Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

1. Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

adriano
netryx

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/01/2022 - 11:59h

Sou usuário de ubuntu e queria saber quais seriam as vantagens como um dev e como usuário comum de migrar do ubuntu para o arch linux e porquê usar arch linux ao invés de distro mais mainstreams como o ubuntu por exemplo.


  


2. Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Leandro
LeSilver

(usa Arch Linux)

Enviado em 13/01/2022 - 12:37h

Boa tarde. Acho que a vantagem é ter pacotes ou programas mais atualizados do mais voce vai fazer tudo em qualquer distro seja Ubuntu ou Arch. Mas posso estar errado. É melhor esperar alguém com mais experiencia falar se tem mais vantagens.

Ps: Uso Arch e gosto e sou usuário domestico.



3. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/01/2022 - 12:40h

-nenhuma... para mim... que tenho um desktop/2012 e um laptop/2011... não preciso do ultimo kernel... e nem das ultimas versões de programas/aplicativos... e faço uma nova reinstalação a cada 2 anos


4. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 13/01/2022 - 14:15h

#como dev: não sei. não sou TI.

#como entusiasta, para aprender uma nova distribuição: todas as vantagens!

#como usuário comum: váaaarias!
1: você vai poder dizer para os amigos "eu uso arch linux!". Muito embora você tenha instalado com comandos copiados, que você não faz ideia do que eles façam...

2: Depois de instalado é só dar "pacman -Syu" forever! até aparecer algum problema, mas aí é só ir no google e copiar alguns comandos de novo, caso nada funcione você reinstala com o passo a passo da archwiki de novo, eventualmente você aprenderá algo novo.

3: Supondo que você não vá usar coisas manjadas (ou manjariadas) como "yay" ou "pamac", o pacman te permite aprender uma nova forma de gerenciamento de pacotes. Com ele você vai ter a ilusão de que instala poucos pacotes, mas a verdade é que não mostra as dependências.

4: newbies que acreditam que ubuntu, debian, linuxmint, pop!os, são distros diferentes não vão saber mexer na sua máquina! Para complicar mais, nem use gerenciador de login, use startx ou outra forma de entrar na DE escolhida :) ou use WM (i3, openbox, icewm... os outros não conheço).

5: Você vai ter os pacotes mais novos possíveis (e também vai ser o primeiro a lutar com os bugs). Mas na maioria das vezes você nem vai perceber, a não ser que seja alguma implementação gráfica. No caso, digo pacotes em geral porque, se for só pelo kernel, você pode obter sem esforço no fedora, sempre o kernel mais novo automaticamente.

vai ficar muito longo se eu for colocar todas as vantagens haha...



5. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Jbaf68
Jbaf

(usa XUbuntu)

Enviado em 13/01/2022 - 15:04h

Boa tarde,

Nenhuma filho, como usuário comum vc não vai saber resolver as zicas que irão aparecer. Como Rolling Release, o Arch vai perder alguma configuração e ai?
Ubuntu não é só uma distro para iniciantes.....se ai no seu equipamento tudo funciona, pq mexer?

Baixe o virtualbox e instale nele essa ou qualquer outra distro, e aprenda todo o macete.....

Só depois disso recomendo fazer o que deseja.......



6. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Ruan
ru4n

(usa Fedora)

Enviado em 13/01/2022 - 16:38h

Bem, a vantagem principal é ter sempre a última versão dos pacotes...

Mas na prática, pra dev, tanto faz a distribuição utilizada. Não vai fazer diferença alguma na entrega do seu software/produto/app, ou seja lá o que for o q estiver desenvolvendo.




7. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 13/01/2022 - 17:01h


Pra mim, a única vantagem que vi foi o fato de não ter os meta-pacotes que o Ubuntu herdou do Debian, logo, você consegue ter um sistema mais enxuto, com menos coisa inútil instalada


8. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/01/2022 - 22:47h


O ubuntu tem muito material de apoio na forma de dicas e tutoriais, mas isso também significa que tem muito material inútil e defasado. O arch por sua vez tem uma wiki muito completa que meio que centraliza a ajuda, o que é muito bom para quem inicia. O ubuntu volta e meia inventa umas coisas meio questionáveis.


9. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Bruno Morato
illusioon

(usa FreeBSD)

Enviado em 14/01/2022 - 02:16h

Vantagem eh ter o último pedaço de software válido(novidades), menos bloat, porém não tem grande diferença. Bem, você não precisa ficar reinstalando o OS a cada novo lançamento, pois se trará de uma RR, Rolling release, talvez seja vantagem.

Vai ter que gastar mais tempo se não souber instalar uma distro via chroot e provavelmente não vai conseguir.

Se Ubuntu funciona pra vc eh melhor continuar nele se nada no sistema te incomoda.

Outra coisa, o arch wiki é excelente, mas na parte de instalação nao é minuciosamente descrita, logo ele não vai cobrir totalmente a instalação, então se você nunca tiver instalando nenhuma distro antes de forma manual, você vai ter grandes problemas, pode seguir algum tutorial no YouTube pra completar ela, de preferência os gringos pois eles comentam tudo desde a partição até o pq de estar rodando determinado comando.


10. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/01/2022 - 09:07h

Instale Arch e Ubuntu em dual-boot... Depois de 6 meses delete o que menos te agradar



11. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

wellington joão da Silva
wellingtonjoao

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 14/01/2022 - 09:35h

O arch linux tem algumas vantagens entre elas está; pacotes atualizados, alto desempenho do sistema, wiki muito detalhado, sistema poucos pacotes desnecessários e o AUR.

para quem quer iniciar no mundo arch linux eu recomendo o Manjaro.

clodoaldops escreveu:

Instale Arch e Ubuntu em dual-boot... Depois de 6 meses delete o que menos te agradar





12. Re: Quais seriam as vantagens de migrar do ubuntu para o Arch Linux?

Lucky
LckLinux

(usa Arch Linux)

Enviado em 14/01/2022 - 09:45h

Bom dia. Se você ainda não conhece o Arch Linux minha dica é testá-lo instalando-o em uma máquina virtual (Virtual Box, por exemplo). É comum na (s) primeira (s) instalação (ões) você ter bastante trabalho montando o sistema. Uso o Arch há alguns anos e gosto demais, mas não uso somente ele e não gosto somente dele (tenho o Slackware e o Debian em máquinas, aqui). Dá um pouquinho de trabalho mantê-lo (Arch), no sentido da atenção com as atualizações constantes e estando sempre de olho na página oficial (wiki) ou/e inscrito em listas para acompanhar informes/sugestões para resolução de problemas. Essa tua questão traz muito da experiência pessoal de cada um, e do desejo do que pretende. Não me causa muito o fato do Arch estar sempre sendo atualizado com o que há de mais recente, e para certas pessoas esse fator é fundamental. O que me atraiu e ainda atrai nele são outras características. Me foi útil ter quebrado a cabeça, no passado, para aprender a instalá-lo (e os modos de fazê-lo). Se você tem o desejo, treina/experimenta ele em uma máquina virtual primeiro. Essa é a minha dica. E sempre, sempre, procure buscar tudo sobre o Arch na Wiki/página oficial da distribuição: https://archlinux.org/

Saúde \o/



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts