TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

1. TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Xerxes
xerxeslins

(usa Puppy Linux)

Enviado em 08/08/2022 - 08:28h

Olá, bom dia.

As famosas "tiling window managers" como ratpoison, dwm dentre outras, são realmente as preferidas por programadores?

O "marketing", digamos assim, é que o seu fluxo de trabalho fica mais veloz e eficiente. Ou então que foram feitas de "hackers para hackers".

Minha percepção: esses gerenciadores de janelas são usados basicamente para o unixp0rn, por usuários que querem embelezar o desktop. Como passa-tempo.

Mas "na vida real", dentre os programadores, eles são realmente utilizados devido a sua eficiência?

Alguém poderia me dizer? Obrigado.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Carlos A. P. Cunha
Carlos_Cunha

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/08/2022 - 08:49h

Para min é aquela coisa, estou com tempo e sem nada para fazer, e me parece interessante , pq não usar? Agora com a vida corrida que levamos, e praticamente algo "inútil", é tipo ter um carro e querer usar uma roda "quadrada" , vc pode?! Pode, mas no primeiro problema ou falta de tempo, vai ver que não compensa.....

Mas friso novamente, quem quer pode usar , não vejo problema algum nisso.



#-------------------------------------------------------------------------------------#
"Falar é fácil, me mostre o código." - Linus Torvalds
#-------------------------------------------------------------------------------------#


3. Re: TWM é perda de tempo ou não?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/08/2022 - 09:33h

Bom, se são realmente preferidos por programadores, tenho minhas dúvidas. O que eu vi de SO/Ambiente, trabalhando em diferentes empresas e times, foi:

- macOS: muitos programadores usam, de fato
- Ubuntu com GNOME: uma grande parcela usam
- Windows: infelizmente, tem muitos rsrs

O que eu percebi é que a maioria prefere usar aquilo que é "default" no sistema, não perdem muito tempo customizando ou mudando de ambiente. No máximo, trocam o papel de parede e o tema dark.
Lógico, minha experiência é limitada, dentro dos times e empresas em que trabalhei. Dito isso, obviamente, em algum lugar tem algum programador feliz da vida usando TWM.

Mas de qualquer forma, não creio que TWM seja "perda de tempo", tem as suas qualidades e o seu público, que é um nicho de programadores.



4. Re: TWM é perda de tempo ou não?

rafael
ogro33

(usa Debian)

Enviado em 08/08/2022 - 16:07h

Cara

As interfaces TWM tem duas características que são bem interessantes, a primeira é o baixíssimo uso de recursos. A segunda, é a rapidez e facilidade de navegar entre os aplicativos e desktops usando atalhos de teclado.
Como tudo na vida, existem os prós e os contras...

Eu gosto bastante de usar atalhos de teclado, então nesse ponto as TWM me atraem. Por outro lado, toda a configuração e customização tem que ser feita "no braço". Isso é algo que eu já acho meio chatinho.

Vai da necessidade de cada um.

Se vc tem uma máquina na qual te sobram recursos de hardware, trabalhar com as TWM não me parece ser algo tão vantajoso. Agora, se tu tem aquela máquina bem velhinha, em que poupar cada bit de RAM faz a diferença, acho muito interessante poder lançar mão desse tipo de interface. Da pra subir uma interface TWM usando meros 256mb de RAM.

Agora, se os programadores usam ou não aí não sei te dizer.

Uma coisa é fato: depois que você decora os atalhos de teclado, é muito mais rápido o workflow usando o teclado do que usando o mouse em uma interface mais tradicional.


5. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Glaulher Ramalho Medeiros
GRM

(usa openSUSE)

Enviado em 08/08/2022 - 18:15h

Ja usei DEs, TWM, hoje em dia estou no enlightenment que me serve bem, se for pra usar um i3 da vida uso o lxqt que ja carrega um ecossistema necessário para o meu uso com o i3, usei um bom tempo assim e me economizava tempo para configurar.

Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem


6. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Xerxes
xerxeslins

(usa Puppy Linux)

Enviado em 09/08/2022 - 17:59h


Obrigado a todos pelas repostas.

--
Chega uma hora na vida que você só quer bater o prego e não perder tempo estudando a ciência da construção de um martelo.



7. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 09/08/2022 - 20:58h

Já usei muito openbox por pura paixão, mas hoje, pra mim, que não sou TI, qualquer WM puro é perda de tempo. A não ser que você seja muito neurótico com detalhes que você queira personalizar.
Convenhamos, qualquer carroça velha hoje em dia roda do XFCE pra cima.


8. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Raphael Henrique
Raphael_Henrique

(usa XUbuntu)

Enviado em 09/08/2022 - 22:49h


Utilizo o xubuntu com bspwm, e como programador, posso dizer que me sinto mais produtivo utilizando TWM. No início é mais complicado, tem que decorar keybindings, configurar... mas uma vez que vc configura e salva seus dotfiles em um github por exemplo, se precisar reinstalar já economiza um baita tempo. Eu particularmente gosto da minha, e depois q me acostumei, me sinto muito lerdo em um ambiente comum rs. Em questão de ser perda de tempo ou não, bom, eu aprendi bastantes coisas novas configurando meu bspwm, então pra mim não foi perda de tempo, muito pelo contrário, me agregou muito conhecimento... e utilizo naturalmente na minha máquina para trabalhar.


9. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/08/2022 - 07:46h

kkkk eu estava achando que vocês estavam falando do "Tom's Window Manager", que é um gerenciador de janelas do Xorg beeeem antigo...



10. Sim vale a pena!!!

Raphael Ciribelly
seehrum

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2022 - 02:46h

Uso há anos o i3wm e já testei outros e posso afirmar que em questão de agilidade e praticidade é muito bom, fora que se consome poucos recursos da máquina e você acaba se habituando aos atalhos do teclado que você mesmo cria (binds)

Imagine a seguinte situação
Você liga a máquina e tem um atalho para abrir o Firefox, outro para abrir um programa que você diariamente usa para trabalho etc... é muito mais prático do que ficar clicando em icones, há também os simpleswitcher como rofi e dmenu, então você apenas coloca um atalho para eles e chama o programa que deseja, na minha humilde opinião não existe nada melhor e mais pratico atualmente.



11. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 17/08/2022 - 14:34h

Trabalho como programador e uso o i3wm como meu desktop principal, então a resposta é sim. Até porque a maior parte do que eu faço é pelo terminal, então não faz sentido rodar um desktop inteiro como Gnome ou KDE sendo que eu só vou usar o terminal.


12. Re: TWM é perda de tempo ou não? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 22/10/2022 - 17:51h

olha, não sou programador, mas quero deixar minha opinião.
interfaces muito minimalistas e antigas nunca gostei, embora goste de duas, que são exceção, o Fluxbox e o Window Maker (sou saudosista, usei muito). o Enlightment eu gosto.

Mas nos computadores atuais, tão grandes, tanta RAM... Em Linux eles rodam tudo rápido, até KDE.
De fato acho que esses gerenciadores de janelas minimalistas são do tempo que o cara tinha que economizar RAM para pode compilar...

Nos micros atuais, a galera, mesmo programadores, acho que usam o que é default ou o que gostam...

Quer ver um exemplo prático? a galera do Gentoo e Slackware, no mundo, gostava de tudo "no braço"... agora olhem na Internet, tem até um montão de Gentoo e Slackware com KDE e até com Systemd!

Acho que no Universo Linux atual, a galera usa o que gosta, acha bonito ou prático. Linux é legal até por causa disso.Com Linux, vc tem muita escolha!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts