Servidor de Email

1. Servidor de Email

Paulo Cézar Rocha
pxcx

(usa Debian)

Enviado em 18/06/2009 - 20:39h

Olá a todos,

Estou querendo montar um servidor de email completo com webmail, interface para cadastro de novas contas, mais de um dominio hospedado...a idéia é que esse seje um serviço de "cortesia" para meus clientes portanto não serão muitos domínios que usarão esse servidor

Tenho algumas dúvidas em relação a estrura, visto que nunca trabalhei com servidores assim, somente alguns testes locais, meu foco sempre foi programação/desenvolvimento.

Queria a ajuda dos colegas com mais experiência na área...

1. Qual o hardware necessário para um servidor assim? servidor parrudo, servidor simples, alguma sugestão de um bom hardware?

2. O link com a internet, tem que ser dedicado ou um speedy negócios de 2Mb aguenta? no caso de usar um speedy negocios ele vai ser exclusivo para o servidor não vai haver mais nenhum micro na rede com ele.

3. O webmail, o recomendado é eu instalar o apache e servir o webmail na mesma máquina do servidor ou em um outro servidor web configurando o webmail para acessar esse servidor?

Obrigado

[]s


  


2. Re: Servidor de Email

Pedro Pereira
pogo

(usa Fedora)

Enviado em 19/06/2009 - 10:16h

1. O hardware necessário vai depender de muitas coisas como quantidade de usuários, tamanho médio dos e-mails, quantidade média de e-mails enviados... O interessante é começar com um servidor um pouco parrudo (como por exemplo, 2GB de RAM, Dual Core, uns 250GB de HD) e fazer uma análise de capacidade para ver se o servidor vai continuar suportando a operação como você necessita.

2. Um link de 2MB me parece o suficiente sim. Instale o Cacti no servidor para analisar se o link está ficando muito sobrecarregado e se será necessário aumentar a banda. Aqui no VOL mesmo você encontra vários tutoriais sobre isso.

3. Você pode instalar o webmail na mesma máquina onde você configurou todos os serviços. Ele não ocupa tantos recursos assim.

Bom, se me permite algumas sugestões:
* Você poderia usar o Zimbra. Ele é um excelente software, simples de instalar e configurar. Existe muita documentação disponível tanto em inglês quanto em português. Suporta vários domínios, tem um excelente desempenho e todo o gerenciamento é feito através de uma interface web extremamente bem desenvolvida. Site: http://www.zimbra.com

* Se você resolver utilizar alguma distribuição derivada do Red Hat, você pode utilizar o iRedMail. Este é um software que automatiza e facilita muito a configuração de servidores de e-mail. No meu site eu publiquei um tutorial sobre ele, o link é: http://www.pedropereira.net/iredmail-servidor-de-e-mails-facil-e-rapido/

Espero ter te ajudado um pouco. Se quiser alguma ajuda mais personalizada (ou mesmo se quiser contratar alguém) para configurar o servidor, entre em contato comigo através do e-mail augusto.pedro at gmail.com. Presto serviço para empresas e posso te auxiliar a resolver o seu problema :)

[]'s

Pedro


3. Aconselho!

Daniel Fernandes
volcom

(usa Debian)

Enviado em 19/06/2009 - 10:38h

Usamos baseado nesse how-to aqui na empresa:

http://www.comofazer.net/wiki/index.php/Computadores:Postfix

Abraço






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts