Problema permissão Samba4 com extensões do Microsft Office

1. Problema permissão Samba4 com extensões do Microsft Office

Daniel Alves
tecnicodaniell

(usa CentOS)

Enviado em 17/10/2014 - 10:09h

Blz galera!

Estou com problema de permissão em arquivos com extensão do Microsoft Office (.doc, .docx, .xlsx, .xls e etc)

Problema: Dei as permissões na raíz do compartilhamento de Ler, executar e gravar para o GRUPO em questão que quero que grave apenas e saia salvando do arquivo, sem deletar, renomear os arquivos no FileServer.

Então quando subo os arquivos com a conta "administrator" para o compartilhamento somente os arquivos .txt, e do BrOffice e LibreOffice (.odt, .ods etc) podem ser salvos ao sair, qualquer arquivo com extensão do Microsoft Office não deixa salvar, manda criar um arquivo novo (salvar como).

E o proprietário de ambos é o "administrator" quando vejo na aba detalhes do arquivo, e todas as permissões estão idênticas tanto dos arquivos com extensão do OpenOffice e BrOffice quanto dos com formato do Microsoft Office.

Meu ambiente:
- Linux CentOS 6.5
- Samba 4.1.7
- estações windows 7 Pro

Creio que possa ser um BUG ou do SAMBA ou dessa distro Linux ou de qualquer distro Linux, pois estou usando a versão mais nova do CentOS e do Samba4 para me isentar de qualquer bug que ainda nao tenham corrigido.

Estou desesperado já, pq coloquei em produção e nao esperava por essa...eu sempre testo tudo exaustivamente, mas quando testei as permissões testei com arquivos .TXT e nem imaginava esse BUG!!!

Obrigado ai quem puder ajudar!





  


2. Re: Problema permissão Samba4 com extensões do Microsft Office

Daniel Alves
tecnicodaniell

(usa CentOS)

Enviado em 17/10/2014 - 10:45h

Fala galera!

Tive uma luz com este tópico
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Servidores-Linux-para-iniciantes/problemas-com-o-SAMBA-usuario-w...

O problema está relacionado com o .TMP e ~$nomedo_arquivo que os documentos .DOC, DOCX, XLS, XLSX e qualquer outra extensão que seja Microsoft Office, pois ele gera sempre um temporário e como a opção "Excluir" e "Excluir aquivos e pastas" está desmarcada na propriedade das permissões do GRUPO que desejo que somente grave então ele consegue abrir o arquivo, mas quando o usuário salva o arquivo o conteúdo desses dois arquivos temporários (.tmp e ~$nome_do_arquivo) dentro do arquivo a ser salvo e depois o sistema deleta esse .tmp e o ~$nome_arquivo e como o usuário não tem permissão de salvar ele manda salvar como.

O problema foi descoberto agora como contorná-lo? Alguém já passou por isso?




3. Re: Problema permissão Samba4 com extensões do Microsft Office

Daniel Alves
tecnicodaniell

(usa CentOS)

Enviado em 17/10/2014 - 10:54h

Até comentei o veto files do meu smb.conf mas imaginei que não ia adiantar, pois quando vou no compartilhamento com o usuario que precisa deletar o .tmp e o ~$nome_do_arquivo ele não consegue e aí está o problema.

Engraçado que tenho Samba 3.5 aqui e não ocorre este problema, apesar que no Samba 3 os usuários conseguem excluir o arquivo...é ai o cenário mudou...ou seja, se conseguem excluir o arquivo ai conseguem deletar o .tmp após salvar.

Não deixei os usuários com permissão para deletar os arquivos pois não consegui implementar a lixeira no Samba4, pois ela joga o grupo TODOS nas permissões de todos os compartilhamentos, inclusive o SYSVOL ai da inconsistencia nas GPOs e param d funcionar. Quando coloco o parâmetro vfs objects = recycle ja era da pau...nas GPOs...vi algo na internet que é bug da distro, parece que na versão linux OpenSuse parece q ela funciona normal...

Ai me ajudaria se alguem conseguiu colocar a lixeira pra funcionar no Samba4 sobre CentOS 6.5 ou similar....pq ai eu habilito a lixeira e deixo os usuários excluírem os arquivos ai para o problema dos documentos do Microsoft Office não salvarem....

Pois hoje só tem backup diário pela estrutura que tenho, então se o usuário deletar um arquivo hoje e so ver que deletou depois de 2 dias o backup vai ser feito sem o tal arquivo, ai ja era....com a lixeira ja ajudaria, pois arquivo fica lá nas diversas versões em que ele foi deletado, até que eu limpe a lixeira manualmente ne.


4. Re: Problema permissão Samba4 com extensões do Microsft Office

Alex Sandro Carvalho Borges
asandrob

(usa CentOS)

Enviado em 26/11/2014 - 11:53h

Tchê, já fiz o recurso de lixeira funcionar, mas uma atualização do AVAST 2015 apagou TODAS as minhas VM's.
Ou seja, hoje não tenho nada montado aqui pra te ajudar com algo mais específico, mas fiz essas anotasções:

Lixeira
para a lixeira tem que criar os diretórios e setar as permissões na mão para cada usuário

no meu cada criei os diretórios conforme o nome do usuário
Exemplo:
usuário: asandrob
diretório: /dados/lixeira/asandrob

e no smb.conf

recycle:maxsize = 0
recycle:repository = /dados/lixeira/%U
recycle:directory_mode = 0777
recycle:subdir_mode = 0777
recycle:keeptree = Yes
recycle:touch = True
recycle:exclude = *.tmp, *.temp, *.log, *.ldb, *.o, *.obj, ~*.*, *.bak
recycle:exclude_dir = tmp, temp, cache
recycle:versions = Yes

Assim que eu resolver a questão do AVAST reconstruo minha sandbox.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts