E aí? O que esperam da votação sobre Debian incluir firmware non-free?

1. E aí? O que esperam da votação sobre Debian incluir firmware non-free?

Xerxes
xerxeslins

(usa Puppy Linux)

Enviado em 19/09/2022 - 12:51h

Como muitos devem estar sabendo, há uma votação para decidir se a ISO oficial do Debian deve incluir firmware não-livre, ou não. Há várias propostas para isso.

As propostas e os votos podem ser vistos em:
https://www.debian.org/vote/2022/vote_003

Como é hoje? Debian oferece uma ISO sem firmware non-free, na página oficial. Mas também oferece uma ISO chamada de não oficial, com firmware non-free, mais escondida, ruim de achar, para usuários iniciantes.

Para o usuário iniciante a frustração ocorre quando ele vai baixar Debian da página principal e seus dispositivos (como wifi) podem não funcionam, por falta de firmware non-free; e depois descobre que tem que baixar uma ISO não oficial para que o sistema funcione, ou recorrer a ajuda em fóruns, ou grupos para saber como configurar e instalar o que precisa.

A grande polêmica está no fato do contrato social do Debian que diz, logo no começo: "O Debian permanecerá 100% livre" e "Nunca faremos o sistema depender de um componente não livre."

Contrato pode ser lido em: https://www.debian.org/social_contract.pt.html






  


2. Re: E aí? O que esperam da votação sobre Debian incluir firmware non-free?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/09/2022 - 14:03h

Antigamente eu precisava instalar driver wi-fi realtek do meu laptop... Mas hoje já é reconhecido automaticamente pelo kernel... Creio que se hoje eu precisasse disso acabaria lançando mão do Ubuntu


3. Re: E aí? O que esperam da votação sobre Debian incluir firmware non-free?

Xerxes
xerxeslins

(usa Puppy Linux)

Enviado em 03/10/2022 - 10:50h

O martelo foi batido.

Proposta A venceu.

"Incluiremos pacotes de firmware não livres da seção "firmware não livre" do arquivo Debian em nossa mídia oficial (imagens do instalador e imagens ao vivo). Os binários de firmware incluídos normalmente serão ativados por padrão quando o sistema determinar que eles são necessários, mas, sempre que possível, incluiremos maneiras de os usuários desativá-lo na inicialização (opção do menu de inicialização, linha de comando do kernel etc.).

Quando o instalador/sistema ativo estiver em execução, forneceremos informações ao usuário sobre qual firmware foi carregado (gratuito e não-livre) e também armazenaremos essas informações no sistema de destino para que os usuários possam encontrá-lo mais tarde. Onde o firmware não-livre for necessário, o sistema de destino também será configurado para usar o componente de firmware não-livre por padrão no arquivo apt sources.list. Nossos usuários devem receber atualizações de segurança e correções importantes para binários de firmware como qualquer outro software instalado.

Publicaremos essas imagens como mídia oficial do Debian, substituindo os conjuntos de mídia atuais que não incluem pacotes de firmware não livres."





4. Re: E aí? O que esperam da votação sobre Debian incluir firmware non-free?

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 03/10/2022 - 10:56h


xerxeslins escreveu:
O martelo foi batido.
Proposta A venceu.


se continuar a ter uma ISO pelada eu não vou torcer o nariz .... é um processo evolutivo e tals eu entendo , mas como V.Ex.ª bem sabe eu sou um adepto do Debian super enxuto !!!

------------------------------------------------------| Linux User #621728 |------------------------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------------------| Linux User #621728 |------------------------------------------------------








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts