Distribuicao - Volta ao Linux

1. Distribuicao - Volta ao Linux

Alexandre Curatola
curatola

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/09/2007 - 14:41h

Pessoal,

Aqui estou eu na minha retomada ao mundo Free. Fui usuario do Linux (Slack) por 2 anos, nao me considero iniciante e ja estou de certa forma acostumado com o Slack. Mas agora vou fazer uma pergunta pra galera mais experiente que eu. Voltando a ativa, com muitas distros que nao conheco, queria saber a recomendacao de voces sobre os seguintes aspectos: (Para migrar do windows totalmente preciso)

1. Interoperabilidade Office
2. Suporte a Webcam Quickcam Express da Logitech
3. Video-conf para chat (Uso Skype no windows)
4. Edicao de Video para adicionar legendas,etc (VirtualDub no Windows)
5. Media Player para assistir filmes
6. Suporte a placa wireless DWL-G520 (no site da d-link falam que nao tem driver pro linux)

Agora vem a pergunta, eu conseguiria migrar totalmente? Qual a melhor distro? Mantenho o Slack?

Grato

Alexandre Curatola


  


2. existem varios

Heitor Mejias
heitor.mejias

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 11/09/2007 - 14:56h

Então cara, você encontra tudo isso que voce quer em diversas distros, eu por exemplo uso o kurumin (apoio e encentivo aos brasileiros), e tem tudo isso ai que você precisa, e alguns até melhores. (linux também possue skype). Abraços


3. Re: Distribuicao - Volta ao Linux

Alexandre Villas
alequimico

(usa Kali)

Enviado em 11/09/2007 - 15:12h

Vamos lá:

1. Interoperabilidade Office - OPEN OFFICE - Abre todos os tipos de documentos , além de portabilidade com os docs da microsoft.

2. Suporte a Webcam Quickcam Express da Logitech - Apesar de pessoalmente não usar essa webcam, conheço muitas pessoas que usam as cam da Logitech e não etm problemas;

3. Video-conf para chat (Uso Skype no windows) - Existe Skype for linux. :)

4. Edicao de Video para adicionar legendas,etc (VirtualDub no Windows) - existe o MainActor - olhe esse artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2348

5. Media Player para assistir filmes - mPlayer roda diversos tipos de mídias diferentes, ainda não conheci um tipo que ele não rode!!

6. Suporte a placa wireless DWL-G520 (no site da d-link falam que nao tem driver pro linux) - As placas broadcom eram as verdadeiras cruzetas para linux... com certeza a galera ja desenvolveu algo para a sua.

Já em relação a melhor distro, como nosso colega acima disse, o kurumim é uma excelente pedida, mas te recomendo tmb a familia Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu, etc..) todos são derivados do Debian, incluindo o Kurumim e são excelentes escolhas!

[]'s


4. Duvidas

Alexandre Curatola
curatola

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/09/2007 - 16:01h

Ainda em cima das respostas,

1.Sabia que existe o skype pro linux, mas ate qdo eu parei de usar o linux, nao tinha o recurso de video no skype. Isso ja existe? Alguma sugestao?

2.Antes de perguntar eu estava entre Slack, Ubuntu e Kurumin mesmo, queria muito dar preferencia a comunidade brazuca, mas queria saber o tamanho da comunidade kurumin , suporte, etc



5. Re: Distribuicao - Volta ao Linux

Bruno Normandia
Brunonormandia

(usa Debian)

Enviado em 11/09/2007 - 16:25h

4- Eu prefiro o Kaffeine ao MPlayer por causa do maior suporte à menus...e se você estiver acostumado com o WMP sofrerá menos por causa da interface mais fácil,prática e até parecida do Kaffeine

Ele já vem instalado por padrão no Kurumin..que é a distro que eu também te recomendo... =)


6. Re: Distribuicao - Volta ao Linux

Alexandre Villas
alequimico

(usa Kali)

Enviado em 11/09/2007 - 16:47h

Me parece que nesse ponto vc tem razão... andei pesquisando e me parece que ainda não oferece suporte a video... uma grande discriminação!! Mas de uma forma geral, acho uma boa migrar pra linux. Pese ai as vantagens e desvantagens e tire suas próprias conclusões!!

[]'s


7. Re: Distribuicao - Volta ao Linux

Leandro Santiago
tenchi

(usa Slackware)

Enviado em 11/09/2007 - 16:52h

Acredito que o Linux só esteja atrás do Windows no quesito skype, pois a versão para windows é muito superior à do pinguim...
Quanto o resto.. bem, o Linux é Linux né? Nunca vi um sistema com suporta multimídia tão bom. Quanto á webcam... vou fazeralgo odiado pelo pessoal aki: pesquisa aki no vol o modelo do chipset da câmera e vê se acha alguma coisa. Normalmente quando ela é suportada por uma versão qualquer (qualquer distro), significa também que, de certa forma é suportada pelo linux (diferentes bandeiras, mesmo kernel).
Quanto à escolha da distro... Qual foi o período em que vc usou o slack? Pois da versão 9 para cá ele melhorou muito em usabilidade. A estabilidade também está muito boa. Enfim... É slack ;-)
Mas o Fedora e Mandriva também estão muito bons. Não te recomendo assim logo de cara um ubuntu, pois ele tem um gerenciamento do sistema totalmente diferente do slackware (você vai querer jogar o computador da janela quando o ubuntu não conseguir fazer alguma coisa hauhauahu).



8. Duvidas

Alexandre Curatola
curatola

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/09/2007 - 18:16h

Usei o Slack 9, ja vi que ta no 12 ne? Entao, quanto ao Skype acho que a versao linux fica pra tras pelo suporte a webcam no linux nao estar ainda tao maduro devido aos fabricantes que nao liberam/criam drivers para o linux. Ja quanto a distro, estou entre Slack e Kurumin. Como ja usei o Slack, acho que vou instalar o Kurumin e ver o que acho. Se nao gostar volto pro bom Slack e comeco de onde parei. Outro ponto, os dois usam KDE ne? Tenho uma preferencia inexplicavel pelo Gnome, deve ser mania minha. Enfim valew mocada pelo feedback, vou dar uma fucada aqui.


9. Ola tudo bem

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 11/09/2007 - 21:08h

Não sei se ja pensou nisso, mais estude a possibilidade de um dualboot, com o linux e o windows, assim vc poderar fazer a migração sem afetar as suas necessidades de imediato, infeslimente alguns fabricantes ainda não desenvolveram a mentalidade livre, por isso surgem essas duvidas como a sua. Tem um artigo no vol sobre DWL-G520,
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5556&pagina=1

talvez ajude um pouco na busca.

Quanto a distrito, ai sera pessoal mesmo, mais todas evoluiram bastante. E acho que em termos de facilidade o ubuntu tem si mostrado uma mão na roda.Ja usei e não tenho o que reclamar, e tem o gnome como padrao rss ,abraço!

ps: "Em busca da distribuição perfeita"


10. Slackware e ubuntu - ótimas distros

Rafael Sprioli Mazzer
rafaelsmazzer

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/09/2007 - 21:43h

Cara, quanto aos programas eu não vou falar nada pois isso já foi esclarecido.
Quanto a distro qualquer uma vai ser uma boa escolha. Particularmente eu não gostei do Kurumin e inicialmente eu optei pelo Ubuntu. Como todo usuário que migra de SO eu tive algumas dificuldade (sou muito fução e sempre mexia onde não devia). Depois de nove meses usando Linux resolvi testar o Slackware (versão 12) até agora não tive grandes problemas, pra falar a verdade, não tive maiores problema que no Ubuntu. Eu imaginava o Slack como uma distro que daria muito trabalho e fui surpreendido. Acho que vale a pena dar uma olhadinha. Mas em todo caso o Ubuntu também é uma ótima distro cuja principal característica é a imensa quantidade de pacotes pre-compilados e a facilidade de instalação do mesmo.

abraços






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts