado em um servidor,
por exemplo?
Seria bom se pegassem a idéia do Gentoo,
que permite acertar as opções de compilação
usando algumas variáveis de ambiente.


10. Concordo tb..

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/10/2005 - 21:30h

Concordo com a idéia de todos vcs e a do eljunior. Eu amo o Slackware. A única distro que foi paixão a primeira vista, hehehe :-)

O que nós podiamos fazer, seria fazer um semelhante ao sistema do Gentoo, onde pode se escolher opções de compilação. E também, um repositório com isso. :]

Talvez pudesse ter uma repercurssão mundial e o Patrick incluísse na distribuição \o/, hehehe :-)


11. filosofia

Thiago Nobrega
thiagonobrega

(usa Slackware)

Enviado em 04/10/2005 - 21:59h

concordo com o internero.

Acredito que montar um repositorio para slackware e muiiito complicado uma vez que a ideia do slackware e não ter um repositorio.

ex : se eu quiser o pacote amule , ele depende do wx(alguma coisa que esqueci) que depende de outra gcc do gtk , ecada pacote desse pode ser compilado diferentemente... Dai ja viu mesmo compilando estatico vai dar um no terrivel :D

[]'s


12. Re: Falta de repositórios

Hugo Doria
hdoria

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/10/2005 - 01:21h

Que tal começarmos a bolar um projeto para isso?



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts