Internet Gratuita - Cidade Pequena

1. Internet Gratuita - Cidade Pequena

Rafael Victor de Almeida Schiavo
Rafael.Schiavo

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/12/2015 - 17:13h

Boa Tarde a [email protected] !

Sou Técnico Informática em Bauru/SP, e em alguma Cidades vizinhas a prefeitura disponibiliza Internet Gratuita para toda a população.
Eu recebi um pedido de orçamento para fazer este serviço, porém, tenho muitas duvidas a respeito.

Alguém já fez ?
O que usar, Mikrotk ?
Eu dei uma pesquisada na internet, mas não achei nenhuma dica ou tutorial a respeito. Alguém tem algum material ou link, para que eu possa tomar como base??

Muito Obrigado a [email protected]



  


2. Re: Internet Gratuita - Cidade Pequena

Andre Ribeiro da Costa
andr3ribeiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/12/2015 - 07:48h

Fala Rafael.
Aqui na minha cidade foi assim:
A prefeitura fez licitação com provedores da cidade (deve ter uns 10 aqui), e a vencedora colocou antenas pelo centro da cidade com o nome "WiFi_Prefeitura_Gratis" e fez captive portal com Mikrotik. Ele nao tem autenticação, mas ao se conectar, a primeira pagina é um informativo da prefeitura informando sobre o serviço gratuito. Ao clicar em um botão de ok, vc é livre para navegar onde quiser. Não sei se tem algum squid, ou sarg, mas acredito que não. ( O que nao tem nativo no Mikrotik, é muito dificil um provedor disponibilizar). Mas da pra fazer por aí.

Outro caso que sei é o de um shopping center, onde o mesmo recebe um link da operadora de 200MB. O shopping tem um pfSense, com 3 interfaces, uma para a rede interna, uma zona de captive portal para disponibilizar planos aos logistas, e uma zona de para captive portal para o público.
Na rede interna se faz o uso para a administração e possui squid, sarg.
Na rede dos logistas, é criado um usuario, e esse usuario possui banda limitada pelo quanto é acordado com o logista, sem bloqueios, sem registros. Apenas o sinal.
Na rede do publico, acesso geral a internet, sem autenticação.
Cada rede nao pode enxergar outra, pela privacidade, a unica que acessa o painel de admin do pfSense é a da administração e centralizado existe snort para IDS

Por questoes de custo, eu faria sem medo com o pfSense. Eu o acho mais flexível e não tenho que comprar equipamento específico e nen licença. Nele vc consegue fazer um serviço de primeira.

Tenta implantar um serviço com ele em laboratorio, que eu vou tirando suas duvidas aqui, na medida do que eu souber, rsrs






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts