Dispositivo de boot não detectado (no bootable device -- insert boot disk and press any key)

1. Dispositivo de boot não detectado (no bootable device -- insert boot disk and press any key)

Felipe da Silva
silvapf

(usa Slackware)

Enviado em 18/04/2020 - 20:21h

Ola a todos!

Estou enfrentando o seguinte problema:

Precisei trocar a placa mãe, troquei pela Intel DQ965GF (SATA 3 Gb/s) usada, antes usava a Intel DG31PR (SATA 3 Gb/s).

Uso um SSD padrão 6 Gb/s e um HD padrão 6 Gb/s, ambos Seagate Barracuda, que estavam funcionando normalmente com a placa mãe antiga.

Troquei a placa mãe, configurei tudo certo a BIOS, ambos drives de armazenamento sendo detectados na BIOS, tudo certo. Esta placa mãe não possui (assim com a antiga também não possui) a opção de boot option UEFI ou Legacy.

Feito as configurações necessárias na BIOS, fui instalar o SO (Linux Slackware 14.2), realizada instalação com sucesso, mas após reiniciar a maquina para concluir a instalação, caí na tela informando que não foi encontrado nenhum dispositivo de boot "no bootable device -- insert boot disk and press any key".

Fiz um teste com um LiveUSB com Ubuntu 10.04 LTS (ou seja uma versão bem desatualizada comparada a versão mais recente que uso do Slackware), com a midia Live iniciou normalmente o Ubuntu.

Instalei o FreeBSD Realease 12.1, mesmo cenário, instalação realizada com sucesso, mas ao reiniciar a maquina, nenhum dispositivo de boot detectado.

Pensei que pudesse ser alguma incompatibilidade da placa mãe com o SSD, fiz a instalação do mesmo Slackware no HD, mesmo cenário, instalação realizada com sucesso, mas ao reiniciar a maquina, nenhum dispositivo de boot detectado.

Baixei a versão mais recente do Linux Mint, pelo LiveUSB o sistema iniciou normalmente, porém ao instalá-lo no SSD, mesmo cenário, instalação realizada com sucesso, mas ao reiniciar a maquina, nenhum dispositivo de boot detectado.

Instalei o Windows 7 no SSD, instalação realizada com sucesso e após reiniciar a maquina, o sistema inciou normalmente.

Todos os testes acima, forma realizados com as mesmas configurações de BIOS.

Realizei Load Deafaults de BIOS, clear CMOS via jumper, mas seguiu o mesmo cenário com os Linux e o FreeBSD.

Como é uma placa mãe antiga, os drivers no site da Intel não estão mais disponíveis, faria atualização de BIOS apenas para desencargo de consciência.

Pelas pesquisas que realizei, quando esta mensagem é apresentada, pode ser problema ou com HDD/SSD, ou cabo, ou apenas mau contato, mas com a instalação do Windows 7 funcionando normalmente, estas opções ficariam anuladas.

Encontrei um forúm que o usuário relatou este problema com esta mesma placa mãe, ele utilizava alguma distribuição Linux, foi um post bem antigo que não teve muitas participações e não teve nenhum desfecho, e também não encontrei mais o link do fórum.

A midia de instalação do sistemas operacionais são pendrives, tanto os Linux, FreeBSD e Windows.

Realizei a instalação de todos os sistemas citados apenas com um dos drives de armazenamento conectado na placa mãe.

Neste momento estou usando o LiveUSB com o Linux Mint.

Pessoal estou aberto a sugestões e dicas.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraço a todos!


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts