Codigo fonte x Codigo binário

1. Codigo fonte x Codigo binário

Thiago
thiago13

(usa Outra)

Enviado em 16/08/2009 - 13:41h

Sou novo no SO Slackware 12.2. Gostaria de saber quando não houver uma pkg para o Slackware de um programa, o que devo preferir instalar: (1) o programa a partir do source code; ou (2) o programa a partir do Linux standalone binary? E por quê?


  


2. Re: Codigo fonte x Codigo binário

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 16/08/2009 - 13:51h

Aconselho vc a pegar o código-fonte, pois apesar d dar mais trabalho, vc pode compilá-lo d uma forma mais otimizada, selecionando a arquitetura do seu pc e escolhendo as funcionalidades q vc desejar (desde q elas estejam disponíveis). Normalmente, pra v as opções em um código-fonte, faça (dentro do diretório do código-fonte):

# ./configure --help

Com relação ao binário, na prática ele é melhor, pois não há a necessidade d compilar, basta deixar na máquina q ele funciona, porém nem sempre vem com as opções desejadas. Um exemplo q lhe darei é o apache. Se vc pega o binário dele, blz, mas talvez, dependendo d quem criou o binário, não compilou-o com a opção a suporte ao PHP (exemplo apenas, não quer dizer q ele venha assim). Quando vc pega o código-fonte, vc pode escolher o local d instalação e colocar o suporte q vc quiser disponível no código.


3. Re: Codigo fonte x Codigo binário

Lisandro Guerra
Lisandro

(usa Arch Linux)

Enviado em 17/08/2009 - 08:59h

1)Procure o pacote em linuxpackages.net
2)Procure se tem no slackbuilds.org
3)Se quer apenas instalar e usar e não tem problema de máquina com recursos muito restritos ou necessidade de otimização, instale o binário
4)Se precisa de performance e otimização, compile a pratir do código fonte (e aproveite e faça um pacote ou um slackbuid e disponibilize para a comunidade).
Abraço






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts