Mapear pasta linux

1. Mapear pasta linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/06/2018 - 17:27h

Boa tarde! Qual o comando que coloco no rc.local (centos) para mapear outro diretório de outro servidor linux e qual o comando que coloco no rc.local para que fique automático ao ser reiniciado?


  


2. Re: Mapear pasta linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/06/2018 - 11:48h

Bela ajuda


3. Re: Mapear pasta linux

Atel Batista
telbatista

(usa Slackware)

Enviado em 14/06/2018 - 15:48h

Boa tarde! Veja isso te ajuda: https://www.vivaolinux.com.br/topico/Redes/Mapear-unidade-de-rede-1
Tenha paciência, pois muita gente aqui trabalha e não podemos dispor o tempo inteiro, quando temos tempo acessamos e ajudamos! :)


4. Re: Mapear pasta linux

meianoite
meianoite

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/06/2018 - 21:36h

legiao escreveu:

Boa tarde! Qual o comando que coloco no rc.local (centos) para mapear outro diretório de outro servidor linux e qual o comando que coloco no rc.local para que fique automático ao ser reiniciado?


Agora rc.local Mapear pasta no linux...... kkkk


5. Re: Mapear pasta linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/06/2018 - 10:22h

Tá rindo do que meianoite trouxa. Se não sabe, não abra a boca


6. Re: Mapear pasta linux

Paulo Bonfanti
pbonfanti

(usa Debian)

Enviado em 15/06/2018 - 20:33h

A sua pergunta está vaga, o diretório remoto que você quer montar está compartilhado por qual protocolo?
Cada tipo de compartilhamento usa um método, eu pessoalmente não uso o rc.local para esse tipo de coisa, se é algo que eu quero que monte durante o boot, eu escrevo uma linha de entrada no fstab da máquina, a montagem de um compartilhamento NFS no /etc/fstab ficaria parecida com isso (vc precisa ter o pacote nfs-utils instalado no cliente):
ip-do-servidor:/compartilhamento   /ponto-de-montagem   nfs      auto,noatime,nolock,bg,nfsvers=3,intr 0 0 

Faz anos que não uso nfs então não estou a par de todas as opções, mas 'auto' permite montar no boot, e noatime acelera um pouco o acesso aos arquivos, deixando de atualizar o "access time".
Para uma montagem de compartilhamento samba você precisar ter o pacote cifs-utils instalado, a linha do fstab vai se parecer com:
//servidor/compartilhamento  /media/ponto-de-montagem  cifs  username=usuario-samba,password=senha-samba,iocharset=utf8 0  0
Você vai querer deixar a opção do charset igual a que vc configurou no servidor, caso não for utf8.
É recomendado não deixar senhas no fstab então o mais recomendado é criar um arquivo com usuário e senha, por exemplo:
touch /home/usuario/.credentials
Edite o conteúdo do arquivo para conter apenas duas linhas:
username=usuario-samba
password=senha-samba
E depois ajuste a permissão
chmod 600 /home/usuario/.credentials

Altere a linha do fstab para:
//servidor/compartilhamento  /media/ponto-de-montagem  cifs  _netdev,auto,credentials=/home/usuario/.credentials,iocharset=utf8 0  0


PS: Vários sites reportam falha ao tentar montar diretórios de rede durante o boot, se a opção "_netdev" não estiver presente no fstab, o motivo da falha é que frequentemente o fstab vai executar antes da rede estar funcionando, a opção _netdev faz com que o linux 'espere' a rede estar online para tentar essa montagem.
Eu não lembro desse tipo de problema em distros muito antigas mas hoje em dia acontece.
Sobre o rc.local, quando as linhas que especificam a montagem estão corretas no fstab , o rc.local fica bem simples

#Monta o diretorio pedido, todos os detalhes sobre qual sistema de arquivos, usuario, opções etc, o rc.local vai ler do fstab:
mount /ponto-de-montagem
#Monta todos os compartilhamentos do tipo samba, que tem a opção "auto" no fstab
mount -a -t cifs
#Monta todos os compartilhamentos do tipo nfs, que tem a opção "auto" no fstab
mount -a -t nfs

Cada sistema de arquivos seja local ou de rede possui uma série de parâmetros proprios que podem ou devem ser usados no fstab, use "man mount" para saber quais são.
Dizem que o rc.local não vem habilitado por padrão, mas eu não tenho nenhum instalado pra confirmar. Para habilitá-lo os comandos são:

chmod +x /etc/rc.d/rc.local
systemctl enable rc-local







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts