Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

1. Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 29/01/2023 - 18:19h

E ai pessoal.
Vim pedir umas ideias aqui pra raciocinar sobre a solução de um problema de um amigo.

Eu ensinei matemática básica pra ele, e deslanchou de vez e agora estuda sem minha juda.
Porém, ele tem séria dificuldade com problemas que envolva texto, basicamente problemas de aplicação.

Eu tava aqui pensando em solução pra isso e me veio algumas luzes:
1-o problema dele é de semântica e não de sintaxe:
Ou seja, ele sabe fazer a conta se ela for uma expressão como A + B * C = ??, mas se tiver um problema onde não se conhece a fórmula para resolvê-lo, ele não sabe o que fazer, mesmo com problemas simples.
2-creio que o problema é por falta de treino numa hábilidade específica, mas não sei qual.

Então, queria uma ideia do que fazer. Eu sei que se eu souber onde está faltando treinar, dá pra resolver de vezo problema. Acontece que ainda não estou bem certo de onde mexer pra ter efeito positivo no que falta.

Alguma ideia pra compartilhar?

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2. MELHOR RESPOSTA

rafael
ogro33

(usa Debian)

Enviado em 29/01/2023 - 18:43h

É complicado dar pitaco sem conhecer a fundo a pessoa e a suas dificuldades, mas pelo que vc descreveu, me parece que falta treinar a interpretação de texto e também um pouco de conceitos de logica.

Talvez iniciar com uns problemas mais fáceis de interpretar e montar a logica da resolução e depois ensinar a testar se a solução proposta realmente resolve o problema de forma satisfatória.

Eu tentaria algo nesse sentido se estivesse no seu lugar. Primeiro treinaria a interpretação de texto (fora do escopo da matemática mesmo) com a pessoa, quando ela ja estivesse dominando bem essa questão eu partiria pra alguns exercícios de logica. Depois de perceber uma melhoria nesse aspecto também, ai sim introduziria a matemática nas questões e ensinaria a testar as soluções que foram propostas vindo da interpretação textual e da logica.

Espero ter ajudado!

3. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 29/01/2023 - 18:52h

@ogro33
Obrigado ai cara, faz sentido o que tu diz, mas e como eu treino a interpretação de textos?
Porque tipo, ele gosta de ler mas não entendo porque ele tem essa dificuldade com interpretar textos. Algumas vezes eu conversei com ele sobre essa dificuldade, e sim, vc acertou que ele tem essa dificuldade. Mas a dificuldade maior é saber a maneira efetiva de treinar interpretação de textos. Na minha mente, ler seria solução, porém, ele já gosta de ler e tem essa dificuldade.

Tava aqui pensando com o que tu disse e me parece que se ele treinar com programação e problemas de regra de 3, talvez possa melhorar nesse sentido.
Uma coisa que percebi é que a falha no conhecimento dele se refere mais ao uso das operações, mais do que na resolução do problema.
Por exemplo: ele me falou que tem horas que não sabe aplicar divisão, mas ele sabe dividir super bem. É ai onde eu vi que é problema com o significado da operação e não com resolver conta.

O ruim é que ainda não sei como treinar o significado da operação mais do que a resolução. Com essa tua ideia ai, eu vejo melhor como resolver e mais tarde vou tentar fazer uns exercicios com ele.


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4. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 29/01/2023 - 19:46h

@ogro33
Resolvido. Testei aqui com ele e descobri o que fazer.
Obrigado ai pela ideia cara!


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5. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

rafael
ogro33

(usa Debian)

Enviado em 29/01/2023 - 23:49h

Cara,

Vamos lá...

Existe uma diferença entre gostar de ler e compreender o que vc esta lendo. Não adianta ler coisas que não te desafiam intelectualmente porque isso não vai te fazer aprimorar a capacidade de interpretação textual.
Então, talvez seja um caminho indicar leituras que façam o leitor ter que refletir sobre o que esta escrito ali e buscar significado além do que esta na camada mais superficial do texto. Talvez letras de musica, poemas, crônicas, ou algo com que a pessoa se identifique e que, principalmente, provoque reflexão!

Outra coisa que eu vejo acontecer com muita frequência, e talvez ai esteja também parte do problema, é o ensino de matérias de exatas fora de um contexto pratico... ou seja, se ensina a formula de Bhaskara sem ensinar onde isso terá aplicação em uma situação real do dia a dia... então, talvez ai esteja mais uma forma de tentar ajudar esse teu amigo... mostrando e aplicando exercícios mais próximos de uma aplicação pratica. Ao invés de ficar apenas em cálculos teóricos, tentar propor problemas matemáticos que tenham alguma aplicação no dia a dia dessa pessoa. Algo que faça sentido ela aprender, porque consegue ver uma utilidade pratica para o que esta sendo ensinado.

Mais uma vez, espero contribuir de alguma forma.

Abraços e boa sorte nessa empreitada que é difícil, porem nobre!!!!



6. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 30/01/2023 - 12:58h

Seu amigo, a princípio, parece ter dificuldade em transformar um texto numa sentença matemática.
Essa dificuldade, se melhora com exercícios.

Por exemplo:
1) Quando João nasceu, Maria tinha 10 anos.
Que idade teria João quando Maria tiver 15 anos?

2) Que idade teria João quando a idade de Maria for o dobro da sua?

O objetivo dos exemplos acima é montar a sentença matemática correspodente, o resultado numérico seria mera consequência.

Os exercícios, sempre que possível, devem ser agrupados conforme sugerido abaixo:

1o) Exercícios de fixação:
O objetivo é fixar os conceitos aprendidos.

2o) Exercícios de aplicação:
O objetivo é saber aplicar os conceitos aprendidos nas situações práticas do dia a dia.
Ou seja, para que serve essa bagaça toda.

3o) Exercícios exploratórios:
O objetivo é aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas mais complexas, que exigem raciocínio mais profundo.
Ou seja, a obtenção da sentença matemática correspondente não é muito evidente e imediata.


7. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 30/01/2023 - 18:40h

@ricardogroetaers
Obrigado ai. Otem eu procurei definir melhor o que fazer, acontece que, ele tava focando em questão de vestibular pra aprender, porém, é muito avançado pro nivel atual dele. E aí eu combinei com ele de fazer questão de anos mais baixos, tipo 4 ano, sexto ano etc. E então ele tem tentando fazer mas com dificuldade ainda, o que é natural.

Vou ver se com o passar dos dias ele sinta mais segurança com tais tipos de questão.

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8. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 30/01/2023 - 22:44h

SamL escreveu:
..., ele tava focando em questão de vestibular pra aprender, porém, é muito avançado pro nivel atual dele....

....E aí eu combinei com ele de fazer questão de anos mais baixos, tipo 4 ano, sexto ano etc. E então ele tem tentando fazer mas com dificuldade ainda, o que é natural......

?????
Se entendi corretamente, 4o ano refere-se ao antigo 4o ano primário, criança de +- 10 anos.

6o ano refere-se ao antigo 2o ano ginasial, adolescente de +- 13 anos.

Vestibular é para quem já concluiu ( ou está concluindo) o ensino médio, jovem de +- 18 anos.

Moral da história:

Não se pode pretender aprender multiplicação se ainda não se sabe somar.
A multiplicação é apenas uma soma de parcelas iguais.
Da mesma forma, a exponenciação é apenas uma multiplicação de fatores iguais.

Desculpe, mas a uma 1a vista, seu amigo parece pretender colocar o carro na frente dos bois.
Sua metodologia não seria de aprendizado e sim de atropelamento.

Recomendável seria um teste "tira teima" referente ao nível de escolaridade da pessoa.
O objetivo seria verificar o seu conhecimento atual, dentro dos limites de sua escolaridade, para que se possa traçar a sistemática de aprendizado mais conveniente, dentro do possível e do viável.


9. Re: Ajuda com um raciocínio [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 30/01/2023 - 23:12h


ricardogroetaers escreveu:

Recomendável seria um teste "tira teima" referente ao nível de escolaridade da pessoa.
O objetivo seria verificar o seu conhecimento atual, dentro dos limites de sua escolaridade, para que se possa traçar a sistemática de aprendizado mais conveniente, dentro do possível e viável.

Sim, entendo. Acontece que o seguinte: eu achei que ele tava sabendo equilibrar com o nível dele próprio e escolhendo questão pra fazer onde ele tenha noção do que fazer, porém, hoje conversando com ele, notei que a dificuldade estava relativo a questões de vestibular. Ou seja, ele tava fazendo todo esse tempo algo muito fora do nível atual dele, e eu nem sabia disso. Mas agora que sei, eu expliquei pra ele como é uma boa estratégia de estudos, e finalmente estamos avançando.

Hoje ele fez algumas questão de math básica do sexto ano pra baixo (quinta série pro primeira série) e ai ele achou muito fácil. Então, eu expliquei pra ele que o nível atual dele está acima desses anos e menos do que de vestibular. Ele tem 18 anos, conheço ele desde os 14 quando não sabia nem somar, muito menos dividir.

Minha forma de ensinar é levar a pessoa ao limite máximo de capacidade e funciona muito bem. Pra tu ter ideia, uma vez fui ensinar divisão pra ele (o algoritmo básico) e em 15 min ele aprendeu, depois, eu disse a ele que praticasse com números gigantes em contas do tipo 165783920145 / 1437, e perto de dois dias já estava sabendo fazer bem. Não gosto do jeito da escola ensinar porque perde-se muito tempo e ai, eu prefiro otimizar o tempo e ser o máximo possível eficiente. Acho que essa minha "filosofia" grudou nele tanto que ele tava fazendo coisas acima do nível dele, porém, não é bem assim que eu faço.

No fim, estamos indo bem, porque o mais complicado era ensinar ele a gostar de matemática e isso consegui depois de quase 2 anos insistindo pra ele estudar.


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