Esconder a senha dentro de um script

1. Esconder a senha dentro de um script

Aldefax G. Kuhn
agk

(usa Debian)

Enviado em 17/02/2006 - 09:55h

Eu estou fazendo um script para backup via smbclient, dentro desse script uma das variáveis é a senha, teria como criptografar ou esconder essa senha para que um usuário que abrisse o script não pudesse identificá-la?
Outra dúvida é em relação ao crontab, eu pretendo colocar o script para inicializar automáticamente, mas tem um detalhe, o backup não cabe em 1 fita, daí vai pedir para colocar a 2 fita, como fazer para pedir essa confirmação se eu colocar o script no cron?
OBS: se eu executar o script pelo shell ele pede para colocar a 2 fita normalmente, mas pelo cron o script fica parado esperando confirmação, só que eu não sei como fazer para dar essa confirmação, pois o cron parece jogar o script para background. Complicado né, se alguém tiver algumas idéias, desde já agradeço pela colaboração de vocês.


  


2. Re: Esconder a senha dentro de um script

Tiago Barcellos Peczenyj
pacman

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/02/2006 - 14:59h

tche...

em primeiro lugar, por que o usuario que vai executar esse script de backup não pode saber essa senha ? permissões é a chave de tudo. Com certeza se vc criptografar essa senha terá a surpresa que, quem abrir o script, vai ver como vc pega a senha.

Uma saida seria criar um programa em C que faz a conexão via system("comandos que ninguem pode ver por que o programa em C é compilado");

Agora, sobre a CRON... bom pra que tu vai executar na cron se precisa de interação humana ?


3. Re: Esconder a senha dentro de um script

Aldefax G. Kuhn
agk

(usa Debian)

Enviado em 17/02/2006 - 16:25h

Acho que não fui claro o suficiente. A intenção era tornar um pouco mais seguro o script criptografando a senha.
Quanto ao script estar no cron, eu estive avaliando, talvez seja ate uma boa idéia utilizar o at ao invés do cron, pois com at eu posso trazer o programa para foregroung, trocar a fita, pressionar Enter para continuar e mandar o programa para backgroung novamente.
Mas eu preciso que seja automático, pois é um backup grande e é iniciado durante a madrugada e quando eu chego no trabalho pela manhã apenas insiro a segunda fita, acho que agora ficou mais claro a situação, [ ]'s.