
diegomrodrigues
(usa Ubuntu)
Enviado em 26/06/2025 - 09:09h
Prezados,
Estou atuando em uma empresa que utiliza o ambiente da Microsoft, com Windows Server, AD/DC, estações de trabalho com Windows, etc.
Existem diversos tipos de usuários, como: Direção; Gerência; TI; Demais usuários.
Cada tipo de usuário possui suas políticas de segurança, acesso à determinadas pastas compartilhadas na rede, etc.
Todas as instalações de softwares nas estações de trabalho são realizadas pela equipe de TI, os usuários não podem realizar a instalação.
Todas as configurações de segurança, como antivírus, firewall, etc são realizadas pela equipe de TI.
Pretendemos utilizar um ambiente 100% Linux, nos servidores e nas estações de trabalho, sendo que ainda não defini qual (quais) distribuição irei utilizar.
A equipe de TI precisa conseguir gerenciar a rede, com pelo menos as seguintes funcionalidades:
Usuários
- Gestão de usuários de um domínio, ou subdomínio
- Configuração dos requisitos de segurança da senha dos usuários
- Segurança aprimorada para senhas de conta do computador dos usuários
Administração
- Viabilizar os procedimentos de acesso remoto para a equipe de TI
- Viabilizar a instalação de aplicativos nas estações de trabalho pela equipe de TI
- Impedir a instalação de softwares pelos usuários das estações de trabalho
- Monitorar o que está instalado nas estações de trabalho, assim como as atualizações
- Configurar compartilhamentos de pastas, onde as estações de trabalho podem acessar essas pastas nos servidores de arquivos da rede
- Poder alterar as senhas dos usuários finais para novas
- Configurar os wallpapers das estações de trabalho
- Configurar o firewall das estações de trabalho
- Configurar políticas de segurança centralizadas
Quais são as recomendações de soluções para utilizar nessa empresa?