roteador

1. roteador

Marcos Dias Cardoso
marquinhos1875

(usa CentOS)

Enviado em 23/12/2005 - 18:16h

iae galera livre
fazendo umas pesquisas na net encontrei uma rede entre linux com porta paralela a um mega e pensei se o linux não podia substituir um hardware roteador (ex pr1000) recebendo o link da operadora (meu caso telemar) pela porta paralela
sera que auguem já fez uma proeza dessas, vê se auguem pode me ajudar
script's, link qualquer coisa ajuda

aqui está o link onde eu vi isso, a rede http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-cfgrede.htm#s-cfgs-plip
prometo que se descobrir eu postarei a proeza no VOL
acho ki isso nao tem ainda por causa dos fabricantes de roteadores
os linucsistas faz tudo menos isso???????
acho meio difícil

isso seria uma revolução no mundo linux e uma grande economia de $$$




  


2. Realmente...

Leandro Thowds
thowds

(usa Debian)

Enviado em 11/02/2006 - 14:24h

Realmente, en questão de economia seria grande, porem nunca ví ou ouvi dizer que alguém executou tal proesa... Espero novidades também a respeito!
[]´s.


3. Roteador Paralelo

David
professordavid

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/02/2006 - 18:44h

Amigos, a verdade é uma só.
A idéia em si é interessante, mas veja que na pratica, não é bem assim.

1) Vc pode estabelecer rota usando um computador rodando linux. A partir do momento que a porta paralela se torna um dispositivo de rede, qualquer tipo de dado que entre por ela, pode passar para outras portas, fazendo assim a rota de pacotes.

Mas fique bem claro uma coisa: Querer usar um PC como roteador é o mesmo que querer usar um PS2 como um eletrodomestico, DVD player. Não é bem assim. Os roteadores foram feitos e projetados para trabalhar sobre missão critica. Um computador pode se dar muito bem em uma rede pequena, mas nunca em um ambiente corporativo, com trafego pesado de informações e tudo mais. Repito: Não se compara um 3com, com um PC. Nunca! Não importa o SO.

2) Rede paralela dá 1Mb. Veja que esse valor é LOCAL. Uma rede local de 1Mb!!! As placas hj fazem 100 Mb e já temos cabos e dispositivos para trabalhar a 1000 Mb, sem maiores custos financeiros, e vc quer implementar uma porta paralela a 1Mb!!!! Nem cabo coaxial faz isso!
Repito esses valores são para a rede local, não a NET e , se não me recordo, são 5 ou 7 Mb, não 1.

Resumo.

Rede paralela, bem como serial, são recursos disponiveis para o linux, que podem ser usados.... Isso não quer dizer que são de extrema eficiência. Continue com os novos padrões, par trançado, wireles, fibra e coisa assim e utilize esses recursos apenas em caso de experiencia, estudo, ou quando vc não tiver nenhuma possibilidade cabivel de fazer as máquinas se conversarem.

É isso!


4. Re: roteador

Bruno Galasso Molinari
bgmolinari

(usa Debian)

Enviado em 03/03/2006 - 09:20h

Na verdade a conexão entre os modems das operadoras e os roteadores é uma conexão V.35, que é muito diferente de uma conexão serial ou paralela comum. É possivel adicionar placas ao servidor que possuem interfaces V.35, X.25 etc... (http://www.farsite.com/), mas essas placas não são baratas, e no final vendo a relação custo/beneficio acabdo ficando mais acessivel utilizar um roteador.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts