
souzacarlos
(usa Outra)
Enviado em 31/05/2017 - 15:27h
Boa tarde
Vai depender um pouco do teu conhecimento geral sobre a solução escolhida. Vamos dividir a explicação
Caso queira utilizar windows como sistema base
01 - Temos as questões de licenças de uso, a não ser que utilize tudo de forma clandestina não recomendado
02 - Problemas já conhecidos no mercado com segurança, principalmente hoje em dia com ramsonware.
03 - Existe o lado da vantagem que é fácil trabalhar e também tem bastante gente no mercado com conhecimento suficiente para operar.
04 - Caso queira utilizar o vmware dentro windows (não recomendado na minha opinião) Vai depender do seu grau de conhecimento para operar o Vmware ou outro software de virtualização assim como os sistema que rodarão como hóspedes do sistema principal.
Caso queira trabalhar direto com Linux
01 - Não temos problemas com licenças de softwares, ao menos quase em tudo, então é ponto positivo
02 - Raros são os problemas com segurança, e quando encontrados são rapidamente corrigidos pela comunidade envolvida no projeto, então é outro ponto positivo
03 - Complicado de operar (no primeiro momento) logo vai exigir pessoal qualificado, com isso aumentar o preço da mão de obra de suporte.
Minha sugestão
Partir para um solução virtualizada, mas, como sistema operacional instalado, exemplo Vmware Vsphere, vai demandar tempo e conhecimento, entretanto a gestão centralizada facilitará muito seu trabalho, com tudo também vai exigir mão de obra qualificada.
Neste cenário vc conseguirá ter todos os teus serviços rodando, a escalabilidade será algo possível além da economia de espaço físico e gastos com energia elétrica.
Network Analyst - Consultor para empresas
contact skype: carlossouzainfo
21 99180-8165 (WhattsApp)