Python x PHP

1. Python x PHP

Diego Rodrigo Machado
bestlinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/10/2005 - 16:58h

Ola Galera,

Gostaria de opniões sobre vantagens e desvantagens em relação ao uso do Python no lugar do PHP. Alguem ja teve essa experiencia ??

Falow !


  


2. Python Versus PHP

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/10/2005 - 22:02h

Olá!,

Sou programador de PHP a anos, e me deparei com o Python pela primeira vez em uma palestra, no início deste ano. Desde então eu pesquisei esta linguagem nova para mim, apredi e me apaixonei completamente.
Ainda não tive a oportunidade de utilizar o Python em aplicações Web, porém sei que o conhecimento desta linguagem é extremamente útil (e praticamente fundamental) para desenvolvedores que utilizam o(s) maravilhoso(s) Zope/Plone.
Irei neste mês realizar testes com o Python em ambientes de produção (web), e postarei aqui todos os resultados que eu obtiver, positivos ou negativos.

Abraços,
Júlio


3. Python pra web

Lincoln de Sousa
mindingo

(usa Slackware)

Enviado em 13/10/2005 - 10:53h

Eu trabalho com python pra web a uns dois anos e posso dizer que o ganho em produtividade é astronômico. Utilizo o Zope/Plone mas há outros frameworks construidos em python, por exemplo o Django(http://www.djangoproject.com) e o MoinMoin(http://moinmoin.wikiwikiweb.de).

Adoro PHP, mas a sintaxe do python é mais elegante e o PHP não é orientado a objeto(não é a mesma coisa que ter classe!!!)

Outra coisa, trabalhar com frameworks é muuuuito mais rápido que começar do zero, coisas que gosto e são feitas em PHP:
Mambo (http://www.mamboserver.com), Saite (http://www.saite.org.br)

sou meio suspeito pra falar mas acho python mais produtivo que php, mas essa concorência é saudavel .


4. Python na mão

Eduardo Cereto Carvalho
dudus

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/11/2005 - 02:11h

Bom com o Python é bem verdade que há uma facilidade maior já que ha modulos pra tudo que você possa imaginar prontos a disposição.
Porém nesse quesito de codigos e documentação o php não fica atras. Eu acho a documentação do php melhor, e também ha bastantes modulos prontos. O im portante para aplicações web eh que os dois tem otimas integrações com bancos de dados.
O php inclusive é conhecido por essa integração
a versão do php5 é bem estável e a orientação a objetos sofreu uma melhoria fenomenal. Vale a pena experimentar as duas


5. Re: Python x PHP

Eduardo Cereto Carvalho
dudus

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/11/2005 - 15:13h

Bom irei postar aqui a resposta a uma pergunta que me foi feita pelo amigo alexnuvix através desse post.

---------------------------------
Li seu post na comunidade de Phyton no VIVA O LINUX e vi que tem uma vasta experiência no assunto, se não for encomodar pederia me apresentar o phyton.

1) O que é o phyton?
2) É igual ao PHP?
3) Ele é multi plataforma ??
4) Como fazer para baixar o software ??
5) O que se desenvolve com ele ??
6) É dificil de aprender, qual o nivel?

É que conheço e uso da linguagem HTML e gostaria conhecer outras linguagens.

Se vc puder ,me responder a essas perguntas agradeço

valew

Abraço

Alexnuvix
---------------------------------

Como não sei nada sobre sua experiência com programação vou tentar não ser muito técnico. Na verdade minha experiência com Python é muito limitada mas pretendo mudar isso bem em breve. Com php já tenho uma experiência maior.

O Python é uma linguagem muito popular, mais do que o php, porém no Brasil o php parece ser mais popular. Ele é uma linguagem interpretada (como o php) e não compilada (como o C++ que gera binários.) Por esse motivo eu acredito que ela é boa para desenvolver projetos open source.

O Python na sua sintaxe é um pouco diferente do php. Se você conhece php e C deve ter percebido que a sintaxe dos dois é bem semelhante. A do python tem uma particularidade interessante. Ela não usa chaves para delimitar blocos de comandos. O próprio espaçamento da indentação é que define isso. Por isso é importante manter seu programa organizado e bem indentado ou caso contrário os comandos não serão executados noralmente. Essa syntaxe diferente do Python é muito parecida com uma outra linguagem chamada Ruby. Mas sei muito pouco sobre o Ruby, acredito que ele seja derivado do python.

Como disse a minha experiência com Python ainda não é muito grande mas uma coisa interessante sobre o python consegui perceber. Os codigos são muito simples de se escrever e ler. Incrivel como um programa em Python fica bem menor que um programa em qualquer outra linguagem que conheço. Com certeza alguns companheiros vão retrucar sobre isso, mas essa é a minha experiência até agora.

O Python possui o interpretador aberto, o que possibilita que qualquer um altere seu codigo para torna-lo multiplataforma. Já existem verssões para mac, windows e linux. Você pode baixar o interpretador aqui http://www.python.org/download/ . e deve ser tudo que você precisa para começar.

Com o Python se desenvolve de tudo. Ele é muito usado em programas para o linux. Pelo menos o meu Ubuntu tem uma penca de programas desenvolvidos em python e essa é a linguagem oficial do ubuntu. Eu pretendo usar o python para programar para a web.

O php é feito para funcionar primeiramente como uma linguagem para a web. Porém existe uma extenssão chamada php-gtk que possibilita que sejam criados programas com interfaces completamente em php. Sem uso de servidor http ou browser. Porem esse projto do php-gtk é mais uma experiência do que algo usavel. Mais como um demonstrativo do que pode ser feito com php. Não recomendo para uso.

O python por outro lado é bem mais verssátil. Pode ser perfeitamente utilizado para ambos os lados.

Agora se o python é facil de aprender. Eu considero bem fácil. Se você já programa não deve ter dificuldades em aprender python. Mas se nunca programou pode ter uma dificuldade no inicio. Mas isso é normal e o mais importante é não desanimar e ser persistente. Qualquer linguagem é dificil se você não sabe nada sobre programação. É uma curva de aprendizado árdua, mas assim que passar essa curva você se sentirá mais seguro e poderá testar quantas linguagens quiser até achar a melhor para seus projetos.

Se você nunca programou eu aconselharia você a tentar o python. Como seus programas são simples e a documentação é ampla ele é uma ótima linguagem para começar. Boa sorte. ;)

Link interessante: http://www.python.org/doc/


6. Uso do Python

Lincoln de Sousa
mindingo

(usa Slackware)

Enviado em 27/11/2005 - 20:42h

Grande dudus, adorei sua apresentação! Até eu que já uso Python fiquei animado!

Sobre o uso do Python, o Yum (gerenciador de atualizações do Fedora) e o Emerge (gerenciador de pacotes Gentoo) são escritos em Python!

O povo anda investindo muito em Python outro exemplo é o Gnochm (leitor de chm do Gnome) também é escrito em Python)

A cobra tá crescendo!
HAHA (trocadilho ridículo ;p)


7. Re: Python x PHP

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/12/2005 - 11:54h

Concordo, mindingo..

Porém, por o PHP ser primeiramente destinado a Web, ele tem um maior suporte para funções Web do que o Python. Com o PHP, tem uma visão Web mais ampla, diferentemente do Python. :-)

[]'s


8. Re: Python x PHP

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/12/2005 - 13:34h

Caraka viu, eu já programo PHP faz uma cara meu, jaz fiz coisas com PHP que até a Zend duvida (nsss). Mas é o seguinte, eu numca mexi com Python pra falar a verdade eu não me interessei (passado) também, e por questões maiores eu tive que me aprofundar mesmo em PHP. Eu sei que dá pra fazer uma porrada de coisa com PHP. Mas depois deste post do "dudus", comecei a olhar esse tal de Python de forma diferente. Onde eu trabalho tem um cara que é apaixonado por Perl que também curte Python e ele falou bem pacas tambêm. Bem agora só me resta começar aprender né. Da lincença viu já to estudando C/C++, PHP, SDL, ShellScript, GTK e agora os caras me atiçaram a estudar Python, desse jeito eu não vou ter vida. :-P


9. PHP, ASP, C#, XML, XSL, DTD, CSS, Web Stanrads, e agora Python!!! :)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/01/2006 - 16:21h

Atualmente estou estudando C# pq a empresa que trabalho vai me pagar a certificação microsoft. Pois é amigos, preciso sobreviver, neh?
Além disse tenho vários projetos de freelance em PHP para entregar, e agora me vem o "dudus" "impondo" (hehehe) que eu estude Python.

Começarei hoje mesmo!

Valeu ae "dudus"!!!


10. Realidade virtual

11. Monitoramento WEB.

Alex Araujo Bezerra
elderbezerra

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/10/2007 - 20:23h

Olá pessoal, alguem tem um script pronto em python para fazer monitoramento WEB?




12. Fatores decisivos

Tiago Menezes
tiagojmg

(usa Kurumin)

Enviado em 02/03/2008 - 14:02h

Programo em Python faz uns 2 anos e há uns 1,5 anos tive que aprender PHP na empresa em que trabalho.

Tenho algumas considerações:


1 - "Python é direcionado a produtividade" e "... no PHP você tem que começar tudo do zero":

Alguém aqui já ouviu falar de Delphi for PHP? Esta ferramenta ganhou o Prêmio Info de Inovação do Ano (da revista Info). Pois é, com este ambiente gráfico de programação, a coisa mudou radicalmente. Hoje desenvolvo em 5 minutos o que antes levava 3 horas(sem exagero). Acho que era o que faltava no PHP (alta produtividade).

Afirmo que minha produtividade em PHP com o Delphi for PHP é de longe MUITO maior que com Python.



2 - "Integração com banco de dados": PHP tem integração com MySQL (nativa), que é usado pelas maiores companhias da Internet (Google, Yahoo etc.) e pela NASA (que é apenas um grande nome).



3 - "Python mais popular que PHP": O PHP é utilizado em 60% dos web sites do mundo (sem comentários).



4 - O servidor mais utilizado, o Apache, interpreta o PHP nativamente. E o MS SQL Server está disponibilizando o mesmo (a Microsoft viu que perdeu).



5 - PHP 5 orientado a objetos: Tem-se suporte total a Orientação à Objetos a partir do PHP 5. Acho que é mais uma vantagem, pois ao contrário do Python, você pode escolher entre programação estruturada ou orientada a objetos (a escolha é sua).



6 - O que vejo ser ensinado nas universidades é o PHP, e raramente Python. Ao contrário do que foi dito acima, vejo os alunos aprendendo programação com Pascal e não com Python (como dito).



7 - Finalizando, grandes empresas, como a Microsoft e a Borland abraçaram o PHP, e agora, onde você acha que está o futuro?



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts