Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

1. Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Fabio Santos
fabiomaua

(usa Debian)

Enviado em 24/09/2010 - 16:48h

Ola a todos
esse é meu primeiro post aqui e nem sei se é aqui mesmo que posso perguntar isso.
A situação é a seguinte, preciso montar um servidor onde terei apache, moodle, um banquinho de dados e pergunto a comunidade: quanto devo cobrar? Onde posso me basear para um valor honesto? Pergunto isso porque eu sempre trabalhei como CLT e nunca tive noção que quanto se cobra por esses serviços!
Grato


  


2. RE: Quanto Cobrar?

Diogo Baranzelli
baranzelli

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/09/2010 - 17:06h

Isso depende do local, os valores dependem muito da mão de obra oferecida na região, se for uma região a onde tem pouca mão de obra que faça isso vc pode cobrar um pouco mais, se tiver bastante tem que cobrar um pouco menos, aqui na minha cidade pra fazer isso poderia cobrar uns 800,00 a 1000,00 pois tem pouca mão de obra pra isso


3. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Fabio Santos
fabiomaua

(usa Debian)

Enviado em 24/09/2010 - 18:58h

Ola baranzelli
Sou de SP (mais precisamente da região do Abc) e por aqui, devem ter muitas pessoas que fazem esse trabalho, mas eu não conheço. Eu estava pensando em cobrar uns R$600,00, dar uma garantia de 3 meses e depois disso, cobraria algum tipo de suporte, monitoramento e manuteções. Precisaria saber esses valores para que eu possa sair do esquema CLT e montar minha propria empresa, honesta e comprometida.


4. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Andre Cardoso
andrebian

(usa Fedora)

Enviado em 24/09/2010 - 19:02h

Te aconselho a procurar outros profissionais q fazem este serviço nas suas proximidades, investigar nas empresas q estem prestam suporte p/ averiguar a qualidade do serviço prestado para dai entao vc fazer o seu preço e criar um diferencial entre os demais.


5. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Rafael Umbelino
tlaloc

(usa Gentoo)

Enviado em 24/09/2010 - 19:19h

Para este tipo de serviço, você não cobra tabelado. Ninguém faz isso.

Se você quiser tabelar, tabele por níveis de trabalho. Por exemplo, instalação de sistema é X, configuração disso é Y e daquilo é Z. A soma da o valor do serviço.

Agora, normalmente, se cobra por hora trabalhada. Na empresa onde trabalho é 180 reais a hora, mínimo de 8h.


6. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Roger
rootgerr

(usa Slackware)

Enviado em 24/09/2010 - 19:25h

Acho que seu primeiro passo é se passar por cliente, consulte os profissionais da sua região "cotando" esse mesmo trabalho ja vai dar pra voce ter uma ideia


7. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Fabio Santos
fabiomaua

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2010 - 16:28h

Ola a todos
Agradeço a todos que responderam a minha pergunta e acho que essas respostas foram lidas por muita gente. Vou procurar por empresas que prestão serviços baseados em Linux, mas acho dificel receber alguma valor pelo telefone, geralmente a empresa quer marcar uma reunião para avaliar.
Mesmo assim, obrigado!


8. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

meinhardt, jorge g
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2010 - 18:10h

Fabio,

Tudo bem trabalhar com servidores com Linux, mas não deixe de lado os windows porque é ai que está a grana já que o sistema vive dando pau e a turma em geral é muito preguiçosa ou totalmente ignorante ou melhor ainda, a combinação entre as duas coisas.

Para trabalhos de pequena monta cobre por hora trabalhada e quando já de cara der pra ter uma idéia do tempo que vai te tomar, faça uma proposta pela tarefa completa.


9. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

Fabio Santos
fabiomaua

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2010 - 19:00h

Sim, claro, por mais que criticamos o Windows não deixaremos de dar atenção para ele, pois a Microsoft é grande e merece respeito no mercado. A questão é quanto cobrar nos trabalhos Linux? Para Windows eu cobro uns R$50,00 pra formatar e instalar e quanto a outros serviços, me baseio nesse valor.


10. Re: Quanto cobrar? [RESOLVIDO]

meinhardt, jorge g
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2010 - 19:08h

Pela maior escassez de profissionais com conhecimento bom de linux, a hora de trabalho deveria ser mais valorizada. O negócio é tentar passar por usuário e pedir cotações para você poder sentir a "febre" do mercado e não se queimar nem por cobrar muito barato nem perder negocio por cobrar muito caro.