Enviar string de um PC para outro

1. Enviar string de um PC para outro

Caio Bastos
clahrion

(usa Debian)

Enviado em 28/04/2015 - 16:48h

Olá a todos,

Estou aqui com uma questão técnica para resolver. Preciso mandar uma string de uma máquina linux para outra e essa comunicação deve ser feita entre USBs. A máquina que envia pode usar o minicom ou qualquer outro software que se comunique com a USB. A única questão é que a máquina que recebe deve achar que o texto está chegando através de um teclado, ecoando na tela os caracteres que foram transmitidos. Eu não devo fazer nenhuma configuração especial na máquina que recebe a string, só na máquina que envia o texto. Eu andei pesquisando e vi que precisamos fazer a USB da máquina que envia o texto ser enxergada como slave pela outra máquina, aceitando o texto como se viesse de um teclado.

Alguém pode me ajudar?

Agradeço,

Caio






  


2. Talvez abra uma luz

Gildásio Júnior
gjuniioor

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/04/2015 - 18:00h

Bom, não tenho certeza se entendi sua dúvida, mas acredito que sim... Recapitulando: um computador vai mandar strings por um comunicador USB e um outro computador vai ler ele como um teclado normal...

Sendo isso, veja se esse projeto pode clarear sua mente em algo: http://pythoneiro.blogspot.com.br/2015/04/transformando-seu-arduino-uno-em-um-usb.html

Boa sorte ;)

"A ignorância não se dá apenas pela falta de conhecimento, mas também pelo desgosto em obtê-lo" - @gjuniioor


3. Re: Enviar string de um PC para outro

Caio Bastos
clahrion

(usa Debian)

Enviado em 29/04/2015 - 11:41h

Olá, gjuniioor,

Obrigado por responder! Bem interessante o artigo que vc mandou, vou guardar aqui no meu acervo.

Mas eu estava pensando em alguma coisa um pouco diferente, sem usar nenhum hardware que intermediasse essa comunicação, apenas um cabo USB contectado entre duas máquinas.

O que eu queria era poder mandar uma string do terminal de uma das máquinas, por exemplo, dessa forma:

cat file.txt /dev/USBXXX

E, na outra ponta, tendo também o terminal aberto, a máquina passiva receba o conteúdo do arquivo "file.txt" pela USB ecoando esses caracteres na tela, como se alguém estivesse operando um teclado ali. Eu quero que a máquina passiva não precise de nenhuma configuração, apenas receba a string e ecoe na tela. Toda a configuração deve estar na máquina de onde partiu a string. O que eu sei é que está faltando apenas fazer com que a serial de onde parte a string seja enxergada pela máquina remota como se fosse um teclado.

Já vi isso em algum lugar, que um computador se apresenta via USB como "master" para outro computador, que também é "master", e para acontecer essa comunicação, um deles tem que ser "slave", como é um teclado. Tem uma forma de se alterar a USB, e nem todas as USBs podem ser mudadas, tem esse detalhe. Vou continuando a minha pesquisa, se houver mais alguma diga, agradeço!

Abraço



4. Re: Enviar string de um PC para outro

Gildásio Júnior
gjuniioor

(usa Arch Linux)

Enviado em 30/04/2015 - 10:35h


Hmm... Entendi. Creio não ser "tão simples" assim como queira srsr

Fazendo umas pesquisas, vi que a comunicação entre dois computadores a partir de um cabo USB é possível, mas nos artigos, sempre tinha um pequeno circuito para umas adaptações, mas, essa comunicação não era como deseja, ela compartilhava arquivo e tudo mais...

Talvez, por se tratar de strings, seja mais simples, mas ainda não achei nada do tipo... Me atiçou curiosidade. Continuar buscando aqui... Se encontrar algo relevante, avisa ai também hehe

"A ignorância não se dá apenas pela falta de conhecimento, mas também pelo desgosto em obtê-lo" - @gjuniioor


5. Re: Enviar string de um PC para outro

Caio Bastos
clahrion

(usa Debian)

Enviado em 30/04/2015 - 10:52h

Então, ontem eu fiz mais uma pesquisa e achei uma informação interessante, que diz o porquê de não ser possível conectar um cabo USB tipo A/A (sem circuito) entre 2 computadores no modo nativo ("master"). Os 2 computadores geram energia pela USB, e se conectarmos 2 USBs de PCs entre si, podemos causar um curto nas interfaces, podendo até queimá-las. Daí a razão porque temos que mudar o modo para "slave" de uma das máquinas, provavelmente porque nesse modo a energia é desabilitada numa das pontas. Mas não são todas as interfaces USB que podem ser mudadas para "slave", depende do fabricante. No caso desse cabo com um circuito no meio, a energia de uma USB não chega na outra USB.

Vc pode me clarear como funciona esse Arduino UNO do artigo que enviou, e quais os tipos de aplicações que ele pode ser usado?

Abraço




6. Re: Enviar string de um PC para outro

Gildásio Júnior
gjuniioor

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/05/2015 - 16:49h

Não conheço muito o Arduino UNO. Na verdade, nunca usei nem pesquisei muito sobre.

"A ignorância não se dá apenas pela falta de conhecimento, mas também pelo desgosto em obtê-lo" - @gjuniioor