Partição do Windows irredimensionável [RESOLVIDO]

1. Partição do Windows irredimensionável [RESOLVIDO]

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/11/2009 - 00:11h

Dae galera...

Bem, se eu vim parar aqui é porque já fiz de tudo que é possivel, me matei de pesquisar no Google e no VOL mas não encontrei uma solução, então lá vai meu problema:

Certo pc contém Windows XPirata. Fui instalar o openSUSE nesse pc hoje, mas quando o instalador começava a fazer as alterações no HD aparecia um erro informando que não dava para redimensionar a partição do Windows, cancelando a instalação e sugerindo que eu a deletasse (eu sei que depois que eu conseguir instalar algum Linux o proprietário do pc vai querer que eu exclua o Windows posteriormente, mas ainda há certa resistência). Então eu fui nas opções avançadas e tentei redimensionar a partição manualmente, mas não da para redimensionar aquela maldita partição. Então coloquei o CD do Ubuntu e tentei pelo GParted, também não deu para redimensionar a partição (não acusava erro nenhum, simplesmente eu arrastava a barrinha mas ele não se mechia). Então fui no Windows e baixei uns softwares que editam partições, mas eles não podem modificar a partição nas quais estão instalados - isso se conseguissem (ou seja, não serviram pra nada). Tentei também modificar pelo proprio Windows (botão direito em "meu computador" > "gerenciar" > "gerenciamento de disco", onde segundo a minha fonte (http://www.baixaki.com.br/info/869-como-criar-particoes-no-hd.htm) eu teria a opção de “Estender Volume”, "Diminuir Volume” ou "Excluir Volume". Mas apenas a opção "excluir volume" dava para clickar (mesmo assim acho que o Windows não ia se auto-excluir). Enfim... Como fui pesquisando também li algumas paradas falando de desfragmentação (http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Por-que-desfragmentar-as-particoes-do-Windows-antes-de-instalar-o-Linux). Seria esse o motivo de eu não estar conseguindo redimensionar a partição do Win XP (aqui em casa eu nunca desfragmentei nada)? Há a possibilidade de não dar para fazer um dual boot por causa do Windows estar "estragando" o HD? Nesse caso uma "desfragmentação de disco" resolveria o problema? Ou o problema é causado por outro motivo? Pode o XPirata estar criptografado (não sei muito bem o que é isso) ou sei lá, impossibilitando a instalação de outros SO? Há alguma solução para essa Partição do Windows irredimensionável ou apenas a formatação do HD permitirá a instalação de outro Sistema Operacional? Ou se por o acaso eu convercer o cara e quando for excluir o Windows dele não vai dar? o_O" Dae fica foda.

*Ps.: Eu não desfragmentei o pc em questão porque já perdi muito tempo tentando instalar e achar uma solução para o problema na casa do cara, sem contar o tempão que levou para fazer um back-up para o pendrive (Windows vocês conhecem a lerdeza). Fazer uma desfragmentação naquele pc então, ia levar o dia inteiro, mas se isso for preciso, ou seja, se essa realmente for a solução, eu o farei.

Mas enfim, meu problema se resume ao título: Partição do Windows irredimensionável. Alguma solução? Me ajudem a tirar essa família do monopólio da Microsoft (depois eu tiro a Microsoft inteira) e abrir a porta para o pinguim! O quanto antes melhor. Valeu vocês são camaradas. =D

Grato pela atenção;
lekegf


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/11/2009 - 01:40h

filho... baixa o easeus partition manager. ele é O CARA quando o assunto é desmanchar particao do windows. ele ate vai chiar, mandar reiniciar mas ele funciona.

reduz a particao windows ao minimo possivel.

quanto ao becape. nao sei o quanto voce entende de Linux, entao suponho que entenda bem. entra com o liveCD (ubuntu por exemplo) monta o pendrive eo HD a ser salvo, abre um terminal e como root (sudo su e enter):

rsync -vaxE /pasta/do/cara/ /pasta/do/pendrive/

note que tem que ter as barras no final pra dar sincronia. vai muito rapido assim...

dai voce roda o easeus e reparticiona o traste, digo, windows, e tenta criar novas particoes PELO LINUX no cd de instalacao.

penso que vai resolver assim. ja peguei uns casos amoados, gosto mais de passar com o trator em cima> fdisk / mke2fs rs

[]s

PS. Nao, o ntfs é igual o q o gato enterra.. e o easeus é tipo o gparted do ruindows.

3. Operação realizada com sucesso

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/11/2009 - 16:31h

Valeu vsf, com esse software eu consegui redimensionar aquela partição chata. Pior que é facinho de usar o programa mesmo, é como se fosse um gparted, você clicka na partição e puxa, e esta pronto, do jeito que eu gosto. Dae foi só instalar o openSUSE normalmente. Caso eu encontre o mesmo problema ao tentar instalar o pinguim em outras máquinas já sei o que fazer. Tanks =D






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts