Criptografia de HDD/SSD: esqueci a senha! Tem jeito de recuperar? [RESOLVIDO]

1. Criptografia de HDD/SSD: esqueci a senha! Tem jeito de recuperar? [RESOLVIDO]

Bruno
Neofito

(usa Outra)

Enviado em 24/10/2020 - 12:45h

Boa tarde,

Fiquei dias sem usar meu computador por um problema de hardware. A memória ram foi comprada pela Internet tinha defeito, foi, ficou numa fila de testes, testaram detectaram o defeito e mandaram outra. Mas, isso levou muitos dias. Nesse tempo mudei as coisas em casa, encaixotei papéis e não sei onde está o papel onde anotei a senha da criptografia do SSD. Resumindo: não consigo entrar no sistema operacional nem acessar meus arquivos. Tem como eu descobrir minha própria senha?

Uso um I5 intel com ssd com o Linux Mint 20 Cinnamon


  


2. MELHOR RESPOSTA

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 24/10/2020 - 22:40h

Esqueceu a senha do disco criptografado, esqueça já era, será muito pouco provável de conseguir recuperar o seu disco, não digo impossível, pois isto é coisa para hacker profissional, mas pode levar 1 mês, 1 ano, 10 anos, 100 anos.... para conseguir descriptografar, deste que seja fornecido o programa que fez isto, e o algarismo utilizado e o número de caracteres para facilitar as coisas, pois se fosse fácil de desfazer não haveria sentido em criptografar o disco.



3. Re: Criptografia de HDD/SSD: esqueci a senha! Tem jeito de recuperar? [RESOLVIDO]

Xerxes Lins
xerxeslins

(usa Gentoo)

Enviado em 24/10/2020 - 13:22h

INFELIZMEMNTE, se você esqueceu a senha de criptografia , então seu sistema está perdido!

Você não pode contornar isso, caso contrário, todo o sentido de ter uma criptografia seria inútil.


--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds



4. Re: Criptografia de HDD/SSD: esqueci a senha! Tem jeito de recuperar? [RESOLVIDO]

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/10/2020 - 16:50h

Monte o hd em outra máquina e veja se encontra alguma coisa não encriptada. Pode ser - não estou falando q tem - q a chsve tenha sido guardada critografada em algum arquivo. Pode ser - não estou falando q tem - q /boot esteja numa partição separada. Se encontrar a senha vc tenta quebrar ela( mas primeiro tem de encontrar). Eu já critografei meu hd, mas nunca tive curiosidade de olhar como ficava no sist arq. Boa sorte!


5. Grato pela atenção. Formatei e instalei o sistema operacional novamente.

Bruno
Neofito

(usa Outra)

Enviado em 25/10/2020 - 21:36h

Realmente, estão corretos esse é o sentido da criptografia. Por um lado é bom ter acontecido assim porque foi uma prova real sobre a eficácia de criptografar o ssd/hd. Se houver como descriptografar sem a senha deve ser algo muito complexo. Não encontrei nada. Quanto a sugestão feita de colocar o ssd/hd em outra máquina para ver se tinha algo não criptografado eu coloquei um pendrive bootável e rodei uma versão de sistema operacional linux sem instalar. Estava tudo criptografado. Não era exibido nenhuma informação. Nem aparecia nenhum dado, ícone, nada. Apenas pedia a senha e dava mensagem de erro ao tentar todas as que imaginava possível. Acabei optando pela formatação pela necessidade urgente do uso da máquina. Grato pela atenção de todos que dedicaram algum tempo para responder a pergunta.