Debian ou Ubuntu Server?? [RESOLVIDO]

1. Debian ou Ubuntu Server?? [RESOLVIDO]

Ronaldo Machado
ronaldosi

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2010 - 09:44h

Bom Dia,
Pessoal eu ja trabalho com o Debian a algum tempo e estou no processo de instalação de um novo servidor, gostaria da opinião de vocês em relação a qual destas Distros seria recomendada, pois apesar de saber que Ubuntu vem do Debian, eu queria ter mais segurança em relação a usa-lo, sei tambem que poderia continuar com o Debian com a segurança que ele ja me proporciona, mas em contrapartida não gostaria de perder a oportunidade de ja utilizar uma solução mais nova.
Obrigado,


  


2. Re: Debian ou Ubuntu Server?? [RESOLVIDO]

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2010 - 10:05h

Como você mesmo disse, é tudo Debian! Eu ficaria como o Debian mesmo.


3. Re: Debian ou Ubuntu Server?? [RESOLVIDO]

Eduardo
anonymous

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2010 - 12:53h

Olá ronaldosi,

Já que tudo está 100%. Eu continuaria com o Debian.
Além disso o sistema é seguro.
Aproveitando estou enviando o link do Securing Debian Manual, acho que pode servir como orientação.

http://www.debian.org/doc/manuals/securing-debian-howto/ch2.pt-br.html

Espero ter ajudado.


4. Re: Debian ou Ubuntu Server?? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/11/2010 - 13:11h

Debian é mais leve e com siso torna o sistema masi rápido, É Debian sem duvida.


5. Re: Debian ou Ubuntu Server?? [RESOLVIDO]

Ronaldo Machado
ronaldosi

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2010 - 13:23h

Galera muito obrigado.....realmente...melhor não mexer em time que esta ganhando.
vou usar o Ubuntu Server em VM para testes.
Abraço,


6. Prefiro ubuntu porque

Giovanni Cândido da Silva
giovannikenpachi

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/09/2011 - 17:32h

Mantenha os servidores que já tem, teste o ubuntu server, se gostar migre. Algumas vantagens do ubuntu na minha opnião:

* Integração nativa com autenticação via Active Directory, se vc está usando samba ou criando um servidor de impressão é muito bom. Ou mesmo se não tem Active Directory o Ubuntu Server já vem com OpenLdap nativo também e fácil de configurar.
* Segurança - O ufw (nativo no ubuntu) faz um bom trabalho como firewall iptables sem ser complicado como o iptables, você pode ter um firewall competente funcionando em segundos, para maior flexibilidade é só aprender como o ufw inicializa as regras.
* Melhor suporte a hardware. A canonical se esforça para fazer o ubuntu server ter suporte a hardwares como IBM, HP, Dell, etc. Ou seja você tem suporte nativo a controladoras raid e outros hardwares específicos de servidores, sem maiores dores de cabeça
* Ciclo de atualizações - Cada um tem sua preferência, mas para mim o ciclo de atualizações do ubuntu server é melhor porque ele é estável nas versões LTS sem ser defasado como no debian. Enquanto no debian as versões estáveis ficam anos a fio usando as mesmas versões de softwares, no ubuntu atualizações são mais frequentes. Se quiser ter softwares atualizados com o debian é necessário utilizar os repositorios de test que são extremamente instáveis. Imagine ter um servidor web php para hospedagem e ficar 3 anos usando uma versão defasada, para desenvolvimento de software e para venda de hospedagens isso é muito ruim.
* Virtualização. Nesse quesito o debian não se compara ao ubuntu é possível criar uma nuvem privada de servidores em cloud computing no estilo amazon ec2 com uma facilidade de instalação e manutenção impressionante.
* Simplifique a vida de administrador - Rotinas comuns são automatizadas pelo ubuntu facilitando a administração, por exemplo atualizações de segurança você pode configurar para atualizar automaticamente. Outra coisa muito bacana é automatizar instalações personalizadas de servidores. Outra coisa é o landscape que além de monitorar os servidores permite a administração de multiplos servidores como se fossem um só, o landscape é exclusividade do ubuntu
* Ubuntu tem suporte e treinamento oficiais
* Há uma empresa injetando milhões nele, mesmo assim é totalmente livre.


Enfim, o debian é uma boa distro para um servidor do tipo faça você mesmo, mas o ubuntu server está mais para ser comparado com o redhat porque oferece serviços focados em servidor, o debian é generalista. Outra forma simplista de ver é que o ubuntu é um debian com asteroids, mas isso é muito simplista pois o ubuntu vai além da personalização.

Por todos esse motivos e principalmente pelas atualizações eu prefiro ubuntu

Antes de me criticarem vejam que o que disse faz parte da minha opinião e experiência de mais de 5 anos com linux, usando slackware, debian, gentoo, centos, fedora, redhat, archlinux e ubuntu em servidores e desktops administrando, testando ou usando pessoalmente, ou seja, não to dizendo que eu sou bom, to dizendo que minha vivência me leva e ter essa conclusão e que cada caso é um caso. No mais gosto muito do debian e chego a ser fã pois ele trilhou o caminho das pedras e é o pai, avô e bisavô de um incontável numero de distribuições, e com certeza também é muito competente em servidores, sua escolha vai depender da sua vivência e de cada situação, não limitando-se apenas à debian vs ubuntu.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts