Compartilhamento de impressora...ajuda :)

1. Compartilhamento de impressora...ajuda :)

Isaac P. Alves
sazaki

(usa Outra)

Enviado em 07/03/2008 - 13:11h

Fala galera! bons ?

eu d novo.. rsrs

Galera, é o seguinte...
em um dos departamentos, foi instalada uma impressora hp laser1160. Essa impressora foi instalada em linux (UBUNTU), fiz o compartilhamento so SAMBA, editando o smb.conf para que a mesma impressora pudesse ser compartilhada. As outras máquinas do departamente que também são LINUX (UBUNTU), imprimem normalmente nela, reconhecendo-a instalada nessa primeira máquina. No entanto, as máquinas WINDOWS não conseguem vizualizar essa impressora.
No processo do Windows XP, para adicionar uma nova ipressora,consegue-se enchergar a máquina na rede, todavia, quando você clica para abrir a "ramificação" onde, dentro deste micro clicado deveria aparecer a impressora, ela não aparece... assim, impossibilitando a instalação e o compartilhamento para o departamento.

O que está acontecendo ?
Alguém sabe algo a respeito ?

Dede já agradeço a atenção




  


2. Dica sem samba

João Almeida e Silva
joao4linux

(usa Debian)

Enviado em 07/03/2008 - 13:41h

Salve!

Olha tbm já sofri nessa situação e pra te dá uma dica mais limpa, é melhor usar sem samba, e o WindowsXP também imprime por http, ou seja nativo do cups.

Primeiro abre o cups pelo browse, localhost:631, vai na aba administração e habilita
Basic Server Settings:
Show printers shared by other systems
Share published printers connected to this system
Allow printing from the Internet
Depois clica em Change Settings

Pronto seu server tá pronto

Agora vai no XP, inicia o processo de adicionar impressora de rede porém seleciona a opção: Conectar-se a uma impressora na INternet ou rede doméstica ou escritório. Daí vai habilitar a caixa onde tem http. Desse ponto é so vc colocar conforme o exemplo do proprio windows ou seja:
http://ip_da_maquina/printers/nome_impressroa um detalhe, o nome printers tem que existir mesmo o que muda é so o IP e o nome da impressora como tá na maquina Linux. Esse metodo também ajuda a eliminar boa parte de bradcast quanto à impressão do windows.

Grade abraço






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts