trabalhar com segurança da informação [RESOLVIDO]

1. trabalhar com segurança da informação [RESOLVIDO]

Murilo Eduardo de Carvalho Marchiori
murilomarchiori

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/03/2011 - 13:38h

Olá, senhores, bom dia. Gostaria de, antes de mais nada, dizer que não tenho certeza se esse é o lugar certo para a postagem dessa dúvida, mas foi um dos que mais me pareceu adequado.

Tenho 19 anos e atualmente estou no terceiro ano de ciencia da computacao na cidade de ribeirao preto, onde moro. trabalho numa empresa que presta serviços à cidade no que diz respeito a criação e a manutenção do portal da prefeitura, além do site de todas as autarquias da cidade. trabalho com design (photoshop, flash) e com as linguagens HTML, PHP e um pouquinho de javascript. fiz também um curso de web-design com duração de dois anos, o que me fez também ter um pouquinho de conhecimento da linguagem ASP.

Como podem ver, desde muito cedo me envolvi com a informática, mas pretendo, no futuro, me especializar na área de segurança computacional. sempre gostei muito disso, de redes de uma forma geral... Postei todo esse "curriculo" aqui pelo seguinte:

- gostaria de saber dos senhores o que tenho que fazer para me especializar em segurança da informação. como é o campo no brasil? e fora dele? esses cursos que eu já fiz, essas linguagens que eu aprendi, podem me ajudar de alguma forma nessa empreitada? é um conhecimento útil? gosto muito de linux e shell script, isso também ajuda?

estou juntando uma grana pra tirar certificação LP1 e CCNA. o que os senhores acham disso?

muito obrigado pela ajuda. no aguardo, murilo marchiori.

** desculpem tentas perguntas hehehe


  


2. MELHOR RESPOSTA

Sérgio Martins
sergiomv

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/03/2011 - 03:08h

Bem para começa todas as pessoas que eu conheci que estão atuando ou atuaram nesta área de "Segurança da Informação" aqui em Brasília trabalham de forma direta (funcionários públicos) ou indireta (tercerizados) para o governo principalmente o Governo Federal. Se você realmente quer seguir está área posso lhe dizer o seguinte o mercado é realmente promissor podendo trabalhar como analista de segurança ou consultor de segurança. Para você ter uma noção de mercado vendo por exemplo os vários sites de emprego principalmente o CEVIU e o CATHO para ter uma noção de vagas para cada estado; antes de pensar no exterior primeiro você teve ter experiência na área, pois um dos fatores primordiais para atuar na área é imprescindível a experiência e conhecimento.


Com relação as linguagens que você afirma ter aprendido todo conhecimento é válido e útil mas gosta de linux já é um começo; entretanto o profissional dessa área faz testes de vulnerabilidades (com pen testes) em redes, auditoria, forence digital, elabora ou verifica uma política de segurança no qual consiste em um conjunto de controles adequados, incluindo (entre outros) políticas, processos e procedimentos visando a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de uma empresa; verificar o acesso e privilégios de usuários, entre outros procedimentos.

Para finaliza as certificações que você citou só é o começo a mais duas que citaria que só é possível obter-las após 5 anos atuando na área de segurança e são elas CISA e CISM. Há muita outras coisas para que poderia citar mas estou sem tempo mais veja estes itens abaixo que vou listar e boa sorte.


1) ISO/IEC 17799 e ISO/IEC 27002;
2) Perfil hands-on;
3) Perl e Shell script;
4) Pós na área de segurança;
5) Backtrack e suas ferramentas;
6) Perícia forense;
7) Com relação ao exterior havia um site que fala alguma coisa no Canadá, mas formatei HD e perdi ele.





Desculpe-me os erros se houverem pois está é a minha primeira participação aqui no fórum...




3. Re: trabalhar com segurança da informação [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 06/03/2011 - 13:44h

Não duplique os tópicos, amigo.

Apague um deles, por favor.


4. Re: trabalhar com segurança da informação [RESOLVIDO]

Murilo Eduardo de Carvalho Marchiori
murilomarchiori

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/03/2011 - 15:19h

er, malz, apaguei o outro, eh que pensei que isso aumentaria minha chance de ter a pergunta respondida. ficam as sinceras desculpas.


5. veja sobre forense

Raimundo Alves Portela
rai3mb

(usa Outra)

Enviado em 06/03/2011 - 16:12h

Olá uma coisa que estou vendo crescer nessa área de segurança é a forense, existe poucos especialistas e é bem desafiadora, bom pra quem gosta de linux tb.

um bom link: www.eriberto.pro.br/palestras/forense_linux.pdf


Abraços e permaneça sempre com sede, sede de conhecimento!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts