Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

1. Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Henrique
slackware_explor

(usa Slackware)

Enviado em 23/12/2008 - 15:05h

Bem, para instalar o Slax e Backtrack no hd eu preciso executar o comando:
# chroot /mnt/hda1/ /bin/bash
So que, bem instalei tudo certinho, mas na hora de usar shell o comando vi ele não executa, e o comando ls não aparece as letras coloridas.
O comando chroot descofigura o shell do root???
Este shell que estou mexendo é o mesmo antes do chroot???
Como faço para voltar para as configurações normais


  


2. Re: Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 23/12/2008 - 16:44h

Kra, não entendi o pq da necessidade do chroot pra instalar o Backtrack no HD e vc tá tentando executar esses comandos com o SO já instalado no HD? Bom, existe uma opção no menu do Backtrack q instala pra vc. Deve ser um script q facilita a instalação. Pq vc não tenta por ele?

Falows!


3. Re: Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Marcelo A. B. Slomp
mslomp

(usa Slackware)

Enviado em 23/12/2008 - 18:16h

quando você executa chroot, está a grosso modo fazendo com que sua raiz passe a ser o diretório em questão (/mnt/hda1 no seu caso).
sendo assim, é a partir daí que o shell reconhecerá comandos, arquivos, etc, e não mais sua raiz real. então qualquer comando/aplicativo etc que queira executar após chroot deverá estar presente em um diretório relativo à nova raiz, levando-se em conta inclusive as variáveis de ambiente, inclusive $PATH, bem como as demais configurações de profile do shell - o que explica o porquê do ls não exibir cores (pois originalmente seu profile está configurado para que ls exiba as cores - através de --color). quanto ao vi, é então provável que não esteja instalado sob seu novo diretório raiz.


4. Re: Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Henrique
slackware_explor

(usa Slackware)

Enviado em 24/12/2008 - 16:18h

Aew renato_pacheco valeow por estar me ajudando denovo, eu executei o Slax ou Backtrack via LiveCD ok, ai entrei em modo texto, copiei a raiz do liveCD "/" menos o mnt,proc,tmp,sys para meu HD devidamente montado e formatado com reiserfs, agora eu quero instalar o lilo para bootar pelo hd, so que se eu executar o liloconfig ou lilo ele ira instalar-se no CD ai aparecera um erro de escritura, porque tentara instalar na MBR do LiveCD, ai eu executando o chroot /mnt/hda1, ele passara a ter o hd como root, ai quando executor o lilo ele instala sem problema da boot e tudo mais, so que o problema é o shell que perde varias funções, não deveria perder essas funções porque eu copier tudo iqual do CD, tudo deveria estar iqual ao CD e HD, ai vai a pergunta tem como instalar o lilo no hd sem usar o chroot.
Ps.: O ls colorido para min não faz falta (até é melhor), o ruim é que perdi algumas funções, eu não quero usar script, pq eu estou tentando com esse problemas ir aprendendo a usar o linux, eu estou tentando mexer ao maximo por linha de comando, eu so estou usando agora o links para entrar na net, e estou lendo o focalinux todos os 3 volumes, estou no intermediario cp.18, vou parti para uma parte que so fala de debian, ai o que fiz, instalei na minha maquina virtual dentro de Slackware para estudar.


5. Re: Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Alex Fernando Ferreira
staltux

(usa Slackware)

Enviado em 09/01/2009 - 00:24h

bom...tem sim como instalar o lilo em outro hd sem usar chroot...e realmente é estranho sumir comandos se vc copiou o cd inteiro...eu ja fiz isso e comigo foi normal...

se vc esta querendo aprender e nao receber uma receita de bolo, como vc mesmo acabou de afirmar...como eu ja fiz o q vc propoe...vou só dar uma dica...editando o /etc/lilo.conf do slax...vc pode modificar onde ele vai ser instalado...depois rodar o comando lilo -v...se precisar de mais dicas estamos ai!


6. Re: Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Henrique
slackware_explor

(usa Slackware)

Enviado em 20/01/2009 - 22:14h

vlw alexfernandognr, fiz um shell script ai funcionou normal.


7. Backtrack konsole sem root@pt:

edson
cibersanto

(usa BackTrack)

Enviado em 22/07/2010 - 12:30h

Olá amigos, sou novo em Linux, peço humildemente a ajuda de vcs. o caso é que instalei o Backtrack em minha maquina virtual ( New Virtual Machine) rodei o Macktrack blz. quando vou acessar ( (Alt. F2) e digitar Konsole . aparece uma tela sobreposta com o logo do Backtrack e mais nadaaaaa.. nem o root@pt está lá;;clico no mouse e percebo k existe um espaço para digitação mais naum vejo mais nada alem da tela do logom .. por favor m ajudem desde já agradeço. a todos


8. Re: Após chroot não consigo executar o vi no shell [RESOLVIDO]

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 22/07/2010 - 12:56h

Kra, crie um novo tópico aki q a gente ajuda. É só clicar em Pergunta no rodapé do site. Não ressuscite tópicos antigos...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts