Dúvidas sobre ser programador

1. Dúvidas sobre ser programador

João Vitor Reis Werneck
mintzero

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/01/2019 - 20:35h

Galera é o seguinte eu moro no interior e estou pensando em seguir a area de programação, e tenho algumas dúvidas:

Queria fazer um tecnologo de analise e desenvolvimento de sistemas e focar ao maximo em programar, mas sempre tem aquela dúvida se vou conseguir oportunidade (principalmente eu q moro no interior do rj). Tenho 18 anos meu foco é um dia conseguir uma vaga no exterior. Vcs tem alguma dica ou experiencia sobre isso? É facil conseguir freela?


  


2. Re: Dúvidas sobre ser programador

Lima Júnior
lmJR

(usa Debian)

Enviado em 17/01/2019 - 21:22h

Eu moro no Ceará, e também sonhava em um dia ser programador, mas a realidade é mais cruel quando se vive ela, e acabei desistindo temporariamente desse sonho, apesar de até ter ganho uma medalha em olimpíada estadual.
Conseguir uma vaga no exterior não é tão difícil, contanto que saiba o inglês. E é bom começar a programar por si mesmo e fazer um portfólio, ou até mesmo entrar em alguma comunidade pra ganhar mais experiência. O bom de ser programador que você não precisa de necessariamente uma vaga de emprego, se você fizer um bom trabalho dá pra ganhar bem trabalhando como freelancer. Não acho que para programar necessite de uma faculdade, a maior parte do que aprendi de programação foi na internet, sozinho mesmo, e pesquisando em fóruns, sites e etc, mas fica legal ter uma graduação. Só te aconselho fortemente a ser paciente e desenvolver bastante sua lógica de programação, sintaxe de linguagem é o de menos!
E não, não ache que aprender estruturas e mais um bilhão de coisas em determinada linguagem te faz um bom programador. Nunca confunda lógica de programação com aspectos relativos a linguagens. Pra finalizar, escreva códigos legíveis, bem indentados e comentados, fazendo com que qualquer pessoa entenda o que você fez no seu código.


3. Re: Dúvidas sobre ser programador

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 17/01/2019 - 21:27h

Quanto à realização dessa meta, é fácil para alguns, difícil para outros, depende da pessoa. Minha dica para você realizá-la é esta: ame o que você faz intensamente, pense e viva programação. Qualquer resultado que vier é consequência disso.

Não deixe o fato de você morar no interior desmotivá-lo. Há pessoas que nem curso superior possuem e são consideradas grandes programadores.

Quanto aos freelancers, minha recomendação é você investir em seu currículo, adquirindo mais experiência. Quanto melhor for o seu currículo, mais valorizado será o seu trabalho. Sua mente deve estar pensando: e quando eu estiver no começo de minha carreira, qual experiência terei? Bem, qualquer coisa que o some como profissional já é experiência. As pessoas costumam associar a duas coisas: empregos e cursos superiores e técnicos. Vejo a experiência como isso e também como muitas outras coisas. Participar de um projeto de software livre, para mim, por exemplo, já é experiência. Ter certificação também.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts