Regitrar Back diario.

1. Regitrar Back diario.

Adalberto Mendes
Sr.Mendes

(usa CentOS)

Enviado em 28/07/2009 - 23:44h

Olá pessoal,

Tenho cinco servidores em lugares distintos fazendo back-up externos para apenas um servidor via ssh e rsync e tudo funciona perfeitamente, mas como o volume de trabalho tem aumentado muito preciso encontrar um meio de conferir de forma fácil se os back-up´s estão sendo realizado corretamente.

Preciso de sugestões e de antemão, agradeço muito.

[]´s



  


2. BackUp

Rodrigo Mendes Pasini
rodrigo8819

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/07/2009 - 00:00h

Só verificar as datas dos arquivos de Back up.voce pode usar uma ferramenta de segurança para fazer isso também AIDE (Advanced Intrusion Detection Environment).O AIDE é um sistema de detecção de intrusão que trabalha por checagem de integridade dos arquivos. Pode ser que te atenda.



3. Re: Regitrar Back diario.

Adalberto Mendes
Sr.Mendes

(usa CentOS)

Enviado em 29/07/2009 - 00:14h

Olá Rodrigo,

Vou dar uma estudada nesse AIDE, talvez resolva mesmo...

Mas queria algo um pouco mais simples, sem a necessidade de instalar algum programa. Por exemplo, digamos que um dos servidores termine a sincronização e deu tudo certo, queria que MEU servidor de back me enviasse um e-mail via script indicando um OK... Ficaria fácil se esse e-mail viesse do Servidor de Arquivos, mas precisava que saísse do Servidor de Back-up, por que isso? Tenho limitações nos servidores de arquivos (BD), uma dessas limitações por exemplo é que a porta de SMTP fica fechada.

Grato.



4. BackUp

Rodrigo Mendes Pasini
rodrigo8819

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/07/2009 - 10:47h

Você poderia criar um shell script para analisar as datas dos arquivos no servidor de back up, e juntamente com o crom fazer que ele rode de tempo em tempo e envie os resultados por e-mail.




5. Re: Regitrar Back diario.

Adalberto Mendes
Sr.Mendes

(usa CentOS)

Enviado em 29/07/2009 - 11:26h

Sim, essa foi minha idéia inicial também, mas o problema é que para analisar as datas tinha que saber previamente qual arquivo foi alterado, e isso não tem como saber.

... Pensei agora, poderia analisar o tamanho do diretório transferido, com o comando “du”... Pode dar certo! Tenho que ver como colocar isso no script...

[]´s



6. diff

Daniel Fernandes
volcom

(usa Debian)

Enviado em 29/07/2009 - 12:00h

Acho que existem várias formas...

Pode criar um script que liste (com o comando ls por exemplo) os seus arquivos/diretórios (pode usar também o comando tree) e direcionar (>) para um arquivo qualquer utilizando a data atual para compor o nome desse arquivo, depois use o comando diff para verificar entre os arquivos se houve diferença entre os backups.

Eu criei um parecido, mas para criação de log do backup. Usei ECHO entre as linhas do script de backup, por exemplo:

echo 'sincronizando "alguma coisa.."' > log.txt
rsync "alguma coisa"

E assim por diante, dessa forma você tem como "logar" o seu backup.

Espero que seja mais ou menos isso...

Abraço!


7. BackUp

Rodrigo Mendes Pasini
rodrigo8819

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/07/2009 - 12:16h

Existem muuuuuuutas maneiras de se fazer isso. O que vai determinar a maneira que você deverá fazer é mesmo a sua real necessidade. Se for para analisar por data, por tamanho de diretório etc.Refine bem sua necessidade para fazer um script bem funcional. E depois poste ele para vermos como ficou ;)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts