Distro Linux VOL???

1. Distro Linux VOL???

Henrique
slackware_explor

(usa Slackware)

Enviado em 02/02/2009 - 09:42h

Blz pessoal do Vol, bem tudo que irei falar agora pode ser um pouco ideiologico, mas vamos nessa.
Bem, hj em dia ha muitas distros na net, muitas que tem gente que não aguente mais ver a pesada lista do distrowatch com 300 e tantas distros.
Ai, vem um proposta, aqui no VOL tem muita gente que entende muito de linux, não sei se isso é besteira, mas porque que nos não juntamos os nosso conhecimentos e concentramos em um projeto???
Sei que muitos iram falar, para que aumentar mais uma distro na distrowatch???, bem, ok iremos aumentar essa lista causando um poluicão visual no site, mas arriscando a criar um distro, essa distro pode se tanto uma poluicão visual, quanto uma das primeiras ou ate a primeira, em primeiro instante o ideal era pensar bem sobre isso.

Antes de postar uma critica negativa, pense que isso seria poderia ser ate positivo para sua vida profissional, falei que isso seria muito ideiologico.


  


2. É uma boa

Robson konqueror
konqueror

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/02/2009 - 12:10h

Uma boa pedida mas não sei se meu humilde conhecimento poderá ajudar em um projeto genial como esse abs


3. Re: Distro Linux VOL???

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/02/2009 - 12:12h

acho mais fácil, e mais inteligente fortalecer as já existentes.

ou então fazer um remix de alguma outra distro, mas apenas pra atender às necessidades brasileiras.

é isso.


4. olha

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/02/2009 - 12:32h

distro mesmo eu só conheço 4... red hat, debian, slackware e gentoo...
O resto é "imitação", ou "personalização" como queira chamar... fedora, suse, open suse, conectiva, mandriva etc... não deixam de ser um red hat...
ubuntu não deixa de ser um debian...
e por ai vai...
claro tem algumas minimalistas que fogem do assunto... o legal da liberdade é isso, por isso sou tbem contra padrões... padrões acabam com a liberdade, forçam fazer uma coisa que pode ser bom hoje mas ser uma má idéia amanhã... a falta de padrões é o principal motivo que diferencia o software livre do proprietário... lógico... existem padrões e devem ser seguidos, mas nada impede que eu crie meu "novo padrão"...
eu acho que uma distro nova precisa de uma ideia "revolucionaria" inovadora... etc... para valer a pena... igual o gentoo fez (apesar de estar em crise).
Esse negócio de remasterizar distros acho que de nada adianta... é melhor contribuir com alguma distro ja em andamento... essa é minha opnião.


5. Re: Distro Linux VOL???

Douglas Giorgio Fim
douglas.giorgio

(usa Fedora)

Enviado em 02/02/2009 - 12:32h

seria bacana

mas axo q deveriamos pegar o kurumin e dar seguencia, e nao ficar c matando para criar um novo

poderiamos pegar o kurumin, fazer umas mudanças e criar o LINUX VOL

xD

agr soh nao sei como eu irei ajudar, pq nao manjo praticamente nada, mas dou todo o meu apoio, e irei ajudar em tudo q estiver ao meu alcance

eh soh alguem dar iniciativa

flw


6. Re: Distro Linux VOL???

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/02/2009 - 12:38h

Causa apoiada.


7. Re: Distro Linux VOL???

Fernando
murky

(usa Slackware)

Enviado em 02/02/2009 - 13:13h

Mas so se for em cima do Slackware.


8. Distro Nova

João Gabriel
joao_15

(usa Arch Linux)

Enviado em 02/02/2009 - 13:20h

Mas eu acho que para criar uma distro que possa a vir ter uma aceitação grande, e não fique muito parecida com outras (usuários gostam de coisas diferentes, muitos deles usam o Linux por causa disso também), poderia se criar um nove ambiente de trabalho. Com base em pesquisas feitas aqui mesmo no VOL. Pois assim seria uma distro "feita" por todos.Para se criar uma distro realmente nova seria interessante que ela viesse nos moldes from scratch. Aí sim seria algo realmente inovador.

Interface nova (a gosto dos usuários) + base do sistema nova = Uma distro que poderia ganhar espaço e crescer muito entre os brasileiros.

até mais.


9. Re: Distro Linux VOL???

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/02/2009 - 13:26h

perdoe se eu estiver errado...
Mas o Arch não é baseado no Slackware?
Talvez eu esteja enganado...

Enfim...

A ideia de uma distro do Vol é legal, ou de dar continuidade ao Kurumin...

Embora eu concordo também com a ideia de simplesmente remasterizar uma distro já pronta, personalizar uns papeis de parede, e dar um outro nome, não seria uma coisa que fosse acrescentar em nada...


10. Re: Distro Linux VOL???

Rafael Silva de Santana
fulllinux

(usa Slackware)

Enviado em 02/02/2009 - 13:31h

Muito boa a idéia...hehe mas desde que seja baseado em uma distribuição bem raiz, tipo uma Slackware quem sabe, acho valida a idéia porem acho que seria muito horas acordadas hehe, e se ela for levar o nome de VOL mesmo, com certeza o Fábio vai ter que administrala e não sei onde ele conseguiria arrumar mais tempo heim!!!

Mas a idéia é mesmo boa, assim todos os usuários VOL falariam a mesmo Lingua...hehe

Abraços!!!


11. Re: Distro Linux VOL???

Henrique
slackware_explor

(usa Slackware)

Enviado em 02/02/2009 - 13:35h

Aew, esse negocio de imitacao no open source sempre tera, pq é mais facil pegar o source de um programa e copiar ou ultilizarmos na integra.
So que eu não estava pensando em um copia, nem em um fato revolucionario, mas uma interecão dos membros do VOL, porque com a "mão-na-massa" para construir um distro estaremos criando um estudo coletivo sobre o open source e linux.
Lembrando isso é talvez so um comeco, mesmo sem nenhum projeto inicial, o futuro depende de nos, é como eu falei, se nos criarmos coisas interessantes a distro ficara entre as 10 do distrowatch se for ruim nem entre as 70, depende ne nos.


12. Re: Distro Linux VOL???

Marcos Ramos
marcos.ramos

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/02/2009 - 13:48h

Ressucitar o kurumin? não, não acredito ser uma boa idéia.

Agora um linux from scratch, ala VoL seria interessante... talvez não pra competir com as 1000*n distros que existem por aí, mas simplesmente como um "exercício de liberdade" coletivo. Assim eu concordo em fazer, seria muito interessante, além de dar oportunidade à todos aprenderem a dissecar o pinguin.

A questão é: quem vai colocar a cara a tapa e tomar as rédeas do projeto? Não acredito que seja o Fábio, tempo é uma coisa que ele não tem muito.

Bom o que eu posso fazer é alguma artwork aqui, uma documentaçãozinha ali, uns pacotinhos acolá, um pythonzinho por aí, etc.

[e respondendo à pergunta: arch linux foi feito from scratch, ele é um misto das filosofias do debian, fedora e slack(assim eu penso), tem sua própria arquitetura, seu próprio gerenciamento de pacotes, etc.]






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts