Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

1. Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

Basilio Garcia Rosa
baza

(usa Mandriva)

Enviado em 18/02/2010 - 14:16h

Tenho há 7 meses um notebook Microboard U342, bom por sinal, mas com um defeito mortal para quem usa Mandriva 2010.0 . A placa instalada é uma Azzureblue AW-GU700, com as funções wi-fi e bluetooth, usa um drive 3DSP cujo código fonte ainda não foi disponibilizado, exceto para o Ubuntu e com kernel específico. Portanto, não funciona pra mim. Tenho usado um adaptador USB wi-fi mas gostaria de não depender dele.

Estou procurando uma oficina pra levar o meu note e substituir esta malfadada placa e pergunto aos caros amigos do VOL: qual a placa que devo instalar, que menos dependa de um kernel específico e, com toda certeza, funcione bem em qualquer distribuição Mandriva? Se eu perder a função bluetooth não tem importância. Assim que eu tiver uma dica correta vou direto pra oficina.

Agradeço muito!


  


2. Re: Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 18/02/2010 - 18:54h

Não sei se você conseguirá substituir a sua placa atual por outra diferente em NoBo (Notebook), pois o espaço é pequeno e na maioria das vezes apenas se consegue, quando consegue, substituir uma placa por outra igual, mas não custa tentar.


3. RE: Placa wi-fi ideal

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 18/02/2010 - 19:11h

Olá,

Eu nunca usei, mas dizem que Intel é uma boa. Um amigo meu tinha um Acer com uma placa de rede sem fio da Intel. Ele instalou o openSUSE no notebook e a placa funcionou sem precisar fazer nada, só funcionou.

Onde eu trabalho, tem um desktop que tem uma Atheros em um slot PCI e funciona só de instalar o Ubuntu 9.10. Porém, eu recebi um e-mail de um amigo aqui do VOL que tinha a mesma a placa e não tava conseguindo configurar.

Evite Realtek. Eu tenho um laptop com uma rtl8187 que funciona no Ubuntu 9.10, mas ele tem 2 anos e quando comprei só funcionava com o Ndiswrapper e passou mais ou menos um ano até funcionar bem. Tive outro laptop com uma rtl8187b que comprei no final de 2008 e mesmo com o Ubuntu 9.10 não funciona direito. O driver dela para Linux é instável.

Abraço.


4. Placa wi-fi ideal

Basilio Garcia Rosa
baza

(usa Mandriva)

Enviado em 18/02/2010 - 19:53h

Caros @ednilton_so e @meinhardt_jgbr:

Anotei as sugestões de vocês e vou observá-las na hora de fazer a troca. Aí volto ao assunto para que questões idênticas fiquem solucionadas. Obrigado!


5. Re: Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

Basilio Garcia Rosa
baza

(usa Mandriva)

Enviado em 22/02/2010 - 22:52h

Caros amigos, finalmente consegui resolver o problema e estou com o meu note funcionando a todo vapor. Fui até uma empresa chamada NOTEMAX (F. (11) 5535-2312 - muito bem tratado, e troquei a placa wi-fi por uma INTEL PRO 3945-ABG. Dei o boot em meu Mandriva 2010-0 e o sistema pediu o drive correspondente que estava no repositório da distribuição. Está tudo funcionando 100% agora.

Valeu a participação de vocês!!!


6. RE: Bom saber.

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 22/02/2010 - 23:46h

Olá,

É bom saber disso. Estou planejando compra um novo laptop já que o meu velho Positivo Mobile anda mau das pernas (sem falar que tem a porcaria do chipset VIA). Sabendo que as placas de rede sem fio da Intel realmente não decepcionam no Linux, vou procurar de preferência um laptop com uma placa dessas.

Abraço.


7. Re: Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 23/02/2010 - 00:08h

Fico satisfeito em saber que você conseguiu trocar a sua placa por outra, pois como comentei anteriormente, normalmente fica difícil substituir uma placa que veio instalada de fábrica por outra diferente e ainda mais de outra marca. A minha experiencia com Notebooks (desde 1990) além disto era de muita dificuldade em termos de empresas prestadoras de serviços. Talvez hoje em dia com a popularização dos Notebooks (NoBos) e Netbooks, o pessoal dedicado a assistência técnica tenha enfim melhorado. Quando encontrei problemas com os NoBos que tive, preferi sempre partir para a solução doméstica abrindo os mesmos em casa e partindo para as soluções por conta própria pois o pessoal que encontrava conhecia menos do que eu. Já troquei HDs por maiores, removi modems internos queimados, substitui pentes de memória em NoBos que não tinham acesso fácil a estes itens sendo obrigatória a desmontagem total dos mesmos, troquei dobradiças de tela LCD além de outros reparos devido a razões acima e nesta época só era possível substituir HD pelo mesmo modelo ou adicionar memória RAM.
Com todo o cuidado, sempre foi possível voltar a montar sem que sobrassem peças. As novas gerações de portáteis finalmente já vem com melhores alternativas de acesso a itens de hardware críticos e passiveis de substituição.


8. RE: Sobre manutenção de laptop

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 23/02/2010 - 00:36h

Olá Jorge,

Aproveitando que você tocou no assunto, gostaria de saber se a manutenção de um laptop é muito diferente de um desktop. Pergunto porque eu ando tendo problemas com o meu Positivo, como disse acima. O problema é que às vezes ele anda "pressionando" algumas teclas sozinho. Tipo, começou com o "Del" e ficava "beepando" direto quando ligava. Aí era só pressionar o "Del" que ele ligava normalmente. Há uns dias atrás foi o "F11". O Firefox, por exemplo, ficava entrando em tela cheia e saindo com uma frequência muito alta. Aí eu pressionava o "F11" ele parava.

Então, acho que antes de mandar pra uma assistência, seria bom dar uma limpada no teclado (acho que uma limpeza pode resolver, já que aqui em Belém é muito úmido). Afinal, o pessoal de assistência aqui é complicado. Se for preciso eles enganam pra ganhar uma grana a mais, entende? Então, como eu tenho curso de manutenção em desktops, e já abri vários PC's, queria saber se não é muito diferente. Eu já abri esse laptop uma vez, mais só duas tampas traseiras que dão acesso à RAM, wireless e HD, nada mais que isso.

Abraço.

PS: Eu comprei esse laptop em abril de 2008, então tem quase dois anos então já passou da época da grantia.


9. Re: Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 23/02/2010 - 10:26h

A diferença em relação aos desktops é o tamanho dos componentes e a ginástica que tem que ser feita para "amontoar" tudo em pouco espaço. Pra quem já tem experiência com desktops fica mais fácil porque de alguma maneira você mais ou menos já sabe o que é cada coisa, ou pelo menos tem uma idéia bem aproximada.

Nos NoBos, é como desmontar e remontar relógio mecânico, além do cuidado para não arrebentar algum canto da carcaça durante a desmontagem forçando com chave de fenda, aconselho a colocar os parafusos de fixação tanto da carcaça como dos itens internos em posições mais ou menos semelhantes ao que ocorre no NoBo. Com isto fica mais fácil a remontagem e não vão sobrar principalmente parafusos. Se no caso do seu NoBo os parafusos forem todos iguais, na bitola e no comprimento, fica mais fácil. Normalmente isto não acontece, você vai ver várias bitolas de parafuso. É necessário paciência, calma cuidado e delicadeza ao manusear os componentes porque são relativamente frágeis.


10. placa wi-fi ideal

eriton benevides
eritonb

(usa Slackware)

Enviado em 13/02/2011 - 17:14h

Caro baza, durante um ano sofri com este dispositivo, diante desta situação resolvi trocar por outra e registrei a experiência: http://eritonb.blogspot.com/2011/02/trocando-o-dispositivo-wireless-3dsp.html


11. Re: Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

Basilio Garcia Rosa
baza

(usa Mandriva)

Enviado em 15/02/2011 - 09:02h

Caro eritonb:

Eu também não tenho paciência em ficar esperando respostas de quem não tem interesse pelo software livre. Fiz a mesma coisa que você, troquei a placa Wi-Fi por uma Intel e acabaram-se os problemas.
Abraço!


12. Re: Placa wi-fi ideal [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/02/2011 - 10:19h

Quando a solução da troca é possível e o preço razoável, muitas vezes é melhor partir para a troca em vez de fica quebrando cabeça pra resolver problemas de reconhecimento de hardware não amigável com o Linux.
No meu caso, não consegui a troca e foi preciso tentar todas as soluções disponíveis. Quando consegui a solução, saiu a versão do kernel 2.6.28 que vinha com suporte nativo ao meu wifi. Agora não tenho mais problemas.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts